segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nordeste Transmontano- EFEMÉRIDES (25/06)


General Claudino
25.06.1784 – Nomeação do dr. José António de Sá para o cargo de juiz de fora de Moncorvo.25.06.1808 – Reuniu-se em Moncorvo um congresso do “Clero desta vila, alta Nobreza dela, pessoas da Governança e os do Povo que puderam achar-se” para eleger uma Junta Governativa com vista ao restabelecimento da Coroa portuguesa e expulsão dos invasores Franceses. À cabeça do movimento ficaram: o desembargador Tomás Inácio de Morais Sarmento, o capitalista João Carlos de Oliveira Pimentel e o seu filho, Claudino Pimentel, então com o posto de tenente. A primeira das muitas assinaturas da acta dá pelo nome de António Luís de Carvalho e Castro.
25.06.1882 – Câmara de Moncorvo dirige à Câmara dos Pares uma extensa representação que começa assim:
- Dignos Pares do reino. A câmara municipal de Moncorvo, distrito de Bragança pede-vos respeitosamente a aprovação do projecto de lei nº 64 – E, que autoriza o governo a garantir ao Sindicato Portuense ou à Companhia que ele organizar para a construção e exploração da linha férrea de Salamanca à Barca d´Alva e a Vilar Formoso o complemento do rendimento anual líquido dessa linha até 5% em relação ao custo da sua construção. Seria triste ver adiada indefinidamente a ligação da nossa linha do Douro com Salamanca e perdidos milhares de contos que se gastaram com essa linha no intuito de ser uma linha internacional. De tal adiamento resulta grave prejuízo não só especialmente para as províncias do Norte e para a cidade do Porto, mas em geral para todo o País…
25.06.1930 – Início da circulação do comboio no troço entre Carviçais e Lagoaça.
Neste mesmo dia foram apresentados no governo civil de Vila Real os Estatutos da Comunidade Israelita então fundada, cuja direcção (mohamad) era assim constituída: Eugénio Cardoso (presidente); Ahnor Augusto Cardoso (secretário); Manuel António Martins (tesoureiro); António Lourenço e Sebastião Fernando Neto (vogais)
25.06.1940 – Inauguração dos novos edifícios dos CTT de Vila Flor e Torre de Moncorvo.
António Júlio Andrade

1 comentário:

  1. Obrigada ao A.J.Andrade por tão preciosa informação.
    Arinda Andrés

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.