domingo, 31 de outubro de 2010

TORRE DE MONCORVO - FELGAR (2009)













Click nas imagens para aumentar

10 comentários:

  1. Gosto mais da fotografia direita.
    Na do lado esquerdo está ali uma casa recuperada com umas coisas no telhado...ai jasus!
    Como é que aprovaram aqueles olhos, orelhas, radares, ovnis, ou seja lá o que for.
    Uma janelas velux tinham resolvido o problema sem dar nas vistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade e tem muita que lhe diga assinar isso em que em Moncorvo ruas de corredoura não assinam para por todas as ruas em paralelos andamos por ali com os péstortos e no Felgar com as orelhas direitas

      Eliminar
  2. És tão linda ó minha Aldeia, pequenina e asseada, em noites de lua cheia pareces moura encantada.
    Á luz branca do luar eu vou dizendo baixinho, que este bonito cantinho é o meu amado Felgar...


    Uma Felgarense

    ResponderEliminar
  3. Mudou muito o Felgar;para melhor.
    Terra de grandes homens que influiram na vida de Moncorvo e do país.Urgel Horta ,o mítico presidente do F.C. do Porto, que construio o estádio das Antas, era do Felgar.
    Os famosos irmãos Guerra, Adriano Pires,Afonso Praça e tantos outros.

    ResponderEliminar
  4. Todas as festas tradicionais vão perdendo participantes,apoios ,dinâmica menos o Felgar com a sua Senhora do Amparo.Se tem dúvidas visite o outro blog e veja a bela reportagem que fizeram.Há 1 ou 2 foruns, uma página web e um blog obrigatório.

    ResponderEliminar
  5. FELGAR: com os seus vales,montes e suas fontes o santuario mais o sabor e as suas capelinhas, gente franca e verdadeira de trabalho k fazem este pekeno paraiso.autentico museu natural eskecido e relembrado agora por uma barragem k vai apagar grande parte deste museu.
    ha....so para relembrar 1° ex maravilha de portugal......

    ResponderEliminar
  6. António Cristino: A recuperação de casas em Felgar é uma realidade e por aqui a desertificação não se verificará nos próximos cem anos.

    ResponderEliminar
  7. Isto é que é optimismo afirmar-se que a desertificação por aqui não se verificará nos próximos 100 anos.

    Permita-me que discorde. Veja a foto da esq. está lá, ao centro, a casa paroquial, toda moderna e bem recuperada. Mas, cadê o Padre ?

    Logo a seguir está a casa dos Guerras, outrora cheia de gente e agora recuperada mas só ocupada nalgum fim de semana ou férias dos seus proprietários que tiveram a coragem de vir investir na sua terra. Se calhar tiveram foi o azar de não lhes deixarem subir a casa e então já se evitavam aqueles olhos, radares, ovnis ou lá o que são. Mas subir casas sem regra ou fazer piscinas nas muralhas está visto que é só o privilégio de alguns, que não daqueles felgarenses que mesmo assim não se coibiram, e ainda bem, de investir e recuperar uma casa com muita história.

    Agora, desça a Rua Direita, qts. casas estão fechadas ? E nas outras ruas ?

    Tb. sei que este mal é geral e no Felgar se calhar até se sente menos, fruto de coisas boas que por lá existem, contudo eu até nem acredito em bruxas pero que las hay, las hay...

    Temo, por isso, que, para mal dos nossos pecados, a desertificação chegue mais rápido do que pensamos.

    E então com o diluvio que está para chegar não sei se haverá terra e gentes com capacidade para resistir.

    Por isso, parafraseando alguém, a ver vamos.

    Cps.
    Blueberry.

    ResponderEliminar
  8. • O Felgar é a única de Torre de Moncorvo que a Comissão de Liquidação das Aldeias não consegue fechar .O Peredo está ligado ao lar de idosos – fecham o lar ,fecha o Peredo, Urros está em coma profundo, Maçores hiberna de São Martinho a São Martinho ,Estevais ,Povoa e Adeganha já estão na fase de inventariar os bens,Cardanha tem mais habitantes virtuais do que ofline ,Carviçais é o forum e um restaurante ,fecha o Artur e adeus até à Rita,Felgueiras tem mais casas em ruínas do que habitadas,O Carvalhal é uma estrada com casas (não conta)Souto da Velha é arqueologia industrial, Larinho a zona industrial da vila,Açoreira é uma página Web, Lousa é um miradouro ,as da vilariça,Vide,Foz,Horta da Vilariça,Castedo, Cabanas de Cima e de Baixo… são quintas com o saneamento pago pela câmara. Resta a Corredoura ,Montesinho e Felgar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.