terça-feira, 20 de agosto de 2013

NORDESTE TRANSMONTANO- -EFEMÉRIDES - (20/08)

20.08.1608 – Carta para o corregedor de Moncorvo mandar reformar um talhamar da ponte de Mirandela que se tinha arruinado.
20.08.1827 – Morte do arcebispo de Braga, D. frei Miguel da Madre de Deus, natural de Moncorvo, corifeu Miguelista.
O jornal “A Borboleta” deste dia publica uma carta de “um leitor constante” de Alfândega da Fé queixando-se de Manuel Inácio de Sá “autor de todas as desordens que houve nesta vila durante a Revolução, tirando sempre a sardinha do lume com a mão do gato e influindo no povo às escondidas”.
20.08.1837 – Instalação da recém-criada Junta Regional de Bragança. Foi a segunda experiência falhada da Regionalização do país, em seguida à criação das Províncias e Juntas Provinciais.

20.08.1900 – Nota da Caderneta de Lembranças: - tumou posse como substituto da escolla de instrução secundaria desta villa dnuminada manoel António de Seixas de latim e francês, o Exº sr. Alvaro José Arioza desta villa.
20.08.1941 – O Comércio do Porto publica uma entrevista do presidente da câmara de Moncorvo.
20.08.1944 – Aprovação dos Estatutos do Sport Club de Mirandela.
20.08.1946 – Aprovação do contingente de táxis para o distrito de Bragança. Todas as sedes de concelho são dotadas com uma unidade. Exceptuam-se Bragança e Torre de Moncorvo que ficam com 2 taxis cada uma.

António Júlio Andrade

2 comentários:

  1. Não podem publicar a entrevista com o presidente? Em plena guerra e no ano do ciclone deve ser digna de se ler.

    ResponderEliminar
  2. Não faço ideia. Não vi a entrevista e não consultei os jornais. Apenas registei o facto, baseado em índices de notícias. Eu próprio não posso garantir a veracidade da notícia porque a não "vi claramente vista" - para usar uma expressão camoneana. Bem gostaria de a ver e ler em concreto, mas por aqui não tenho grandes hipóteses de consultar o jornal em causa. Haverá alguém que possa ver isso?... Era bom para todos... J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.