sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

TORRE DE MONCORVO - A VOLTA (Anos 50)

Click na imagem para aumentar.
Foto do arquivo do professor Arnaldo Silva. Enviada por Paulo Patoleia.
Publicada em Agosto de 2010

Nota: Para abrir a página(ampliar a foto), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação

10 comentários:

  1. CORRE CORRE CORRE com desembaraço o manel ceguinho foi o primeirinho a cortar a meta á frente dos demais...
    a volta a portugal em bicicleta passava por moncorvo? que bonito este registo, participem nos comentários, ajudem a desvendar caras conhecidas. Que rico bau de memórias.

    ResponderEliminar
  2. Ao última a vila oferecia um presunto!Lembro-me do Alves Barbosa, ficou em décimo na volta à França e era um herói nacional.Andar por aquelas estradas, com bicicletas pedaleiras só malucos ou portugueses, como dizia a critica francesa.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de irmos para o Alto da Ventosa animar os ciclistas e matar-lhes a sede

    ResponderEliminar
  4. Eu teria uns 9 ou 10 anos. A Volta não se tinha realizado durante dois ou três anos por causa da 2ª Guerra Mundial.
    Quando recomeçou, a Corredoura estava em peso ao cimo da Rua dos Palheiros. Era uma algazarra de berros e palmas : "corre, corre, avança, dá ao pedal...", ou um desalentado : "já não vais lá das canetas" e lá ia um empurrãozinho e mais uns assobios...
    E, para o último : "Deixa lá, pá. Tens o cu de tchumbo, mas levas um presunto".
    A Volta era o acontecimento desportivo mais importante do ano. Ao vivo, pois ainda nem se falava em televisão.
    É curioso: nunca mais tinha pensado no assunto.

    Abraços, Amigos Blogueiros.

    Júlia

    ResponderEliminar
  5. Salvo erro foi há 120 anos que se realizou a primeira corrida oficial em bicicleta, organizada no Porto e o Velo Club (ou Clube Velocipédico de Moncorvo se fez representar por dois ciclistas: Albertyo Guera e Marcolino Margarido... Também nos primórdios da bicicleta em Portugal foi um homem de Moncorvo que fez a peimeira viagem de Elvas a Viana do castelo, passando pela Serra da Estrela... Este facto é contado no livro da História Políotica de Moncorvo 1890 - 1926 que vai ser apresentado em breve.
    Júlio Andrade

    ResponderEliminar
  6. Salvo erro foi há 120 anos que se realizou a primeira corrida oficial em bicicleta, organizada no Porto e o Velo Club (ou Clube Velocipédico de Moncorvo se fez representar por dois ciclistas: Alberto Guerra e Marcolino Margarido... Também nos primórdios da bicicleta em Portugal foi um homem de Moncorvo que fez a primeira viagem de Elvas a Viana do Castelo, passando pela Serra da Estrela... Este facto é contado no livro da História Política de Moncorvo 1890 - 1926 que vai ser apresentado em breve.
    Júlio Andrade

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre disse que a malta de Moncorvo tinha pedalada.Agora pedalam nos ginásios e é um pau.
    Mas fazem footing na ecopista,só param no Larinho para beber uma mini.

    ResponderEliminar
  8. Esta foto e inedita,pena e nao se saber quem sao os ciclistas,mas compreende-se.......algo de que o concelho se deveria orgulhar muito,a Volta a Portugal em bicicleta sempre foi e sera uma manifestacao desportiva muito popular no nosso pais,eu sou de Carvicais e tambem fui ciclista profissional,e nao tinha conhecimento que a Volta alguma ves tivesse passado no nosso concelho,por isso fico contente ao ver esta foto......um abraco

    ResponderEliminar
  9. Sim...na década de 60, ainda os vi passar no Pocinho, vindos de Moncorvo..

    ResponderEliminar
  10. esta chegada é vindo das aveleiras ,é a passagem no jardim.Neste momento o primeiro já tinha passado o cine-teatro.na primeira casa do outro lado do cine moravam os pais e familia do Humberto Gnçalves(beto do larinho,electricista irmão do Arnaldo electricista que tinham mais um irmão e acho que eram 2 oiu 3 irmas uma delas é a mãe do Armando Colasso GNR.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.