quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

TORRE DE MONCORVO - ESCAPARATE (V)

                            Preâmbulo

Tratamos, para esta publicação, um conjunto documental, que é a base sustentável deste trabalho aniversariante. O arquivo morto desta Associação foi um "encontro" fundamental para que, nessas raízes, encontrássemos significante lenitivo e substância para a obra realizada.
Neste arquivo morto, desta Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moncorvo, entre outros documentos, acha-se o primeiro livro de actas, que fala das acções e dificuldades sentidas pela Comissão Instaladora da Associação, entre Setembro de 1932 a meados do ano de 1933. Dezoito actas que, pelo seu grande significado, vão integrais no Apêndice documental. Referenciamo-las como Actas da Fundação. Vão citadas, pontualmente, no decorrer do texto.(Continua nos comentários)

Clique na imagem para aumentar ou abra a imagem numa nova janela para poder ampliá-la ainda mais.
(Clique com o botão direito do rato em cima da imagem que pretende ampliar e depois escolha a opção: "Abrir hiperligação numa nova janela", na mesma surge ainda uma lupa com um + para poder ampliar uma segunda vez)

(Reedição de posts desde o início do blogue)

4 comentários:

  1. Outro grupo, não menos importante, é a correspondência, que pontuamos também, no decurso da leitura, por Cl etc, de Geraldo de Araújo Gonçalves, e por C Diversos, de C31 em diante, para diversos signatários, relativamente à mesma matéria. Do mesmo modo, ao longo das alíneas referentes ao tema. Na imprensa do tempo, acham-se notas, também, dos passos difíceis, entre os muitos escolhos que, os fundadores, houveram de vencer.
    Figura carismática e pendular, foi o soldado do Bem, técnico e comerciante, Geraldo de Araújo Gonçalves, ao tempo funcionário duma empresa industrial, no Porto, recomendado pela Associação de Carrazeda de Ansiães, onde fora igualmente orientador e instrutor.
    Em Diversos, vão documentos vários e nota de benemerência de colaboradores a entidades afins, com notas de roda pé, também integralmente, indexados em C 32 etc.
    Diligências várias, relativas a orçamento e transacções do equipamento etc, vão referenciados como Documentos em D 1, 2, 3, etc.
    Ilustrações, todas as que não são do autor, vão identificadas, sobre a origem.
    Designamos por terceira parte a fase após 1974, porque só depois desta data, é que reaparecem actas, continuadamente, da acção e dos factos, que nos permitiram estudar e documentar, do modo que segue, o grande desenvolvimento que se observa, desde então, até ao presente.
    As particularidades gerais, notícias locais e documentais, extra arquivo, são pedrinhas do edifício histórico regional que, ao longo duma vida, vimos amontoando.
    A construção que apresentamos é, de facto, um edifício histórico. Não tem presunção de criação pessoal. Terá, quando muito, algumas falhas ou repetições, mercê da limitação dos meios e do calendário. Contudo, os amigos dos bombeiros, terão agora, ainda assim, oportunidade de observar que vale a pena continuar a ser solidário com quem arrisca a vida pela nossa vida. Os bombeiros. Vigilantes 24 horas por dia pela segurança de cada cidadão, merecem a nossa homenagem todos aqueles que ao diante vão citados, com maior ou menor responsabilidade; procuramos não esquecer alguém, desde os vencedores das dificuldades iniciais da fundação, aos passos seguintes, até hoje, que proporcionaram o notável historial da Instituição dos Bombeiros de Torre de Moncorvo.

    O Autor
    Valdemar de Deus

    ResponderEliminar
  2. CONTINUAÇÃO:
    Ficha Técnica

    Título: 70º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo - Um fogo que não se extingue
    Edição: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo
    Data: Maio de 2003 (1ª Edição)
    Autor: Valdemar de Deus
    Colaboração: António Alves Salema, António Manuel Faria Sota, Joaquim Barros Martins, Favorino José Bastos de Carvalho, António Alberto Lourenço Meneses, Júlio César dos Reis, Joaquim Victor Bento Pereira, António Lopes dos Santos, Raul Augusto Veloso de Carvalho, Eduardo Brás dos Santos, Ramiro Virgílio Fernandes, António Júlio Martins, António Júlio Martins, Basílio Mário Lázaro e José Joaquim Bento
    Design Gráfico: © Ricardo de Almeida, Publindústria, Produção de Comunicação, Lda
    Fotografia: Arquivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo
    Fotolitos e Impressão: Publindústria, Produção de Comunicação, Lda
    Acabamento: Silva & Silva, Plastificações e Encadernações, Lda
    Tiragem: 1000 exemplares (miolo, soporset 120 gramas; capa, creator matte 125 gramas; sobrecapa. creator matte 170 gramas)
    Depósito Legal Nº: 195728/03
    ISBN: 972-8152-75-2
    Patrocínios: Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, Agência Edgar, Companhia de Seguros Mundial Confiança e Caixa Geral de Depósitos

    ResponderEliminar
  3. Bela homenagem aos soldados da paz.

    ResponderEliminar
  4. E bem merecem ser homenageados !

    Abraços
    Júlia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.