sexta-feira, 19 de agosto de 2016

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES - (19/08)

Senhora da Teixeira
19.08.1355 – O rei D. Afonso V concede a Pedro Dias, de Bragança, a terça da igreja de Mós (Moncorvo) como recompensa por ter ajudado no “refazimento dos muros daquela vila”.
19.08.1719 – Câmara de Moncorvo nomeia o padre Manuel Fernandes para o lugar de ermitão da Senhora da Teixeira. O anterior fora o padre António Vaz Carrasco que faleceu, tendo a chave e os objectos da capela sido entregues pelo seu herdeiro José Teixeira, no dia 5 deste mês.
19.08.1894 – Notas do jornal O Moncorvense:
- O ciclista António Guerra foi representar o Velo – Club de Moncorvo nas festas da Senhora da Agonia em Viana do Castelo.
- Casamento de Francisco António Saqueta com D. Maria dos Prazeres Ferreira de Andrade, em Moncorvo.
- Falecimento de Abílio Augusto Afonso, do Peredo, filho de João Baptista Afonso e sobrinho do dr. Abílio Pontes.
19.08.1900 – nota da Caderneta de Lembranças: - foi o Anibal que era cantuneiro da câmara desta villa, para o Porto, para outro emprego que também lhe lá arranjou o D.or Araújo, por paga das rusgas que fizerão nas eleições a favor delle. E o briato Lopes Russo que era guarda fios nesta villa e o butarão fora também o D.or Araujo lhe está dando o ordenado que ganhava por ser sócio das rusgas da eleição a seu favor.

António Júlio Andrade

1 comentário:

  1. Esta Caderneta de Lembranças é um manancial impagável de notícias, acontecimentos e episódios que se teriam perdido se aqui não tivessem sido registados. E que importa a ortografia ? ...

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.