segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nordeste Transmontano - Apanha de Azedas

São muitos os que apanham azedas para salada e confecção de sopas. "As azedas pertencem à família das Poligonáceas (Rumex acetosa). Existem muitas junto aos muros. Colhem-se as folhas novas antes da floração, uma a uma. Quanto mais frequentemente se fizer esta apanha, tanto mais forte será a nova folhagem da planta. As folhas consomem-se frescas, porque quando secam perdem quase por completo as suas virtudes como condimento.
As azedas crescem em qualquer terra de horta e nas paredes dos muros.
As azedas cultivadas reproduzem-se por semente. Consegue-se uma colheita mais rápida, mediante a divisão de rizomas velhos no Outono e na Primavera. Na Primavera deve cavar-se o solo entre as fileiras, e deve mudar-se de terreno, de três em três anos. Composição - As azedas contêm aproximadamente 1 % de ácido oxálico, assim como oxalato de potássio, gordura, muita vitamina C, ácido salícico, cálcio, ferro, manganês, ácido crisofânico, fitosterol e óleo essencial. 
Emprego como planta medicinal - O elevado teor de vitamina C faz desta planta, sobretudo fresca, um remédio para o escorbuto e demais manifestações de insuficiência de vitamina C, como as hemorragias e a tendência para as ter. Devido ao seu teor em emodina e ácido crisofânico, esta planta é também um excitante para a actividade do intestino grosso e, por conseguinte, para o tratamento da atoma intestinal com prisão de ventre. Como a planta forma combinações orgânicas de ferro, fomenta a formação do sangue, sobretudo na medula vermelha. É promissor o seu emprego nos casos de anemia. O consumo prolongado e frequente de azedas pode tornar-se prejudicial, sobretudo para os rins e para o coração. Emprego como condimento - As azedas empregam-se como salada e na confecção de sopas."

Nota: Na apanha das azedas, deve-se ter em atenção o local onde se colhem devido aos herbicidas.
Fotografias: Captadas num amendoal junto à Senhora da Esperança em Torre de Moncorvo. (Click nas imagens para aumentar)
Publicado a 14/04/12

16 comentários:

  1. As azedas eram fundamentais na dieta alimentar dos marranos, nomeadamente em determinadas ocasiões festivas. Aparecem referidas em vários processos instaurados pela Inquisição a judaizantes de Vila Flor, mas são sempre referidas pelo nome de - alfaces montesinas, ou montesinhas.Júlio Andrade

    ResponderEliminar
  2. Eis o que na minha terra se designa por "cuncos" ou "cunqueiros". Aqui as "azedas" são em tudo semelhantes, mas com a folha mais comprida (e nascem preferencialmente em solos húmidos, com especial predominância nos lameiros). Cada terra com seu uso e cada roca com seu fuso...
    Antero Neto

    ResponderEliminar
  3. Receita com azedas :

    Uma batata cozida com casca, depois peladinha, esmagada a garfo e uma mancheia de azedas frescas e muito bem lavadas. Um fio de azeite e ... sabe pela vida.
    Memórias de uma infância carenciada de tudo, mas com fartura de afectos.

    Amigos Blogueiros:
    Vou estar ausente ( em termas, para retemperar ) até ao final de Abril . Não sei se terei acesso à Internet . Se não tiver, aqui ficam muitos abraços para todos os Amigos.

    Júlia

    ResponderEliminar
  4. A receita da Julinha fez-me crescer água na boca e recordar os tempos da infância, também farta de salada de azedas e de afectos.

    Com um abraço,desejo que regresse das termas com mais saúde e forças renovadas.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  5. Na minha terra são conhecidas por "cuncos" ou "cunqueiros". As "azedas" são parecidas, mas com a folha mais comprida e nascem preferencialmente nos lameiros. No muro (em pedra solta) do meu jardim tenho um bom viveiro de cuncos que o meu filhote aprecia particularmente ("gosto muito destas ervas, pai!"). Dá-me na alma sentar-me no muro e penicar uns cuncos...
    Antero Neto

    ResponderEliminar
  6. olá Júlia, boas termas, bem revigorantes!
    eu lembro-me que as azedas cresciam, livremente, nas paredes...
    Tininha

    ResponderEliminar
  7. Arminda Vilela: que saudades dessas lindas azedas, eu ate trouxe a semente de Portugal mas nao crescem como ai em Portugal, um dia aind vou tirar ferias em Portugal em Marco so para comer as azedas e o delicioso queijo dos Estevais da Vilarica que nao a queijo como o de la acreditem

    ResponderEliminar
  8. Maria Jose: Realmente é fantástico, eu em Valpaços há mais de 30 anos também comi muitas azedas, nunca mais me lembrei disso, é mesmo como o nome indica,FARRAPOS DE MEMÓRIA, obrigada Lelo Demoncorvo por me ter feito recuar no tempo:-)

    ResponderEliminar
  9. António Espírito Santo :Que belas saladas se faziam....e comiam

    ResponderEliminar
  10. Conceição Lucas da Silva: Faziam e fazem. Eu fiz uma há uns 15 dias, mais ou menos. Uma delícia.

    ResponderEliminar
  11. A azeda que é apresentadada nesta fotografia é a Rumex induratus Boiss. et Reut.... a nossa azeda-das-paredes, azeda-romana, azedão, etc.
    A Rumex acetosa (L.), mais propriamente a Rumex acetosa L. ssp. acetosa - a vinagreira, cunqueira, cunca... é, efectivamente, aquela que o António Júlio refere como "azeda dos marranos", mas não a desta foto.
    Um abraço... António Monteiro

    ResponderEliminar
  12. Viva Trás-os-Montes!

    Olá!
    Vim aqui por acaso, enquanto pesquisava plantas comestíveis e medicinais.
    Gosto muito. Obrigada pelas informações.

    Sou de Mogadouro, duma aldeia chamada Porrais.

    Um abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  13. Que bom uma boa salada de azedas para acompanhar uma boa salada de bacalhau...
    Na minha terra também chamam "achacuzes"....
    Em Mogadouro no Restaurante a Lareira, misturam azedas com merujas, uma boa combinação.

    ResponderEliminar
  14. No Larinho chamamos-lhes " o bacalhau das paredes".
    Azedas com batatas cozidas esmagadas e bem temperadas com o "nosso"azeite ou simplesmente azedas com miOlo de pão, em vez das batatas, eram muitas vezes o jantar (por volta do meio-dia).
    FONTES DE CARVALHO

    ResponderEliminar
  15. A minha avó preparava-as com miolo de pão, com batata também mas mais com pão, azeitinho bom do Vale da Vilariça e sal. Uiiiiii adoro!!!!

    ResponderEliminar
  16. Colhi hoje na horta umas azedas fantásticas. Vou prepará-las para o jantar com umas batatinhas e bom azeite e, acompanhar com um carré de borrego estufado

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.