sábado, 12 de abril de 2014

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (12/04)

Junqueira
12.04.1285 - O rei D. Dinis assinou a carta de fundação da vila de Torre de Moncorvo e a transferência para esta vila da sede do concelho que antes se chamava de Santa Cruz da Vilariça. Repare-se que, no espaço de 84 anos o concelho mudou 3 vezes de sede: Em 1201 era na Junqueira, em 1225 era na Derruída, termo da Quinta da Portela e em 1285 fixou-se em Torre de Moncorvo. Para além de Torre de Moncorvo, as freguesias que então integravam o concelho seriam: Junqueira, Cabeça Boa, Cabeça de Mouro, Horta da da Vilariça, Açoreira, Felgueiras e Larinho.
12.04.1721 – Sessão inaugural da Academia dos Unidos de Torre de Moncorvo, uma das raras associações do género criadas em terras de província. Nesta Academia exercitavam as artes literárias, a oratória e o teatro, bem como a dança, a arte de cavalgar e as artes marciais.
12.04.1875 – Nascimento do engº António Eugénio Carvalho e Sá, em Torre de Moncorvo. Foi chefe de gabinete do malogrado ministro das obras públicas, Duarte Pacheco . Muito se lhe deve no que respeita a execução de obras públicas em Moncorvo: Tribunal, Cine Teatro, edifício dos CTT…
António Júlio Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.