sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES - (10 e 11/12)


10 Dezembro 1876Nascimento de Júlio Henrique de Abreu, em Torre de Moncorvo. Estudou no colégio de Santo António de onde transitou para a universidade de Coimbra onde se formou em Direito. Jovem advogado, alinhou no partido progressista, sendo director político do semanário Torre de Moncorvo, órgão oficial do dito partido. Enveredou pela magistratura e foi juiz nas colónias. Pelo ano de 1920 residia em Torre de Moncorvo e chefiava o núcleo concelhio do Partido Republicano Democrático, sendo eleito deputado pelo mesmo partido.
10 Dezembro 1909 – Publicação de um decreto criando a Escola Móvel Agrícola de Torre de Moncorvo

11 Dezembro 1929 – Morte de Artur Pires, na sua Quinta do Carvalhal, freguesia do Felgar, terra de sua naturalidade. Fez estudos liceais no Porto e transitou para Coimbra, ali passando alguns anos, dizendo-se estudante de Direito. Ignoro se esteve ou não matriculado na universidade, mas a verdade é que nunca se formou, para grande desgosto de seu tio o comendador Pires que, no Brasil amealhou grossos cabedais e no Felgar construiu um autêntico palacete. Trindade Coelho, em “In Illo Tempore”, no quadro do “Saraiva das Forças”, retratou-o do seguinte modo.
- O Cara Fatal, um caloirão como umas casas, com grandes prosápias de valentão e que, de um coice que apanhara em pequeno, tinha na cara um costurão enorme que lha arregoava de alto a baixo.
Artur Pires foi presidente da câmara e administrador do concelho de Moncorvo mas o seu nome ficou mais ligado ao jornal Alma Trasmontana que se publicou, de modo algo intermitente, nos tempos da Primeira República. 

António Júlio Andrade

Reedição de posts desde o início do blogue

2 comentários:

  1. Numa das badanas do seu mais recente livro,leio que António Júlio Andrade também nasceu em 10 de Dezembro.Parabéns,muitas felicidades e obrigada pela preciosa informação com que nos tem brindado.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  2. ....e para saber mais sobre A.J.A.
    http://marranosemtrasosmontes.blogspot.com/2010_06_01_archive.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.