sexta-feira, 20 de maio de 2011

MIRANDELA - ESCAPARATE (XXIII)

Click na imagem para aumentar

12 comentários:

  1. Francisco da Fonseca Henriques será o primeiro e o mais ilustre dos médicos dietistas portugueses e este será o mais clássico dos manuais médicos sobre o tema. Vejam só este parágrafo de abertura:
    - Quem respirar bons ares; quem comer com moderaçaõ, e prudencia usar de bons alimentos: quem dormir com socego as horas que bastem: quem fizer exercicio como, deve (...) naõ pòde deixar de ter boa saude.
    De resto o livro é o desenvolvimento destes tópicos. Para se fazer uma pequena ideia, aqui ficam uns parágrafos extraídos do livro:
    - O ar tem o primeiro lugar na symetria, e governo do corpo humano.
    - O melhor meio para durar pouco, he o comer muito (...) preferir a mesa frugal: que he a que consta de poucos Alimentos, cozidos e assados, sem condimento de adubos e guizados de manteigas que botaõ a perder os estomagos (...) não comer em excesso, e trabalhar, ou fazer exercicio com Cuidado.
    - Àgua - he muita necessaria para a boa nutriçaõ do corpo, e para bem ordenada economia da sua maquina (...) excita o apetite de comer; conforta o estomago; laxa o ventre (...) Para fazer a Agua as referidas utilidades he necessario que seja boa (...) sendo má, he causa de muitos e mui graves dannos. (Continua) J. Andrade

    ResponderEliminar
  2. - O Exercicio faz grandes utilidades no corpo humano: porque elle augmenta o calor natural, de que resulta o fazerem-se bem os cozimentos do estomago, e o haver boa nutriçaõ do corpo.
    - O sono - sendo moderado, faz grandes utilidades no corpo humano (...) dormir em excesso tambem he causa de mui graves dannos.
    - Não ha duvida, que as Paixoens do animo commovem muito os humores, alteraõ o sangue, e os espiritos e chegaõ a mudar a constituiçaõ, e temperamento do corpo, quando saõ excessivas, e continuadas (...) Nós vimos huma mulher taõ irada, que lhe rebentou o sangua pela bocca, e dentro de meia hora exhalou a alma.

    ResponderEliminar
  3. - O Exercicio faz grandes utilidades no corpo humano: porque elle augmenta o calor natural, de que resulta o fazerem-se bem os cozimentos do estomago, e o haver boa nutriçaõ do corpo.
    - O sono sendo moderado, faz grandes utilidades no corpo humano (...) dormir em excesso tambem he causa de mui graves dannos.
    - Naõ há duvida, que as Paixoens do animo commovem muito os humores, alteraõ o sangue, e os espiritos e chegaõ a mudar a constituiçaõ, e temperamento do corpo, quando saõ excessivas, e continuadas (...) Nós vimos huma mulher taõ irada, que lhe rebentou o sangue pela bocca, e dentro de meia hora exhalou a alma.
    Outra faceta importante deste médico dietista e ambientalista resulta da importância que ele dava às águas termais, a ponto de ter escrito um outro livro que é o inventário das águas de Portugal (o primeiro que se fez neste país!)nele registando rios e fontes, com descrição das características de suas águas. (Continua) J. Andrade

    ResponderEliminar
  4. Para saber mais:
    http://marranosemtrasosmontes.blogspot.com/2010/07/vultos-judaicos-bragancanos.html

    ResponderEliminar
  5. · Al Alimentação, qualidade do ar, higiene e descanso são alguns dos temas desta obra. Sua primeira edição é de 1721, mas o texto traz diversas recomendações surpreendentemente atuais para manter uma vida saudável. A obra teve apenas três reedições, todas no século XVIII, e ressurge agora com glossário. A linguagem foi atualizada pelos professores Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, Leônidas Querubim Avelino (UFMT), Sílvio de Almeida Toledo Neto e Heitor Megale (USP).

    Sumário
    Prefacio – Dr. Cássio Ravaglia
    O Primeiro Tratado de Nutrição em Língua Portuguesa – Dr. Sérgio de Paula Santos
    âncora medicinal
    Ao Excelentíssimo Senhor
    Excelentíssimo Senhor
    Ao Leitor
    Licenças do Santo Ofício
    Antelóquio
    Seção I – [do ar ambiente]
    I. O que Seja Ar e que Poderes Tenha no Corpo Humano. II. Da Eleição do Ar
    Seção II – [dos alimentos em comum].I. O que Seja Alimento, como se Coza no Estômago e Quais Sejam os Melhores Alimentos para as Pessoas que Têm Saúde.II. Da Quantidade de Alimento. III. Qual Seja mais Saudável, a Mesa que Consta de um só Alimento ou a que se Compõe de Muitos.
    IV. Da Ordem com que se Hão de Usar os Alimentos
    V. Quantas Vézes e em que Horas se Há de Comer Cada Dia
    VI. Se o Almoço Há de Ser Maior que o Jantar, se o Jantar Maior que o Almoço
    VII. Se os Alimentos do Jantar Devem Ser Diferentes dos do Almoço?
    VIII. Se é Melhor Comer Assado ou Cozido?
    IX. Do Alimento Próprio para Cada Idade e Temperamento
    X. Do Alimento Próprio de Cada Témpo do Ano
    Seção III – [dos alimentos em particular]. I. Do Pão de Trigo.II. Do Pão de Centeio, de Milho, de Cevada e Aveia. III. Dos Animais Quadrúpedes em Comum. IV. Das Carnes dos Quadrúpedes em Particular. V. Das Entranhas e Extremidades dos Animais Quadrúpedes.VI. Das Partes Líquidas dos Quadrúpedes que Servem de Alimento .VII. Dos Animais Voadores. VIII. Dos Ovos (Ova Gallinae).IX. Dos Peixes em Comum. X. Dos Peixes em Particular. XI. Dos Legumes. XII. Da Hortaliça Sativa e Esculenta. XIII. Das Raízes Sativas. XIV. Das Raízes que se não Semeiam e dos Cogumelos. XV. Dos Frutos Sativos. XVI. Dos Frutos das Árvores. XVII. Dos Frutos Lenhosos. XVIII. Dos Condimentos. XIX. Dos Aromas
    Seção IV – da água, do vinho e de outras bebidas alimentares e medicamentosas que no presente século se frequentam.I. Da Água e suas Diferenças. II. De que Água se Há de Usar, em que Quantidade, em que Tempo e com que Ordem se Há de Beber.III. Se se Há de Beber Água Fria, se Quente, Crua, ou Fervida; e das Utilidades e Danos de Cada uma Delas.IV. Da Água Nevada, Sorvetes, Limonadas de Neve; e da Água Fria nos Poços e ao Sereno, e de Outras Bebidas.V. Do Vinho e suas Diferenças.VI. Qual Seja o Melhor Vinho; se Devem Usar Dele as Pessoas que Têm Saúde; em que Quantidade se Há de Beber e das Utilidades e Danos que Causa.VII. Se o Vinho se Há de Beber Puro, se Linfado.VIII. Propõem-se Algumas Advertências que se Devem Observar no Uso do Vinho.IX. Da Aguardente, do Espírito de Vinho, da Água-da-rainha-da-Hungria e do Arrobe de Vinho.X. Da Cerveja.XI. Do Chocolate.XII. Do Chá.XIII. Do Café.XIV. Do Licor a que Chamam Sidra.XV. Do Hidromel Vinoso e do Mulso


    Seção V – do sono e vigília; do movimento e descanso; dos excretos e retentos e das paixões da alma
    I. O que Seja Sono e que Utilidades e Danos Cause no Corpo Humano. II. Em que Tempo, Quantas Horas e com que Decúbito se Há de Dormir.III. Que Coisa Seja Vigília e Quais os seus Efeitos no Corpo Humano.IV. Do Movimento, ou Exerácio. Mostra-se o que Seja Exercício e as Utilidades que dele se Seguem.V. Do Descanso. Mostra-se o Muito que Ofende a Falta de Exercício.VI. Dos Excretos e Retentos.VII. Das Paixões da Alma

    Continua

    ResponderEliminar
  6. Glossário
    Índice das Coisas que se Contêm neste Livro
    Autor: Francisco da Fonseca Henriquez
    Biografia: Francisco da Fonseca Henriquez:
    Nasceu em Mirandela, em 6.10.1665 e faleceu em Lisboa, em 17.4.1731. Formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra e foi médico de el rei D. João V Foi autor de vários tratados científicos que o Abade de Baçal menciona no Tomo VII das suas Memórias, p.p. 239/241. Enalteceu-o também Francisco da Fonseca Henriques, médico de D. João V falando das águas de caldas, fontes, rios, poços, lagoas e cisternas do reino de Portugal dignos de particular memória em 1726: "o barro he de tal natureza que do muy fino, não só se fazem púcaros e quartos de boa forma, mas também figuras e brincos que servem de adorno e compostura de casas, no que se tem aprovado muyto o primor dos Artifícios, com utilidade sua".

    Fontes: Ateliê Editorial e C.M.M.

    ResponderEliminar
  7. Resta dizer que o Dr. Mirandela era cristão-novo e a sua família foi varrida com inúmeros procesos nos tribunais da Inquisição. Vejam:
    - O pai - Gabriel Pereira, preso em Junho de 1662, saiu no auto de fé de 26.10.1664.
    - A mãe, Gracia mendes, presa em Abril de 1663, saiu no mesmo auto.
    - A meia - irmã, Maria Antónia, penitenciada nas esmas datas da anterior, sua madrasta.
    - O irmão, Gabriel Pereira da Fonseca, advogado, contabilista e alto quadro do "Ministério das Finanças", um dos maiores agricultores e industriais de Mirandela, preso em Agosto de 1706, saiu em dezembro de 1708.
    - O sogro, Duarte Lopes Pereira,natural de Vila Flor,foi preso por duas vezes.
    - O tio - avô, Manuel Lopes Pereira, irmão do anterior e avô do inventor do alfabeto para surdos-mudos, jacob Rodrigues Pereira...
    - O primo Manuel Pereira da Mesquita, prateiro, preso em Janeiro de 1700 e libertado em 23 Outubro 1701.
    Podíamos alongar muito a lista mas creio que chega para se fazer uma ideia das contradições do regime...Para saber mais pode consultar dois trabalhos do autor, escritos em parceria com Maria Fernanda Guimarães:1 - O Dr. Francisco da Fonseca Henriques e a sua família na Inquisição de Coimbra, in: Brigantia, vol. XXVI, de homenagem ao dr. belarmino Afonso, Bragança, 2006; 2 - Os Távoras e os cristãos-novos no progresso de Mirandela, in: Actas das IX Jornadas Culturais de Baldamão, Balsamão, Setembro 2006.
    Um desabafo: - Quando aparecerá uma câmara que promova o estudo destas coisas e o seu aproveitamento em termos de turismo cultural? Então a capital das alheiras (inventadas pelos marranos) não aproveita este recurso cultural?

    ResponderEliminar
  8. Há um romance baseado num episódio da vida de Francisco de Fonseca Henriques: O Segredo da Fonte Queimada, ed. Sopa de Letras.

    ResponderEliminar
  9. O segundo romance de Manuel Cardoso transporta-nos até ao Portugal do séc. XVIII, mais precisamente até à rica biblioteca de Eduardo, um velho capitão solitário. Ali encontra-se um raro livro, Aquilegio Medicinal, escrito por Francisco da Fonseca Rodrigues, médico de D. João V. O livro sempre exerceu um enorme fascínio em Eduardo e chegaria, por fim, às mãos do seu sobrinho. Os segredos que encerra, sobre as fontes e as águas de Portugal prometem fixar o leitor a esta trama à portuguesa. De discurso elegante, a leitura de “O Segredo da Fonte Queimada” poderá ser mais ou menos rápida, consoante o tempo que o leitor tenha para dedicar a esta deliciosa história. Uma atenção especial foi, sem dúvida, dedicada pelo autor ao rigor histórico que, em conjunto com o seu estilo fluido, nos transportam para lugares e tempos idos. Pela “Sopa de Letras”, esta é mais uma proposta a ter em conta.

    ResponderEliminar
  10. Mais informaçaõ em :
    http://www.mdb.pt/noticia/1656

    ResponderEliminar
  11. Alves Fernando: Excelente!!

    ResponderEliminar
  12. A "excelência" poderia bem ser acrescentada se a direcção do jornal Terra Quente, de Mirandela,digitalizasse e enviasse para o blog os vários textos que ao longo de anos foram publicados no mesmo sobre o assunto. Ganharia o blog, ganharia o público e ganharia o jornal que se estava a promover...Por acaso não haverá ninguém, aí por Mirandela que vá a Carvalhais tirar uma foto da casa onde morou a família Fonseca Henriques? J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.