quarta-feira, 9 de março de 2011

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES ( 09/03)

Cilhades no rio Sabor
09.03.1740 – Extracto: - “A esta câmara, por aviso aos principais da nobreza e toque dos sinos aos moradores do povo, se juntaram os abaixo assinados e propondo-se-lhe a provisão que fizeram os moradores do lugar do Felgar para se fazer uma ponte em Cilhades no rio Sabor…” – Por aqui se vê que os habitantes do Felgar lutaram durante séculos pela construção da Ponte de Cilhades. Naquela ocasião, contavam com o apoio do poder central mas não com o da gente de Moncorvo.
09-03.1869 – Adquirido um Santo Cristo de marfim para o altar-mor da igreja matriz “por ser uma imagem muito própria”
09.03.1907 – Representação das câmaras de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta sobre a crise da vinicultura da região.
09.03.1912 – Carta da câmara dizendo: - “O facto de terem transportado o carro que esta câmara tem para o lançamento dos dejectos, para o centro da praça pública e ali o deborcarem com grande estrondo, fazendo o despejo no pavimento que ficou num estado imundo e deixando ali o mesmo carro voltado, para maior escândalo (…) um dos apontados é o director de um jornal daqui onde tem tentado meter a ridículo a inovação da fossa…”
09.03.1920 – Ofº do administrador do concelho para o delegado do procurador da república: - “Acaba de se apresentar perante mim o senhor José Caetano, solteiro, maior, comerciante em Carviçais, queixando-se contra o povo daquela freguesia dentre o qual se salientam as pessoas abaixo designadas, pelo facto de estes lhe assaltarem a casa com o fim manifesto de o roubar, o que efectivamente fizeram, cercando-lhe a casa, que apedrejaram e arrombaram-lhe duas janelas, uma porta e o telhado. Quando uma enorme multidão de gente se preparava para entrar dentro de casa, alguém lhes falara pedindo-lhes que não entrassem, pois que os comerciantes lhe dariam voluntariamente alguma coisa. Ouvindo o tal pedido e recebendo das mãos do queixoso 2 sacos de arroz, dando os outros comerciantes farinhas e outros géneros e até dinheiro…” Seguem 14 nomes.
António Júlio Andrade

4 comentários:

  1. O Cristo de marfim ainda está na nossa IGREJA?
    Cidalhes merece um livro-álbum de memórias.
    Conte lá essa do carro dos despejos com mais detalhes.É uma maravilha!E ,já agora,os nomes dos 14.Carviçais merece-o.
    NOITIBÓ

    ResponderEliminar
  2. Naquele tempo não havia em Moncorvo uma rede de esgotos a que estivessem ligados os quartos de banho das casas.Havia era um carro puxado por um macho ou mula sobre o qual foi instalada uma espécie de pipa. Todas as manhãs passava o carro com a pipa pelas ruas de Moncorvo e as pessoas vinham despejar os penicos naquela pipa a que os críticos puseram o nome de Jasmineira, certamente por cheirar bem como os jasmins. Depois a pipa era despejada lá para o Prdo em uma fossa que ali abriram. Pois aconteceu naquele dia que uns malandros pegaram no carro da pipa cheia de detritos e trouxeram-no para a Praça do Município, ali despejando aquela porcaria toda! O resto imagina-se!.......... J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei curiosa em saber quem são esses 14 nomes de Carviçais!

    ResponderEliminar
  4. Isso agora não será possível. Teria de ir ver ao Arquivo e agora não tenho disponibilidade. J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.