segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TORRE DE MONCORVO 1936/37

Foto e texto enviados pelo amigo Camané .

                                            

Fotografia da Associação Académica de Torre de Moncorvo.Primeira equipa de futebol conhecida em Torre de Moncorvo, cedida pela filha do Sr. António Alberto Campos, Dª Manuela Menezes. Foi-me dito que na altura o Sr. Horácio Morais (mais conhecido por Horácio Espalha) queria fazer um clube com os mesmos estatutos da Académica de Coimbra.

(Reedição de posts desde o inicio do blogue)

12 comentários:

  1. É uma fotografia espantosa.Grande KCamané!
    Os filhos e netos dos elementos desta equipa devem estar muito contentes.

    ResponderEliminar
  2. Ainda conheci o senhor Poiares.Vivia no fundo da rua do cabo e tinha a sua oficina de sapateiro perto de cine teatro.

    ResponderEliminar
  3. Alberto Bouça era irmão de meu avô Abílio.

    ResponderEliminar
  4. Reconheço Alberto do Prado, que trabalhava no Grémio e vivia no Prado de baixo(o Prado dos mais pobres,pois havia o Prado de cima,o dos menos pobres);Júlio Dengucho,pai do Júlio,Celso,Zeza e Paula(já falecida); Júlio Madeira, pai do Eurico(já falecido) ; Olímpio Menezes,irmão de muitos irmãos,entre eles o Amadeu Cibinho e o Perna d'Aço,tios do Fernando Trigo por parte da mãe ,Hermínia ; Alberto Soares, tio do Lelo, por parte da mãe,Beatriz; João Poiares, pai do Emídio(falecido em Espanha num acidente de viação); e Horácio Espalha,uma das lendas de Moncorvo ( tinha um quiosque na praça e, em 1952, ainda jogou contra o F.C. do Porto.E já tinha barriguinha...

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Meu pai, Júlio Madeira, não era pai do Eurico. Esse era o meu tio Eurico. Para além de mim pai tb de um Júlio que jogou futebol, alguns anos em Mogadouro, tendo por isso tb jogado aí, nos campeonatos regionais, distritais? Um abraço a tod@s- Mª Adelaide Madeira

      Eliminar
  5. Lembro-me bem de alguns, muito especialmente do Horácio Espalha e da sua gabardina sebenta e das "bocas" que mandava aos senhores doutores que passeavam à noite na praça.
    Havia gente. Havia movimento. Havia colorido e vida. Hoje Moncorvo está - não será morto - mas adormecido em frente da televisão ...

    Júlia

    ResponderEliminar
  6. Volto para fazer uma correcção : os que não adormecem em frente da televisão ou estão no canal do futebol (também gosto de ver um bom desafio), ou vão ver o "Alma de Ferro" que teima em espalhar cultura e saudável boa disposição na vila. (Pelo que me contam, que eu ainda não tive o gosto de os ver e aplaudir. Mas qualquer dia isso vai acontecer).

    Abraços
    Júlia

    ResponderEliminar
  7. Maria Adelaide Madeira disse:Obrigada Lelo. Há muito estava à espera de ver esta foto aqui publicada.

    ResponderEliminar
  8. Boa Tarde !..Achei curioso, o Sr º Alberto Soares é o mesmo que depois foi para Angola (década de 40)e trabalhou como despachante ??
    Se alguém me puder informar, ficaria imensamente agradecida

    ResponderEliminar
  9. O senhor Alberto Soares foi para Angola e trabalhou na contabilidade dos Caminhos de Ferro de Luanda.Era casado com a Elsa Mêdo ,também de Moncorvo.Era irmão de Elísio,Cacilda e Beatriz,filho do senhor António Cordoeiro da Corredoura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada !! Julgo ser a mesma pessoa !

      Eliminar
    2. A família do Sr Alberto Soares continua a residir em Moncorvo ? Julgo ser a mesma pessoa.
      Gostaria de saber os nomes dos filhos/as.
      Muito Obrigada!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.