quinta-feira, 12 de março de 2015

MANIFESTAÇÃO CONTRA ENCERRAMENTO DO SAP

 A população do concelho de Torre de Moncorvo manifestou-se hoje, pelas 10:30h, contra o encerramento do SAP nesta localidade.Os manifestantes, cerca de 1500, dirigiram-se do centro de saúde desta vila para os paços do concelho, onde entregaram as suas reivindicações. A população deste concelho tem que se deslocar cerca de 30 km para ser atendida(isto da sede do concelho,pois há localidades em que as pessoas se deslocam cerca de 70 e 80 km). Depois de serem atendidos em Foz Côa ,vão para a Guarda ou Mirandela, uma vez que nesta localidade só têm os serviços básicos- Com esta medida é a desertificação de todo o interior.Não se compreende como se anda a construir neste interior e depois se tomam medidas
destas.
Vi pessoas que nunca se manifestaram na sua vida; a maior parte eram pessoas de idade, como mostram as fotografias. Os jovens eram poucos. Isto é o estado a que chegou o interior português. Não se vai adiantar nada,mas é de louvar a atitude do povo moncorvense, que mostrou a sua indignação aos nossos governantes. Eu ,que participei em várias manifestações ao longo da minha vida quer em Moncorvo quer noutras localidades, nomeadamente na cidade do Porto, senti nas pessoas que participaram e não só, um grito de revolta que achei preocupante. Não se compreende como se pode fechar o SAP em Moncorvo, quando a população cresceu neste último ano devido à construção da barragem do Sabor, não se compreende!
Texto e fotos de Carlos Manuel Firmino Ricardo (Camané)

Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

(Reedição de posts desde o início do blogue).Publicado em 23/2 de 2011.

45 comentários:

  1. Por entre palavras de ordem, bandeiras negras e um sentimento de indignação e revolta, os utentes reclamaram a manutenção do SAP, de forma a servir os interesses de uma população considerada "envelhecida".

    A população não se conforma com a decisão tomada pelo Ministério da Saúde de encerrar o SAP, considerando que "as pessoas do interior terão de ter os mesmos direitos e cuidados de saúde que os seus concidadãos do litoral".

    Em marcha lenta, os manifestantes dirigiram-se depois para o edifício do Paços do Concelho, onde a recém-constituída Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Torre de Moncorvo (CUCSTM), entregou uma moção, que seguirá agora para o Ministério da Saúde e para o gabinete do primeiro--ministro.

    ResponderEliminar
  2. Atenção informem bem a população. SAP não significa Urgências, muitas das pessoas que foram à manifestação julgam que o SAP (Serviço de Atendimento Permanente) é a mesma coisa que dizer "Urgências". Estão muito enganados. Manifestação sim mas não por um SAP mas sim por um serviço permanente de Urgências.
    O SAP apenas faz consultas médicas mas nada e em Moncorvo não encerrou, apenas fechou duramente a noite, e caso estivesse aberto o médico está em casa a dormir e é chamado pelo telefone apenas se muito se justificar. Quem sofre de um mal repentino grave liga 112 e nunca mas nunca o IMEN entra com um doente no nosso centro de Saúde seja de noite ou durante o dia porque não temos serviço de urgência em Moncorvo. Acordem!!!
    O Sr. Dr. Salgado afirmou em reunião que recebe 450 Euros por noite e o Sr. Dr. Olivar dizia que ganhava dinheiro enquanto dormia.

    O povo deve acordar é para estas realidades, mas os médicos não têm culpa disso. Marquem manifestações a reivindicar o Serviço de Urgências Permanente e não se manifestem contra uma Câmara Municipal (que foi o caso. Cabe na cabeça de alguém pensar que alguma Câmara Municipal deste país deseja o enceramento de algum serviço de saúde? Pelos vistos, em Moncorvo o CDS e PSD instruem as pessoas que foi o PS de Moncorvo que desejou em encerramento do SAP, mas não foi nada isso. A Câmara Municipal celebrou um protocolo com a S.C.M de T. de Moncorvo para o serviço de atendimento nocturno ser assegurado por esta instituição. Se não fosse a Câmara não havia nada.
    Acordem!

    ResponderEliminar
  3. Digam SAP, Urgências, Consultas ou chamem-lhe o que quiserem e o diabo entenda. Eu sei é que me sentia muito mais seguro, em termos de saúde, quando havia em Moncorvo um hospital que, pobre ou rico, bem ou mal equipado, dirigido por fascistas ou democratas... funcionava para o povo. E se não havia médico no hospital, de dia ou de noite, sabia-se quem era o delegado de saúde e batia-se à porta e ele providenciava o atendimento. O meu filho mais velho nasceu em Vila Flor, quando ia a caminho de Mirandela e eu fui acordar o dr. Vaz às 4 da manhã, em 1975. Para resolver o caso do mais novo, tive de acordar o dr. João Leonerdo às 2 da manhã, porque o médico de serviço (novato ainda) parecia não dar conta do recado....
    Na última semana, um utente do Lar do Larinho, a cuja direcção pertenço, precisou de assistência médica. Veio para Moncorvo, daqui levaram-o para Mirandela e dali foi despachado para Bragança. Dois dias depois regressou ao Lar. No dia seguinte, voltou a precisar de assistência médica. Desta vez levaram-no para Fozcôa e dali para a Guarda, onde esteve um dia, posto o que o enviaram para Mirandela...
    Alguém entende a bondade deste sistema retalhado de saúde?!!!!
    Até parece que os doentes são uma mercadoria cujo transporte é necessário para aguentar umas ambulâncias, um helicóptero e...haverá uns empreguitos e outros interesses pelo meio!!!!
    Mas o pior é que, quando o povo de Moncorvo protesta, há quem venha defender o sistema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Recordo-me de ter feito uma reportagem jornalística de uma manifestação realizada em Mirandela em defesa do hospital da terra.À frente da manifestação seguia o presidente da câmara e os vereadores todos, de todos os partidos!... Aliás, nas campanhas, eles não dizem todos que acima do partido está o concelho?!
    Não será por acaso que Moncorvo e Mirandela eram duas terras que, em finais da década de 70, faziam projectos semelhantes de elevação a cidade. Seguiram é caminhos diversos e hoje encontrem-se em graus de desenvolvimento bem díspares!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pobre Moncorvo! Que mais irá acontecer?!!!!!!!!!!! J. Andrade

    ResponderEliminar
  4. 23.02.1921 – O ministro da justiça, Artur Lopes Cardoso consegue uma comparticipação do governo para o hospital D. Amélia.
    No mesmo dia, nas efemérides do blog .
    Em 1921 tinhamos HOSPITAL!

    ResponderEliminar
  5. "Se não fosse a Câmara não havia nada" E eu pergunto o que será que havia se não houvesse esta "Câmara"? Se calhar era cidade desde o ano 2000... Mas será que é assim que se resolvem as coisas neste país? neste Município? Com ressignação: Temos pouco mas é melhor que nada? Não devemos lutar por direitos que todos nós consideramos básicos, como a saúde? Então se se deve lutar por mais ainda, porque não se une à luta e faz as suas sugestões,em vez de acusar quem ainda tenta fazer algo por Moncorvo?
    É muito triste ver o declínio de uma terra tão bonita e que tem tantos jovens que são obrigados a sair de lá porque não podem sonhar com um futuro na sua terra.

    ResponderEliminar
  6. . . . Era uma morte anunciada . . . ver o Protocolo assinado pela ARS-Norte e Câmaras Municipais no tempo de Correia de Campos, o tal que disse que se estivesse doente não iria a um SAP . . .
    As outras Cãmaras Municipais do Distrito de Bragança assinaram Protocolos semelhantes.
    Depois veio a nova rede de urgência, que criou SUB em Mogadouro,Macedo de Cavaleiros, V N de Fozcoa e Montalegre.
    Ficou por explicar o porquê destas localizações,
    porque não convem explicar, porque há outros interesses que não passam pelos Cuidados Primários (Centros de Saúde).
    Uma população que não tem peso eleitoral, traduzido em número de mandatos parlamentares, não interessa ! Só dá despesa, e se for idosa, pior ainda.
    Perguntem quantas pessoas com mais de 80 anos há no Concelho de Torre de Moncorvo . . .
    Vejam quantos deputados são eleitos pelo distrito e têm a resposta a tudo ...
    Qualquer bairro periférico de Lisboa tem mais deputados...
    Tenho dito.

    F. Garcia

    Link:
    http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministerio/comunicacao/discursos+e+intervencoes/arquivo/protocolosbraganca.htm

    ResponderEliminar
  7. Ai Moncorvo!!... haja futebol e outras coisas que tal, porque o resto..., porque o resto...: É CARNE PRA CANHÃO.

    ResponderEliminar
  8. um dos comentarios diz
    "A Câmara Municipal celebrou um protocolo com a S.C.M de T. de Moncorvo para o serviço de atendimento nocturno ser assegurado por esta instituição. Se não fosse a Câmara não havia nada.
    Acordem!"
    escondeu-se sobre a capa do anonimato, mas pelo teor do dito comentário parece-me que é alguem ligado ao PS, chame o que quiser SAP, serviços de urgencia ou assobio, não interessa para o caso, o que sei é que pessoas do concelho de torre de moncorvo tem que se dirigir para outra localidade, se temos que agradecer ao ps por ser assim eu, elizabet almeida não quero fazer parte, o que posso dizer é ao PS que acorde da triste figura que faz e deixe de politiquices e como não me escondo sobre a capa do anonimato o meu nome é elizabet almeida

    ResponderEliminar
  9. Tudo muito simplex, demasiado. No distrito de Bragança encerraram-se as valências noturnas de vários Serviços de Atendimento Permanente (SAP) (os quais deixam, naturalmente, de ter argumentos que lhes permitam justificar esta tão democrática designação). Este recolhimento definitivo das portas noturnas dos antigos Centros de Saúde foi efetuado no próprio dia em que estes receberam, através dos zelosos e pragmáticos e simplificados serviços da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, um fax (ou melhor, oito faxes, correspondentes aos oito concelhos afetados: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Mogadouro, Vimioso e Vinhais) dando-lhes conta da triste e amarga notificação claustral. É certo que tudo isto estava já previsto há mais de três anos. Mas até mesmo por esta razão - o de não se ter encetado nada no sentido do encerramento dos SAP's durante este período de tempo - as populações, as parcas populações destes concelhos, deveriam usufruir de medidas um pouco menos "simplexificadas".

    ResponderEliminar
  10. Não costumo dar valor a comentários anónimos , mas como alguém debaixo da capa do anonimato fala no meu nome e diz parvoíces qb vou comentar:
    É triste que com uma manifestação desta a população chegue aos Paços do Concelho paar entregar uma moção e ninguém se digne vir a porta para a receber , sabendo de antemão o executivo que isso ia acontecer pois eu próprio informei o Presidente.
    Compreendo que os elementos do PS que constituem o Executivo não tenham a consciência tranquila pelas atitudes tomadas pelos seus correligionários , nomeadamente o deputado Mota Andrade que foi o grande defensor bem como a Dr.ª Berta Nunes do encerramento das Consultas Abertas durante a noite.
    O que não posso aceitar é que os xoxialistas cá da terra venham a querer defender o que não é defensável , ou seja o encerramento de um serviço de saúde , e que nem tenham a coragem de participar numa manifestação de protesto que era suprapartidária , pois vêm acenar com a resolução do problema com um dito protocolo com a STª Casa para a criação de um “posto de enfermagem “ durante a noite .. mas esse posto só pode funcionar com o apoio de um Médico.
    Como podem consultar as actas da reunião de Câmara eu disponibilizei o meu APOIO TOTALMENTE GRATUITO E AO LONGO DE TODO O ANO , para o tal posto poder funcionar , mas perante a cretinice de comunicados e comentários surgidos nos últimos dias que têm todo o perfil de encomendados e todos sabemos por quem , só se fosse masoquista é que eu ia alinhar numa dessa, quando ,ou seja eu dar cobertura a uma propaganda falaciosa dos responsáveis locais e autárquicos do PS, PELO QUE PERANTE OS FACTOS SÓ TENHO A DIZER .. ARRANJEM MÉDICO E COMIGO NÃO CONTÉM , podendo facilmente substituírem-me por um qualquer engenheiro seja ele civil , agrónomo ou veterinário desses que sabem tudo.
    Quanto ao que eu ou os outros Médicos ou Enfermeiros ganhamos , ganhamos somente pela tabela em vigor aprovada e consagrada na lei Socialista 59/2008 como ganha qualquer funcionário publico ou trabalhador da Câmara .
    Por mim ponto final destas discussões anónimas e cobardes e se querem mais na próxima reunião de Câmara no dia 4 de Março ,que é aberta ao publico ,estes assuntos lá vão ser debatidos

    passem bem

    António J.Salgado

    ResponderEliminar
  11. Não costumo dar valor a comentários anónimos , mas como alguém debaixo da capa do anonimato fala no meu nome e diz parvoíces qb vou comentar:
    É triste que com uma manifestação desta a população chegue aos Paços do Concelho paar entregar uma moção e ninguém se digne vir a porta para a receber , sabendo de antemão o executivo que isso ia acontecer pois eu próprio informei o Presidente.
    Compreendo que os elementos do PS que constituem o Executivo não tenham a consciência tranquila pelas atitudes tomadas pelos seus correligionários , nomeadamente o deputado Mota Andrade que foi o grande defensor bem como a Dr.ª Berta Nunes do encerramento das Consultas Abertas durante a noite.
    O que não posso aceitar é que os xoxialistas cá da terra venham a querer defender o que não é defensável , ou seja o encerramento de um serviço de saúde , e que nem tenham a coragem de participar numa manifestação de protesto que era suprapartidária , pois vêm acenar com a resolução do problema com um dito protocolo com a STª Casa para a criação de um “posto de enfermagem “ durante a noite .. mas esse posto só pode funcionar com o apoio de um Médico.
    Como podem consultar as actas da reunião de Câmara eu disponibilizei o meu APOIO TOTALMENTE GRATUITO E AO LONGO DE TODO O ANO , para o tal posto poder funcionar , mas perante a cretinice de comunicados e comentários surgidos nos últimos dias que têm todo o perfil de encomendados e todos sabemos por quem , só se fosse masoquista é que eu ia alinhar numa dessa, quando ,ou seja eu dar cobertura a uma propaganda falaciosa dos responsáveis locais e autárquicos do PS, PELO QUE PERANTE OS FACTOS SÓ TENHO A DIZER .. ARRANJEM MÉDICO E COMIGO NÃO CONTÉM , podendo facilmente substituírem-me por um qualquer engenheiro seja ele civil , agrónomo ou veterinário desses que sabem tudo.
    Quanto ao que eu ou os outros Médicos ou Enfermeiros ganhamos , ganhamos somente pela tabela em vigor aprovada e consagrada na lei Socialista 59/2008 como ganha qualquer funcionário publico ou trabalhador da Câmara .
    Por mim ponto final destas discussões anónimas e cobardes e se querem mais na próxima reunião de Câmara no dia 4 de Março ,que é aberta ao publico ,estes assuntos lá vão ser debatidos
    António J.Salgado

    vamos ver se como anonimo segue

    ResponderEliminar
  12. Por acaso ou não, alguém aqui tem razão.
    Alguém aqui está a chamar serviço de urgência. Chamar serviço de urgência é uma barbaridade.

    O INEM certo dia é chamado para uma emergia, um cidadão que por azar tinha uma doença em fase terminal. Ele, estava com dores e recusava a ida para um hospital, assim sendo foi pedido ao C.O.D.U. autorização par o doente dar entrada no centro de saúde de Torre de Moncorvo e o C.O.D.U. autorizou.
    Essa noite de serviço estava o Dr. Cunha que ao ver o IMEN entrar com o doente na maca EXPULSOU o IMEN e o Doente para a rua. EXPULSOU O DOENTE PARA A RUA!
    O DR. Cunha alegou que recusa atender doentes que o IMEN transporte.
    Caros cidadão, eu assisti a isto, e depois em conversa com o pessoal do INEM já não foi a 1ª vez que esse médico Dr. Cunha (fixem o nome) recusou. Uma pessoa baleada e estabilizada pelo INEM o Dr. Cunha colocou-o na rua neste caso foi para a ambulância (relatos dos funcionários do INEM), alegou o Dr. Cunha que estavam a destabilizar o funcionamento do centro de saúde. Vejam só….

    Não sou PS, nem a favor do encerramento de serviço nenhum, mas também lamento como outra pessoa aqui o faz, a má informação que vos é dada e, a campanha suja por parte do PSD de Torre de Moncorvo. Estão a meter politica onde não deviam. A Câmara não faz parte deste problema mas sim desta solução como alguém e muito bem já aqui disse. Sabiam que o tal protocolo assinado pela câmara e santa cãs foi assinado também PSD de Moncorvo, Nuno Gonçalves? Sabiam que A Santa Casa é PSD. Se o Dr, Salgado se oferece gratuitamente para o PSD- Santa casa porque não o fez então para o Centro de saúde? Ele variador do PSD na câmara. Pois é isto deu muito jeito ao PSD, e convem e muito que assim seja para ganharem uns votos.
    Gostaria de conhecer o Sr. o Sra. Anónimo e subscrevo a palavra dele, ACORDEM!
    Repito, não sou a favor do encerramento de nada, mas graças à câmara (não sou PS) o serviço vai ser prestado no "antigo hospital" Cuidados Continuados da Santa Casa, mas quem aqui diz que se sente mais seguro ao ter o serviço a funcionar é porque tem a sorte, e ainda bem, que nunca precisou de socorro urgente, porque se precisar nem lá vai entrar, é encaminhado para o Hospital pelo INEM. Segurança isto? Onde? Urgências SIM precisam-se. Quem aqui disse “acordem” eu estou com ele porque sei (infelizmente) o que é a consulta aberta dos centros de saúde, mas o CDS, Comunistas , e o PSD de Torre de Moncorvo iludem as pessoas dizendo que as urgências fecharam à noite, e fecharam sim mas foi já à alguns anos quando o PSD era governo. ACORDEM. Instrumentalizam esta questões politicamente para mais tarde ganharem uns votinhos mas, se lhes doer a barriga chamam o INEM e nem dão entrado no centro de saúde, que à noite o médico dorme em casa e é chamado pelo telefone.
    ACORDEM!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Meu caros, Mirandela que é Mirandela e tem um presidente com o peso que tem, mesmo assim Mirandela ficou sem a maternidade, não a conseguiram manter e agora acham que a culpa é do presidente da Camara? Abram a pestana.

    ResponderEliminar
  14. Jesus Cristo multiplicou os Pães, o Sr. Ricardo quadruplicou as pessoas. Toda a gente é a favor do que aqui existia antes, mas para isso não é preciso insultar as pessoas. A manifestação era suprapartidária, convocada pelo CDS. Poeira para os olhos de quem?

    ResponderEliminar
  15. Não sei quantos eram mas a primeira foto é impressionante.Tanta gente....

    ResponderEliminar
  16. Lá diz a santa sabedoria popular :

    casa roubada, trancas na porta...

    ou, como dizia o santo do nocho ex-1º chochialista :

    É a vida...

    Champion!

    ResponderEliminar
  17. Consegui contar na foto 203 pessoas, portanto foram no máximo 250.

    ResponderEliminar
  18. Meus amigos
    O sr.Ricardo não duplicou nem quadruplicou ninguém, se acredito numa causa (é o caso) 1 pessoa significa muito, se não acredito essa pessoa não significa nada, tudo tem a ver com a perspectiva de cada um e dos interesses, o que teve de mal nesta manifestação foi a politica e as politiquices desta terra, tanto o PS, como PSD, CDS, PCP tem culpas no cartório, esta manifestação devia ser suprapartidária, as 1500 pessoa que falo eram muito mais, manifestaram-se pela abertura do SAP em torre de Moncorvo e pelo encerramento dos serviço neste concelho que são 10000, podia muito bem dizer esse numero representavam a população deste concelho eu não acredito que ninguém de Moncorvo não queira os serviços abertos, como referi atrás não são 1500 mas sim 10000, um conselho que dou ás pessoas deste concelho, deixem-se de politiquices, ganhávamos todos
    Uma nota apenas nas greves que se fazem, os sindicalistas estão há beira dos 80%, o Governo diz 20%, quem é que tem razão? Eu não tenho, nem quero ser Jesus Cristo, acho que a cristandade perderia muito e eu não servia como exemplo

    camané

    ResponderEliminar
  19. AMEN!, ou a politiquice continua?

    Maneldabila

    ResponderEliminar
  20. deixem lá o Camané que de todos os que aqui se expressaram é o mais puro e desinteressado...

    ResponderEliminar
  21. É isso mesmo, politiquices. Sou PSD votei PSD nas ultimas eleições mas já entendi que o CDS e PSD só meteram politica errada e camuflada nesta coisa, deu-lhe jeito... a manif à qual eu fui, parecia uma caravana PSD nas eleições. Sou como todos os moncorvenses contra o encerramento mas não gostei como as coisas foram tratadas. Insultos desnecessários numa manifestação a favor dos serviços para a terra.

    ResponderEliminar
  22. Há muito me desencantei, não da política, mas da politiquice partidária. Militantes, simpatizantes partidários zelam apenas pelos seus próprios interesses. O POVO ? QUE SE LIXE! Serve para pagar impostos obscenamente altos que vão sustentar dezenas de milhares de parasitas que, sem um pingo de pudor, recebem vencimentos escandalosamente elevados. E serve também para votar, dando aos governantes a oportunidade de fingir que temos uma Democracia em pleno.

    Quanto à questão que levou à manifestação em Moncorvo, todos os cidadãos do nosso Concelho deveriam ter estado presentes, independentemente do partido a que pertencem, independentemente de levantarem dois dedos ou de erguerem o punho fechado.
    É que, quando há crises, ( e nós estanos em crise permanente há mais tempo do que é possível suportar ) os cortes apanham sempre os pontos mais fracos e as pessoas que mais necessidades têm :
    1º na SAÚDE - aqui apanham com mais força os mais velhos ;
    2º na EDUCAÇÃO - aqui apanham sobretudo os mais jovens;
    3º na CULTURA - aqui apanhamos todos, porque um povo que não é culto é mais facilmente enganado.

    Força, Amigos, estou longe, mas estou convosco.

    Abraços
    Júlia

    ResponderEliminar
  23. é mesmo pela o nosso psd se aproveitar destas desgraçar para fazer passar uma boa imagem deles mesmos, quando o proprio psd em reunião de camara aprova protocolos que lhes dão jeito, e o executivo da camara peca em compactuar nestas coisas com este psd.

    ResponderEliminar
  24. No tempo da outra senora havia um hospital onde é hoje o centro de dia da Misericordia.Meia dúzia de camas,umas freirinhas a fazer de enfermeiras(não tinham formação mas não era preciso ,se o doente morria ía para o céu),o doutor Teixeira passava por lá quando o chamavam .O povo ía à casa do dito,ficava na rua do florista a seguir à pensão reboredo.Tinha bilhar ,mesas para a sueca e um consultório.O doutor João atendia de graça e ninguém ía para Mirandela,Bragança e só os ricos íam para o Porto .As mulheres pariam em sua casa com uma jeitosa a ajudar e água quente no caldeiro da cozinha.
    Somos novo-ricos e falamos e desperdiçamos demais.
    Ainda não sabemos viver em democracia.Passamos de uma causa justa a um carnaval politico.Não volto a este blog.Passem bem.

    ResponderEliminar
  25. Não parem de lutar!!Juntem-se com outros concelhos.Não há partidos,HÁ A SAÚDE!!O direito a viver no interior.

    ResponderEliminar
  26. NÃO QUERO SABER DE PARTIDOS NEM DE POLITIQUICES DE MEIA TIGELA, DISSO JÁ ESTAMOS FARTOS E MUITO ESCLARECIDOS. BASTA!QUE TENHO SAUDADES DO VELHO HOSPITAL DE MONCORVO, ISSO TENHO!O QUE AGORA NOS DÃO, PARA QUE SERVE? A QUEM SERVE?PARA UM SERVIÇO MINIMO NÃO FUNCIONA...AMBULÃNCIAS, IR DE UM LADO PARA O OUTRO... ESTOU FARTA DE VER MÁ GESTÃO DE RECURSOS PONDO VIDAS HIMANAS EM RISCO! É MUITO GRAVE...!NADA FUNCIONA NESTE PAIS.. TEMOS TUDO ...NADA PRESTA!
    SE ISTO É DEMOCRACIA...CHAMEM-LHE O QUE QUISEREM

    ResponderEliminar
  27. Elá... passeio anual do PSD? Houve merenda ao menos?

    ResponderEliminar
  28. pobres e burros, somos demasiados provincianos temos aquilo que merecemos continuem assim, moncorvo será grande, ficou provado que os moncorvenses querem o fecho de todos os serviços, viva moncorvo viva, viva o interior...asssimm, sem nada é tão bonito, já viram,

    ResponderEliminar
  29. Ricardo Vaz de Almeida25 de fevereiro de 2011 às 09:21

    Foi com muito orgulho que através, dos meios de comunicação social assisti a esta manifestação publica!
    Entendo que as populações devam manifestar a sua insatisfação sobre as politicas de saúde!
    Sejamos também realistas, ter um medico no SAP a ganhar 450€/noite, como aqui foi dito, não me parece que face ao meio em que estamos inseridos e á prestação de cuidados que nos é oferecida enquanto utentes, seja adequado.
    Senão vejam:
    Se nos deslocarmos ao SAP durante a noite, nada nos garante, que o medico nos atenda, o mais certo é ir parar a Mirandela; ainda que nos atenda, que recursos técnicos existem para realizar diagnostico??? Até para fazer um RX, teria-mos que nos deslocar a Mirandela!!!!!
    Sou a favor da igualdade na Saúde, mas vejamos mais do que aos utentes, esta manifestação, é para os médicos, para não perderem o " TACHO" que ali Têm!Pergunto-vos, quantos dos que participaram na manifestaçao auferem de um rendimento MENSAL de 450€???
    -Poucos garantidamente!
    Onde está a "justiça social" quando um médico aufere desse valor para "trabalhar" ( descansar) em casa durante umas horas??
    Entre ir para o SAP, ter de esperar pelo medico 30 minutos ( tempo que de acordo com a lei este tem para se apresentar, apos a chamada) e este no fim me enviar para Mirandela, Prefiro ligar o 112 e ir directamente, pois em pouco mais de 40 minutos chegamos a um VERDADEIRO serviço de Urgência com Meios Auxiliares de Diagnostico, que permitem uma melhor decisão clínica!!

    Queria por fim louvar aqueles que assinam os comentários que aqui são postados!
    A liberdade de expressão, foi um direito conquistado numa "luta" de varias gerações, a sua não utilização, é um passo a trás na democracia e direito á liberdade de expressão.

    ASSINEM os COMENTÁRIOS

    ResponderEliminar
  30. o grave, muito grave disto é que vivemos numa ditadura. Põem e dispõem daquilo que lhes apetece. Ditam leis, criam o diabo que lhes carregue e o Zé povinho cala e não pia. E se piar é só uma questão de os deixar acalmar os ânimos e assentar a poeira. Com o tempo eles se calarão. Pois, pois e enquanto isso eles continuam a receber ordenados milionários, a esbanjar dinheiros públicos tudo em nome de Portugal dar uma imagem de país desenvolvido para a Europa. É tudo falso, mas também o que é que isso importará?
    Pois porque o importante que seria dar qualidade de vida às pessoas, principalmente ao nível da saúde, e assim proporcionar o desenvolvimento do interior do país é tudo blablablablablablabla na prática são todos uns grandes mentirosos e corruptos. Mereciam o mesmo que está a acontecer no mundo árabe

    ResponderEliminar
  31. caro Ricardo:
    a questão do médico ganhar 450€/noite é uma questão secundária quando em jogo pode estar uma vida humana e 40 minutos é tempo demais, pode ser tempo demais.
    Provavelmente o Ricardo é um rapaz novo e ainda pensará que é imortal.

    ResponderEliminar
  32. Amigo Ricardo! O mesmo médico que em Moncorvo ganha esse dinheiro não ganha o mesmo em Fozcôa ou Mogadouro?...
    Quanto a politiquice, só a vê quem quer. Eu vi na comissão promotora elementos conhecidos do PCP e do CDS. Dos outros 3 não sei identificá-los mas parece-me que um até era um histórico do PS.
    De qualquer modo se os PS não quiseram participar é porque entendiam que não havia razão para se manifestar e eu acho muito bem, têm direito à sua posição, como toda a gente.
    Aproveito para esclarecer que a Maternidade de Mirandela, em meu entender, só foi encerrada porque os povos de Cararzeda, Vila Flor, Moncorvo e Freixo que eram também utilizadores naturais da mesma, não acompanharam o povo de Mirandela nas suas manifestações. Naquela altura eu disse-o publicamente e escrevi-o no jornal que dirigia. Aí sim terá havido alguns políticos "invejosos" que até gostaram que a Maternidade de Mirandela encerrasse, o que eu considero o maior erro feito em Trás-os-Montes, em termos de organização dos serviços de saúde, para além da construção do hospital pretensamente regional, em Macedo de Cavaleiros... Júlio Andrade

    ResponderEliminar
  33. Dá-me a sensação que a culpa disto é da politica. Fecham-se URGÊNCIAS, tira-se direitos ás pessoas. Não sou fã da politica, gosto mais de desporto. Mas recordo-me que quando não havia politica, quando não se podia falar de politica, Moncorvo tinha HOSPITAL com MATERNIDADE. Hoje com tanta politica discute-se e luta-se para que não encerre aquilo a que temos direito e que tantos impostos pagamos.
    Fico com alguma saudade do antigamente.
    Havia SAUDE e EDUCAÇÂO em qualquer quinta do país. A este ritmo não sei onde isto vai parar.
    Deixem-se de politiquices, unam-se e lutem pelas condições a que temos direito.
    ViVa Moncorvo.
    Com Moncorvo no coração.

    ResponderEliminar
  34. Ricardo Vaz de Almeida25 de fevereiro de 2011 às 23:19

    Caro ANÓNIMO e Caro Júlio!

    Não penso que sou imortal!!
    Sou racional, tenho direito á minha opinião ainda que esta possa ser diferente da sua.

    Para mim o dinheiro é sem duvida uma questão secundaria, no entanto, e se prestaram atenção ao meu post, o medico tem 30 minutos para comparecer no SAP, ora em 30 minutos acontece muita coisa!! Se o medico necessitar de meios auxiliares de diagnostico não os tem, essa é a verdade, dai, grande parte dos doentes que recorrem ao SAP serem posteriormente reencaminhados para as Urgências Básicas ou Medico-Cirúrgicas mais próximas!!!
    Façam as contas e analisem quanto tempo demora todo este processo!
    Sou CONTRA o ENCERRAMENTO DO SAP, acredito que desse mais segurança á população da nossa Terra; mas acredito também que os Cuidados de saúde, que ai nos eram prestados não satisfazem as necessidades de uma população que cada vez está mais "envelhecida" e necessita de cuidados diferenciados!!

    ResponderEliminar
  35. Dos jornais http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/torre-de-moncorvo-protesta-pelo-sap

    ResponderEliminar
  36. Depois de ler todos os comentários, cheguei a uma conclusão, o PS (coitadinho) aqui não teve culpa nenhuma a preocupação é o dinheiro que os médicos ganham por noite, e então em Foz Côa? Deixem-se de tretas,e de politiquice, O PS não esteve nesta luta porque já tinha concordado com o que está a ser feito pelo seu Governo, ou ninguém entende isso.
    Eu estive nessa manifestação e não vi que fosse conotada nem com o PSD,CDS ou PC, mas sim por gente digna de se manifestar e não teve medo, sim, porque medo, é o que têm alguns Moncorvenses em relação ao poder instaurado à 22 anos em Moncorvo, nós queremos dizer basta, e temos todo o direito de lutar por serviços que nos fazem falta.
    Se fossem eleições vinham todos para a rua de sorriso nos lábios pedir votos, porque não querem deixar o poder por nada, assim, meteram-se nos Gabinetes por de trás das janelas para não serem vistos e a fazer os seus comentários.
    Obrigado Moncorvenses, precisamos de estar unidos e não acreditarmos em falinhas mansas, porque eles na volta fazem-nos disto.

    ResponderEliminar
  37. olhe Ricardo sabe que mais, teríamos não leva hífen.

    ResponderEliminar
  38. O povo tem direito à indignação - Mário Soares
    Há sempre alguém que resiste.Há sempre alguém que diz não - Manuel Alegre
    É a vida... - António Guterres
    Vamos no bom caminho - José Sócrates

    ResponderEliminar
  39. http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/bd_igf/bd_legis_geral/Leg_geral_docs/DL_062_79.htm

    http://www.simedicos.pt/Pages/Tabela-salarial-2010.aspx

    É só consultar os sites acima indicados e fazer contas!
    Lei de 1979 e tabelas congeladas desde 2005. . .

    Porquê tanta dúvida ? Está tudo na Lei, promulgada por Ramalho Eanes e com tabelas salariais e progressão nas Carreiras congeladas há 6 anos! ! !
    Se os médicos tivessem feito como os Professores (e muito bem) seria melhor para a classe. Assim, há fama sem o proveito equivalente.

    F. Garcia
    Mirandela

    ResponderEliminar
  40. E como estamos em maré de citações pertinentemente filosóficas, acrescento:

    "San fé riã, camone, iesse, sé la guerre ! Vive la France ! "


    (o resto não digo por atentar contra a masculinidade dos Ingleses . . . )

    José Dengucho, meu tio, sepultado no Brasil, combatente na Primeira Guerra Mundial - condutor de mulas na Artilharia - nas tardes de sábado, bêbedo, ao entrar na Praça Francisco Meireles, quando encarava com o Sr. Capitão Mário Lopes, seu companheiro de lutas, e antes que aparecesse a minha tia Amélia . . .

    É só para descomprimir e descontrair.

    F. Garcia
    Mirandela

    ResponderEliminar
  41. Tá mal, tá mal, tá mal. Ok! Já toda a gente percebeu.Há quem faça alguma coisa para o combater? Pelo que ouvi na Rádio Torre de Moncorvo hoje de manhã, parece que sim! Sem demagogias e politiquices! Como já foi dito aqui, e bem, tem mais peso "politico" um bairro periférico de "LisPorto" que o distrito inteiro. É a vida amigos. Também já vi aqui, que isto só lá vai à paulada! Mas para isso é preciso que alguém agarre no pau. Quem?
    Acordem! Somos uma cambada de índios, cuja manutenção sai cara ao país, pois nada produzimos a não ser população envelhecida com os custos inerentes aos contribuintes da "LisPorto". Se não temos peso politico para reivindicar o que nos está consagrado pela constituição (não há gente, não há votos, não há peso), pelo menos podemos lutar pelos nossos recursos. Basta de sermos espoliados pela EDP, REN, e...outros. O que é produzido localmente (afinal sempre se produz algo), deve servir para o desenvolvimento local. Então, se não temos peso politico para resolver os problemas, pelo menos teremos a capacidade económica de os resolver conforme entendermos, sem mendigar as migalhas que nos são roubadas!
    Por Moncorvo, sempre!

    O Índio (um dos...)

    ResponderEliminar
  42. acredito plenamente na boa fé do Camané, julgo que esta luta seve mais os enfermeiros e médicos que os utentes, estou de acordo com o Ricardo Vaz de Almeida, que nem conheço e só comento como anónimo não por falta de coragem mas apenas porque não sou maluco, o sr. Dr. Garcia escusa de puxar pelos galões porque em Moncorvo não levou a sua boa vontade a diante e já agora desafiu-o a explicar publicamente o porquê da sua desistência, afinal é a sua terra natal e nós utentes chegamos a acreditar que enfim tinhamos «homem», porque a saude em moncorvo sempre foi politizada, recordo o dr. Pinho como auge do serviço de urgências noturnas que tinhamos que esperar pelo fim do wiskie na noitibó para não referir os que por método enviam os pobres doentes sistemáticamente para Mirandela, mesmo que os sintomas sejam uma dor de dentes...se este serviço acabar será mais uma perda nmas não haverá mais mortes nas estastísticas. O PS está muribundo o PSD não traz nada de novo a não ser muita sede de poder e o resto é paisagem florida e copos.

    ResponderEliminar
  43. Torre de Moncorvo (MURAL TORRE DE MONCORVO NO FACEBOOK)
    FARRAPOS DE MEMÓRIA: MANIFESTAÇÃO CONTRA ENCERRAMENTO DO SAP
    lelodemoncorvo.blogspot.com

    2.282 impressões
    Número aproximado de vezes em que esta história foi vista no teu mural e no feed de notícias dos teus fãs

    ResponderEliminar
  44. Umas duas ou três vezes acorri ao centro de saúde, ou o qué , nada, a Moncorvo.Antes de ir telefonei a saber se havia muita gente...e com receio de rever um certo médico, estrangeiro, não sei a nacionalidade, que deixou estar o doente sentado numa cadeira de rodas horas à espera de uma ambulância, sem nada lhe fazer, ou porque não sabiaou... apareceu com a clara e indubutável expressão de quem vinha a dormir, ainda vinha em meias....falou, falou, nada fez; a telefonista dava sempre a impressão que estava assoberbado de doentes, nada e o médico até chegar, uma eternidade, as enfermeiras também parece que tinham chegado de outro planeta e até a rececionista, não gostou muito de receber doentes. em suma era um centro que não estava ali para atender doentes, isto á noite..._( não seria melhor ir lá na manhã seguinte?)

    ResponderEliminar
  45. ". . . o sr. Dr. Garcia escusa de puxar pelos galões porque em Moncorvo não levou a sua boa vontade a diante e já agora desafiu-o a explicar publicamente o porquê da sua desistência, afinal é a sua terra natal . . . "

    Eu explico: não gosto de galões, quando bebo é "meia-de leite" e escura, mais café que leite!
    Quanto à desistência, não o foi.
    Tratou-se de um processo normal de exercício de funções temporárias, cujo términus já estava determinado por Lei e que seria no dia 10 de Setembro de 2009.
    Com a nova configuração dos Cuidados de Saúde Primários - a Sub-Região de Saúde de Bragança foi extinta e substituída pelo ACES-Nordeste (todos os Centros de Saúde de Bragança + Centro de Saúde de Vila Nova de Fozcoa), a organização interna dos C. Saúde foi alterada e, entre outras alterações, acabou a função de DIRECTOR de C. S., e em sua substituição foi criada a função de Representante do Director Executivo do ACES, que na Sub-Região se chamava Coordenador(a). Como tal, com a alteração acima referida, deixei de exercer a função de director do Centro de Saúde, por inexistente. Aconteceu em Março de 2009, porque foi nesse mês que a Sub-Região foi extinta, ou seja, seis meses antes do inicialmente previsto.
    Quanto à boa vontade fiz o que foi possível, numa fase de transição / mudança de instalações, novos regulamentos do SAP/Consulta Aberta, início de actividade da ambulãncia do INEM e sua instalação no edifício do C. Saúde, etc, etc. Trabalhei muito tempo sem Chefe de Secção, tive de ser eu a efectuar o SIADAP que não fora feito anteriormente com prejuízo dos Administrativos e Técnicos Superiores se não o fizesse.
    O director não tinha o poder de decisão que se pensa, tudo dependia de Bragança.
    Para ilustrar, posso dizer que qualquer aquisição para o C. S. não podia ultrapassar 600 €, caso contrário só com autorização de Bragança.
    E tive problemas para conseguir manter em exercício pessoas que trabalhavam no C. S., foi preciso exercer diplomacia para garantir esses postos de trabalho tão importantes para essas pessoas.
    Lamentàvelmente, fui por vezes vítima da confusão dos utentes, alguns de boa, outros de má-fé, que misturavam entidades com funções diferentes - o Director, o Médico de Família e o filho do Chico Cabeças ! Paciência, não posso alterar a boa ou a má-fé das pessoas.
    Quanto a mim, nunca estive de má-fé para ninguém, e se o cumprimento do dever enquanto director colidiu com pessoas e/ou interesses, paciência, cumpria a legislação e regulamentos que jurei cumprir.

    F. Garcia

    Mirandela, acabado de chegar de TORRE DE MONCORVO
    depois de ouvir o meu amigo Antero Lapa sobre o seu Benfica, 28-02-2011

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.