quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TORRE DE MONCORVO - N.SENHORA DA TEIXEIRA (2009)

Click na imagem para aumentar
(Reedição de posts desde o início do blogue)

3 comentários:

  1. PASMEM!!
    Protecção: Imóvel de Interesse Público, Dec. nº 129/77, DR 226 de 29 Setembro 1977.

    ResponderEliminar
  2. A ermida de Nossa Senhora da Teixeira é uma capela quinhentista de planta rectangular, cujo alçado principal se encontra precedido um alpendre aberto por três arcos, um frontal, maior e assente num muro, e dois laterais mais pequenos. O espaço alpendrado, com cerca de 8,90 m de largura por 3,95 de comprimento, tem cobertura em abóbada, pintada com cenas do Juízo Final , que se prolongam na fachada, sobre o portal. No lado do evangelho existe a seguinte inscrição: "Venite benedicti de meu padre benediti". A do lado oposto diz: "I vos maditos de meu padre, melediti" o que em português significa: "Vinde benditos do meu pai Bento", e, "e vós malditos do meu pai sede amaldiçoados". Junto ao arco maior encontra-se a data de 1595. A fachada principal , toda em granito e com portal de arco pleno, apresenta uma inscrição referindo quem mandou fazer o tombo da capela. Do lado esquerdo do portal tem um arco cego, e do lado direito uma janela rectangular para depositar a esmola.
    O interior tem uma nave rectangular de 8,5 por 4,3 m, com o pavimento em granito, contendo uma sepultura com a seguinte inscrição: “Sepultura do padre Domingos Fernandes das Chagas 8º ermitão desta Santa Casa. Ave-Maria 1665”. O tecto é em abóbada de canhão. Do lado do evangelho existe um fresco na parede representando Santa Rita de Cássia e estátuas da Virgem e Menino Jesus. Do lado oposto estão representados Cristo Crucificado, São João Evangelista e a Virgem. O altar-mor é dedicado a Nossa Senhora dos Prazeres e alberga uma imagem bastante antiga. A abóbada tem pinturas a fresco representando o Padre Eterno, rodeado de anjos, e cenas da Paixão de Cristo enquadradas pela data de 1584.
    Acesso: EN 102, 4 km antes de Moncorvo, virando para Açoreira. Dois km depois, e logo após o cruzamento à direita para Sequeiros, toma-se um caminho de terra com cerca de 100 metros, até ao topo de uma colina, onde se localiza a capela.

    Encontrado por GOOGLEMAN

    ResponderEliminar
  3. Então os guardas do património estão IPPARados?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.