sexta-feira, 4 de maio de 2012

TORRE DE MONCORVO - A 400 METROS DE ALTITUDE

Torre de Moncorvo está a 400 metros de altitude média, sensivelmente a meia encosta da serra do Reboredo. Compõe-se de um núcleo principal, a vila em si, e de alguns bairros suburbanos situados mais a baixo: corredoura, Prado, Carrascal, Montesinho. Na corredoura, no Prado, no carrascal, no Montesinho diz-se habitualmente «vou à vila» para significar que vai subir até ao centro de Moncorvo. Esgotos, em alguns casos luz eléctricos, ruas largas e bem pavimentadas tardaram ou tardam ainda nesses sítios, onde por outro lado o comércio, de tão escasso, parece quase inexistente.
Em Moncorvo há para apreciar sobretudo a igreja matriz, de grandes proporções, construída a partir de meados do século XVI. Já não há castelo com a sua torre de menagem, rodeado por quatro cortinas e quatro torres angulares e respectivas barbacãs, tudo em cantaria (segundo o «Guia de Portugal», II vol. De «Trás-os-Montes e Alto Douro», p. 813), que um mandante antigo da vila pura e simplesmente deitou abaixo. Esta, pelo menos, foi a insistente versão que apurei, é certo que sem mais pormenores. Ainda em Moncorvo, o visitante dado aos roteiros monumentais verá a capela da Misericórdia, do século XVI, e varias casas senhoriais, como a antiga casa do general Claudino Pimentel (fachada brasonada) e a do primeiro visconde de Vila Maior, ou também o solar dos Doutéis, a casa brasonada dos Carvalhos e Sá, a casa dos Tenreiros.
Perto da vila, o castro do Baldoeiro e restos do que foi a povoação de Santa Cruz da Vilariça atrairão as atenções do turista com vocação para a história antiga.
F.A.P. 

In TORRE DE MONCORVO
Março de 1974 a 2009
De Fernando Assis Pacheco ,Leonel Brito, Rogério Rodrigues
Edição da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

1 comentário:

  1. Hoje a corredoura é o centro da vila,o montesinho está integrado nas novas urbanizações,o Carrascal tem piscinas cobertas e o prado é uma avenida.A casa do general Claudino está num estado de decadência galopante e o solar dos Guerras é uma ruina.Se a câmara não recuperasse alguns solares como o do Museu do Ferro e o da Biblioteca só se salvava o solar do santo António e a quinta judit.
    E ao castro do Baldoeiro só de todo terreno e a vila velha é particular com o caminho cortado pelas obras da barragem.
    Com tudo isto, ainda podemos afirmar que Torre de Moncorvo, tem o mais belo centro histórico do distrito de Bragança.Agora imagenem com os solares arranjados.O do G.Claudino e o dos Guerra ,dizem que vão ser reutilizados para o turismo.Vamos a ver ,como diz o cego!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.