sexta-feira, 8 de junho de 2012

TORRE DE MONCORVO - EFEMÉRIDES (08/06)

...o velho tribunal
08.06.1443 – O rei D. Afonso V assina um diploma confirmando os largos privilégios de que gozavam os moradores da aldeia de Felgueiras, por serem fabricantes de ferro.
08.06.1926 – José Baptista Pimentel, o famoso Pé de Cão, condenado pela primeira vez no tribunal de Moncorvo, em 18 meses de prisão. Várias outras condenações haveria de ter.
António Júlio Andrade

4 comentários:

  1. Quem era o Pé de Cão ,o que fez que o tornou famoso?

    ResponderEliminar
  2. Na primeira metade do século XX, na região de Moncorvo, formaram-se quadrilhas de ladrões que traziam o povo aterrado. De todas elas, a mais célebre foi a do Pé de Cão, um homem originário de Ligares e que acabou assassinado, no termo de Mós, segundo creio. Mas disso quem percebe é o meu amigo Sambade, de Mós. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Será que o seu amigo Sambade passa por aqui? Ele que conte a morte do Pé de cão.Era fixe!
    Li aqui a justiça de Mós e gostei muito.

    ResponderEliminar
  4. Falta-me encontrar o processo dos que lhe puseram termo à vida.
    Processos dele há vários mas interessa talvez mais o epílogo que se traduziu no julgamento por um coletivo de juízes e penas leves para os acusados.
    Um dos autores desse crime (contra um sujeito que era conhecido por tropelias; o que, porém, levou ao desfecho trágico da situação foram motivos passionais) ainda é vivo e neste contexto mais vale, por enquanto, estar quieto.
    csambade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.