quinta-feira, 15 de agosto de 2013

NORDESTE TRANSMONTAMO - EFEMÉRIDES - (15/08)

 15.08.1575 – Carta de D. Sebastião para que o armeiro Cipriano Gonçalves estabeleça sua oficina em Moncorvo, com a tença de 12 mil reais.
15.08.1854 – Câmara de Moncorvo manda abrir concurso para a construção da “obra da ponte de pau na ribeira Vilariça e as três casas do castelo” . Anuncia-se também o caderno de encargos.

Visconde de Vila Maior
15.08.1866 – Exposição de sedas no Porto. Concorrentes Trasmontanos: de Vila Flor – António Benedito de Morais Soares; de Moncorvo – o Visconde de Vila Maior, o industrial António Caetano de Oliveira e o industrial francês estabelecido em Moncorvo, sr. F. Germont. Este recebeu o primeiro prémio, no valor de 100 mil réis.
15.08.1899 – Nota da Caderneta de Lembranças: - Veiu de Lisboa o Ministro das obras públicas ao pucinho a viajar e a gastar dinheiro ao governo e a fazelo gastar á outra gente para o iem avisitar, para lá serem roubados por…… lhe prometeu de fazer todos os esforços….. para que a ponte sobre o doiro seja….. com isto os contentou e foice.
António Júlio Andrade

1 comentário:

  1. Luís Manuel Branquinho Pinto disse: Obrigado amigo Lelo por mais este precioso contributo para a recolha e reconstrução da memória histórica do Pocinho. Um obrigado também ao sr. Prof. António Júlio Andrade, meu professor de Português.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.