sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Padre Víctor,Cabanas de Cima e a revista Visão

 Viajantes como nós

À boleia de um carteiro, de um vendedor e de um padre por terras transmontanas, descobrimos um país onde ainda se assina com o dedo e onde os cães vão à missa com os fiéis
Sexta, 13 de maio. É provável que as televisões transmitam em direto de Fátima. Na aldeia de Cabanas de Cima, encostada à foz do Sabor, não há um único café. Em casa de Carmilde Nogueira, que nos convida a entrar, o televisor está desligado. Cheira à barriga de porco grelhada que há de ser servida ao jantar, com batatinhas novas.
Falta pouco para as 5 e meia da tarde. Hora da novena. A igreja, que parece de brincar, fica lá longe, na entrada da povoação. Mas a maioria dos habitantes tem dificuldade em chegar lá. Por isso, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi trazida para a Casa do Povo, mais central, que guarda cadeiras e secretárias do tempo (longínquo) em que era escola primária. Hoje serve para tudo. Às vezes, faz de capela, velam-se os que partem ou, como agora, reza-se a novena com homens de um lado e mulheres do outro. Mas vezes há em que, nesta mesma sala, se fazem festas de batizado ou churrascos para angariar fundos para a padroeira da aldeia. As chaves estão com a pessoa que mora mais perto Áurea Almeida, 87 anos, vive na porta em frente.
Texto: Joana Fillol; Fotos: José Carlos Carvalho
In "Visão"de 08-07.
Reportagem completa em:

5 comentários:

  1. Lembram-se de nós para mostrar no que nos tornámos.Somos uma atração para os urbanóides.Isolamento,despovamento,analfabetismo,envelhecimento e a pirueta final ;o padre pop!
    O que dá raiva é que a reportagem é bem construida e verdadeira.Ali perto os turistas da vila comem peixe frito e vinho branco.Olham para a serra e vêem ,numa imagem difusa, o velho burgo ,antiga comarca do reino.Era necessário que aparecessem mais padres Victores.Jovens que assumissem o testemunho .Sem jovens não há futuro.Parque temático,Lares de idosos é o destino que o nordeste tem traçado desde que em 1961 se iniciou a guerra do ultramar e se fugiu a salto para a europa desenvolvida.
    Que fazer?Como se dá a volta a isto?
    Desculpem o desabafo.
    M.C.

    ResponderEliminar
  2. Coloquem lá as musicas do Padre Victor.É o máximo,bom músico,boa pessoa e bom professor.

    ResponderEliminar
  3. Sou do tempo que os padres andavam vestidos de preto e tinham uma coroa na cabeça.De branco só os anjos e o Real Madrid.Um padre jovem e de branco!?LINDO.Sou fã dele.

    ResponderEliminar
  4. Como filho da terra.
    Tudo o que foi escrito, é pura realidade, onde se pára no tempo e não se quer evoluir.
    Por mais que se queira incutir novas formas de vida e mentalidade, não dá, é aquilo e só aquilo.
    No entanto Cabanas de Cima continua a ser a minha terra, foi lá que nasci em 1967.

    Santos

    ResponderEliminar
  5. Luís Afonso Guardado disse: E agora? Tremenda realidade, isto sim é um
    murro no estômago.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.