sábado, 19 de março de 2011

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (19/03)

19.03.1774Jerónimo Sarmento do Lago nomeado professor da Escola de Ler, Escrever e Contar criada em Moncorvo pela reforma pombalina do ensino. Em Abril seguinte seria nomeado João Martins Rodrigues para o lugar de professor de Gramática Latina… e outros o seriam para dar Gramática Portuguesa, Retórica, Filosofia… Como se vê já existia em Moncorvo ensino ao nível do que hoje dizemos de Secundário!
19.03.1832 – Criação de uma Guarda Urbana “composta de pessoas moradoras na mesma vila que são tidas e conhecidas e decididamente devotadas pela causa da Realeza, por amantes de el-Rei, Nosso senhor D. Miguel I” comandada por Leopoldo Henrique Botelho de Magalhães para defesa da vila. O documento é assinado por muita gente e tem interesse para ver quem estava do lado dos Miguelistas. Tal como outros documentos produzidos em “revanche” mostram quem estava do lado dos Liberais.
António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Precisávamos de outro marquês para endireitar este(actual) ensino.E não só ensino.

    Maneldabila

    ResponderEliminar
  2. No dia 19 de março de 1858, houve um forte sismo (magnitude 5.36)com epicentro perto de Torre de Moncorvo. Foi igualmente sentido em locais tão distantes como o Porto, Coimbra e Salamanca.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.