quarta-feira, 6 de julho de 2011

TORRE DE MONCORVO - 1941

Click na imagem para aumentar.

4 comentários:

  1. Leonel. Penso que este quadro deve ser datado e identificar-se o seu autor. Isso será importante para se compreender o ambiente político, cultutal e turístico de Moncorvo naquela época. Além do mais, a Pensão Roboredo e o café Vilariça tiveram gerências diversas e diferentes, a muitos níveis, ao longo dos anos. J. Andrade

    ResponderEliminar
  2. Perdão. Afinal a data está bem explícita. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. Em 13 de Fevereiro de 1941, escrevia o senhor Adriano Emílio Fernandes a seguinte carta dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Moncorvo:
    Sempre ouvi dizer: “Cada um dá o que tem e não é a mais obrigado!!!...
    Eu julgo ter contribuído o mais possível para o desenvolvimento da minha terra natal!
    Não recebi ajudas nem agradecimentos, nem nunca para mim foram precisos salameleques!...
    Cansado de tantos desgostos, fadigas, aborrecimentos e mais coisas que não vêm agora ao caso, resolvi abandonar a terra que me serviu de berço e para mim a mais linda de Portugal!!... E como tenho de a abandonar, tenho que passar, fechar ou arrendar a Pensão Roboredo, de Moncorvo!...
    Esforcei-me sempre por bem servir, para bem merecer que todos os visitantes desta linda vila fossem satisfeitos. Empreguei todo o meu carinho, a minha boa vontade, o meu esforço, a minha pouca inteligência e o bolso dos outros para que nada faltasse aos seus ex.mos hóspedes e que merecesse visitar Moncorvo e a Pensão Roboredo!... Fiz reclames de toda a espécie, tanto da Pensão Roboredo, como da minha terra!
    Baldados esforços….
    É resolução firme e inabalável o que acabo de informar a Vª Exª: abandono Moncorvo e a Pensão Roboredo é também abandonada por falta de timoneiro!... Quererá Vª Exª, a Comissão de Turismo ou qualquer outra entidade oficial ou particular, resolver este tão delicado assunto?
    Fica sendo já do conhecimento de Vª Exª este acontecimento, a que talvez não lhe liguem qualquer importância; mas, ficam assim prevenidos, porque não quero que ninguém diga que fui brusco de mais nesta minha resolução.
    Não sei se estão bem ou mal alinhavadas estas minhas regras; mas estou convencido de que Vª Exª as perceberá e que são ditadas por um Moncorvense de antes quebrar que torcer!...
    Com a máxima consideração, subscrevo-me de Vª Exª … Adriano Fernandes

    ResponderEliminar
  4. Estas e outras atitudes explicarão o processo que a PIDE instaurou a este Moncorvense... J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.