segunda-feira, 27 de outubro de 2014

SOLIDARIEDADE

   A voz comovida do médico, ao anunciar que mãe e filho estavam salvos ,fez respirar de alívio e explodir de alegria a generosa população da isolada aldeia da Póvoa, no concelho de Moncorvo.
          Tudo aconteceu, segundo o relato da ti Mariana, ela própria mãe sofrida de oito filhos (um deles  assassinado ;outro , morto por negligência médica), nos idos anos 40.

Foi num dia de inverno .O  frio era de rachar.Maria acabava de dar à luz um menino, sem quaisquer recursos médicos. Foi a ajuda e a experiência das vizinhas que permitiram o milagre. Mas Maria esvaía-se em sangue. Corria perigo de vida. Sem hesitações, todos, homens e mulheres da pequena povoação se mobilizaram para levar a cabo um dos mais comoventes actos de solidariedade praticado por gente humilde e ignorada.
          Percorrendo as difíceis veredas por entre  fraguedos, descendo até ao Sabor, pedindo ajuda ao pescador que vivia na zona e que os passou no seu barco para a outra margem do rio, seguindo depois pelo Vale da Pia, resistindo ao frio,  revezando-se os homens no transporte da quase-morta  parturiente ,e as mulheres levando ao colo o recém-nascido ,conseguiram,  ao fim de muitas horas de caminhada ,com esforço, lágrimas ,vontade férrea e esperança ilimitada , chegar finalmente ao velho hospital da vila, onde  mãe e filho foram tratados e salvos .
          O filho, João, hoje avô, há muito que anda por terras de França .Já terá contado aos netos a bonita estória da sua vinda ao mundo?
Quem sabe desta estória? Quem condecora o heroísmo desta gente ?Quem os compensa da vida dura e da falta de recursos que ainda não foram colmatados?
Nota: estória verdadeira ;nomes fictícios.
Texto cedido por uma moncorvense

(Reedição de posts desde o início do blogue)


3 comentários:

  1. A solidariedade não é palavra vã entre os mais desvalidos neste mundo.
    A estória é comovente.

    Abraços
    Júlia

    ResponderEliminar
  2. Pergunto-me se esse bonito gesto de solidariedade se repetiria nos nossos dias.Como já alguém disse,vivemos uma época de crise económica,mas é ainda mais grave a crise de valores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou completamente de acordo mas que se pode fazer.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.