segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EFEMÉRIDES - 6,7 e 8 de Agosto

06.08.1531 – Carta de couteiro das perdizes nas Terras de Miranda passada a Luís Álvares de Távora.

Salamanca
06.08.1670 – Nascimento de Francisco Botelho de Morais, o fundador da Academia dos Unidos de Torre de Moncorvo, célebre escritor e um dos maiores apologistas da construção do convento de Mafra.
06.08.1893 – Nota de O Moncorvense: - Sª do Amparo – Sabemos que o fogueteiro que costuma ser convidado para o Palácio de Cristal está justo por 40 libras e viagens pagas, tencionando apresentar uma variedade incrível de fogo que será o melhor que tem aparecido na província (…) No Felgar é já impossível o encontrar casas a alugar, tal é a afluência de pedidos para famílias e forasteiros que tencionam concorrer à grande festividade. Sabemos que o Sr. Comendador traz do Porto várias famílias hospedando-as no seu palácio, que tem sido preparado para isso, andando pintores a retocas as tintas das salas e quartos e isto há umas poucas semanas.
07.08.1774 – Acta da reunião da câmara de Moncorvo: - Nesta mandaram eles ministros do Senado andar a lanço o assento do castelo do fogo e o tabuleiro para as comédias da festividade da Sª Princesa (…) conforme os apontamentos que se lhe entregarem…
 07.08.1835 – Promulgação da nova lei de organização judiciária do País e nomeação dos primeiros juízes e delegados do distrito de Bragança que foram os seguintes: - Bragança: José Marcelino Sá Vargas e António José de Morais; Carrazeda: Carlos Augusto de Sampaio e Melo e Manuel José da Silva Leal; Chacim: António F. Álvares Fortuna e José António Oliveira Cardoso; Mirandela: Manuel Inácio P. Morais Cabral e Francisco Paula P. Tavares; Mogadouro: António José de Morais Pimentel e Albino Raimundo Sousa Pimentel; Torre de Moncorvo: Francisco José Vanine de Castro e José António F. Rocha; Vimioso: António Amaral T. Sousa Pinto e José Manuel p. Almeida Carvalhais; Vinhais: Manuel José P. Soares de Albergaria e João Baptista Canova.
07.08.1838 – Francisco José Vanine de Castro protesta “contra as ordens do administrador geral (…) pelo que toca a ilegalidade, arbitrariedade e despotismo com que são chamadas as pessoas que devem substituir esta câmara…”
07.08.1878 – Criação de uma Comissão de Estudos e Tratamento dos Vinhos do Douro que ficou a ser presidida pelo Visconde de Vila Maior.
07.08.1933 – A câmara de Moncorvo toma conhecimento de uma carta enviada pelo dr. Balbino Rego para o governo solicitando a classificação da vila de Moncorvo como Região de Turismo. Nesta mesma data foi oferecido para a igreja do Larinho o relógio que estava na de Moncorvo.
08.08.1832 – Nomeação de João António Ferreira Henriques como fiel do depósito de víveres do exército na Foz do Sabor / Rego da Barca.
08.08.1866 – Inauguração da estação telégráfica de Vila Flor.
08.08.1886 – Lançamento do jornal “Voz do Tua” em Mirandela, por Sanches Barreto Perdigão. Durou a sua publicação cerca de 3 anos.
08.08.1900 – Nota da Caderneta de Lembranças: - foi numeado guarda fios da estação telegrapho-postal desta villa, o snr. Raphael Augusto de Campos Peixe, lugar aonde estava empergado o sr. Viriato Lopes Russo.
António Júlio Andrade

6 comentários:

  1. comédias da festividade da Sª Princesa ...? Em Moncorvo?Contem,contem, vá lá!

    ResponderEliminar
  2. Criação de uma Comissão de Estudos e Tratamento dos Vinhos do Douro...
    Quem criou esta comissão? A casa do Douro?

    ResponderEliminar
  3. depósito de víveres do exército na Foz do Sabor / Rego da Barca...
    Onde eram os armazéns?ainda existem? O que fazia o exército na Foz do Sabor?Muito se aprende por aqui e eu que só vou à Foz (Cabanas) para comer peixe frito.
    Luís Afonso Guardado (esqueci-me de assinar os outros dois comentários.

    ResponderEliminar
  4. Chacim como Mirandela ou Bragança tinha juíz.Passem, nestas férias, por estas 3 terras e voltem a ler esta efeméride.Quantos anos faltam para noutro blog, ou no que houver nesse tempo, para ler algo assim; hoje, foi inaugurada a discoteca Comarca e o bar de fast-food a Conservatória, nas antigas instalações do trbunal da antiga vestuta vila de Moncorvo.
    Noitibó

    ResponderEliminar
  5. Pois é, amigo LAG. O nascimento e o casamento de reis e príncipes e princesas era celebrado em todo o reino, com mais ou menos solenidade. Em Torre de Moncorvo, por ser cabeça de uma grande e histórica comarca e talvez pelo traçado urbano do centro (o tal eixo praça civil, praça comercial e praça religiosa) tais celebrações ganhavam uma certa imponência, nomeadamente com as "luminárias": sim, à noite todas as portas e janelas eram profusamente iluminadas, durante 3 dias, com velas e candeias de azeite. E tinham também um elemento cultural com as danças a as comédias no tablado da praça civil, estendendo-se ao adro da matriz.
    Sobre a comissão de estudos e tratamento do vinho, a sua criação foi da responsabilidade do governo central.
    Sobre o depósito de víveres na Foz do Sabor, devo dizer que estamos em 1832, nas lutas entre liberais e absolutistas e que, em boa parte tiveram seu curso pelo rio Douro, pois ainda não havia linhas do comboio nem pontes sobre o rio. Lamego e Vila Real, de um e outro lado, terão sido os quartéis de onde partiram mais marchas e contramarchas militares. Para alimentar essa gente era preciso víveres. E o Douro era a grande via por onde eles seguiam. Aliás, pelo porto da Foz do Sabor passava então a maior parte do comércio do Porto para todo o Nordeste Trasmontano e vice-versa. Chegavam a juntar-se na Foz do Sabor carros de bois vindos de Bragança, Miranda, Macedo,Mirandela... carregados de lã ou castanhas, ou trigo... para o Porto e dali recebendo sal, fardos de bacalhau, ferragens... Nesse movimento ganhou também importância a Quinta do Barracão da Vilariça(termo de Santa Comba?)que era ponto de paragem nessas viagens.
    Para a história dessa base de víveres, diga-se que de uma vez os Miguelistas levantaram 200 almudes de azeite na Quinta da Terrincha, que era do líder liberal Campos Henriques... J. Andrade

    ResponderEliminar
  6. Quinta do Barracão da Vilariça
    Vila Flor - Norte - Portugal
    A quinta tem 2 pólos de alojamento. O agro-turismo na casa principal e as casas de campo num anexo. Ambas no coração do nordeste transmontano. Descanse, respire ar puro ou aproveite o parque infantil, a piscina, o snooker, os passeios pedestres, de burro e de barco e pesca... Razões de sobra para visitar!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.