quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES ( 06/01)


6 Jan 1911 – Inauguração de um “novo club” em Torre de Moncorvo, por parte de um “grupo conservador republicano” - leia-se partido evolucionista.

6 Jan 1919 – Notícia de que na noite anterior foram roubados da igreja de Açoreira todos os objectos de ouro.
6 Jan 1942 - Ofício da Câmara do Porto para o Administrador do concelho de Moncorvo:
- Rogo a V. Exª se digne mandar intimar Amadeu Pacheco, casado, barbeiro, morador nessa vila para no prazo de 10 dias, solicitar guias para pagamento de 100$00, importância da multa por transportar duas perdizes, as quais não foram mortas licitamente, conforme se verificou, facto previsto e punido…
António Júlio Andrade


Reedição de posts desde o início do blogue
 

2 comentários:

  1. Os tesouros da nossa Igreja estão bem guardados?Não lhes vá acontecer o mesmo que na Açoreira...

    Maneldabila

    ResponderEliminar
  2. Contaram-me que há uns anos volvidos, o padre da Açoreira foi apanhado ás 6 da manhâ nas costas do povo a levar uma pintura sacra embrulhada, quando foi inquirido pelos que se aperceberam disse que a ia enviar para Bragança....e que voltaria, o povo juntou-se e não deixou...De 89 a 92 visitei com gente germanica varias capelas do nosso concelho onde me deparei com autênticos tesouros depositados nas sacristias que iam sendo substituidos por imagens recentes sem qualquer valor artístico e como os que ainda restam são guardados na casa de particulares zelozos dos bens da igreja como acontece na Adeganha e junqueira, não pretendo por em causa a boa fé dessas pessoas mas seria nos templos que essas imagens deveriam estar devidamente protegidas. Tirei fotos que documentam o que digo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.