segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TORRE DE MONCORVO - AS ESTÁTUAS DESAPARECIDAS


A foto da é de autoria do padre Castro.(cedida pelo  professor Arnaldo Silva; faz parte do acervo do Núcleo da Fotografia do Douro Superior ,de que é proprietário).
Ampliando a fotografia, vêem-se ,ladeando o janelão central ,as duas estátuas  que já não surgem na foto a cores de 2009. Com fotografias  tentaremos saber o que se passou. Contactámos o senhor Júlio Dias (está no Lar de Idosos no Cerejal) ,que exerceu as funções de sacristão nas décadas de 40 /80 e, depois de uma descrição minuciosa da frontaria da Igreja, disse nada saber sobre essas  duas estátuas .

6 comentários:

  1. pelo que se subentende pela pedra partida na base duma das estatuas em falta, seria um motivo casual de queda de sino ou sismo o motivo, mas seria interessante refrescar memórias.

    ResponderEliminar
  2. Jorge escreveu:
    "Fica aqui uma fotografia do mesmo local praticamente tirada do mesmo angulo
    http://www.facebook.com/album.php?aid=29988&id=100000731134416&saved#!/photo.php?pid=310569&id=100000731134416&ref=fbx_album"

    ResponderEliminar
  3. Jorge escreveu:

    "Porque será que o fotografo dessa altura escolheu o mesmo angulo que eu escolhi?! :)"

    ResponderEliminar
  4. Só falta o burrico na foto a preto e branco.80 anos entre as duas fotos e as estátuas na foto a cores.Ver a foto do Jorge na página indicada por ele .

    ResponderEliminar
  5. É verdade na minha foto faltam as estatuetas. Onde elas estarão!?
    Não foi obra do Photoshop, isso garanto eu... :)
    Jorge Delfim

    ResponderEliminar
  6. Reparando bem (in loco), existe numa linha vertical várias pedras partidas dando a entender que algo pesado caiu do alto da torre (seria um sino?)e levaria consigo a estátua da esquerda, logo por uma questão estética retirariam a do outro lado, acho uma boa pista a explorar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.