domingo, 6 de outubro de 2013

O EUROMILHÕES - Mais uma estória do Camané, por Júlia Ribeiro

As estórias do Camané são muito breves, mas sempre muito divertidas.

Aviso já que o melhor é ouvi-las contadas pelo próprio. Assim é que elas têm graça. Mas como ele pediu para eu a contar, aqui vai ela.
Sabiam que há uns dois ou três anos saiu o euromilhões ao nosso Amigo? Pois foi. O Camané, sorriso de orelha a orelha, a imagem da felicidade, entra no café e desata a pagar cervejas a toda a malta. Tudo numa boa. Após pagar a despesa, a empregada vai dar-lhe o troco e o mãos-largas do Camané diz à mocinha: “Fique com o troco”. Com olhos de espanto, pois a gorjeta era abonada, ela agradece e pergunta: “Faz hoje anos? “ . Só então vem a grande revelação : “Não, saiu-me o euromilhões. Estou rico. Podre de rico”.
Conseguem imaginar o que foi de abraços, pancadinhas nas costas, ofertas de mais uma rodada: “Esta pago eu” . “Qual pagas tu? Eu é que pago”. “Alto aí. Esta é por minha conta”. “Práqui, whisky do bom “ ... E foram amigos e mais amigos e mais cervejas e mais abraços. O Camané nem sabia que tinha tantos amigos!
Saiu do café e entrou noutro. Pois agora é o proprietário do café ( que nem era das relações do Camané) quem oferece as bebidas. Mais abraços e manifestações de amizade. O telemóvel começa a tocar e nunca mais pára: ele eram amigos de Mirandela, de Bragança, de Vila real , de uma data de terras , “Eh, pá, parabéns. Preciso de falar contigo “ . “És um sortudo, pá, e eu sou teu amigo”. E todos , todos eram imensamente amigos do Camané.
Os parabéns de muitos vinham acompanhados de conselhos sobre a melhor forma de empregar tanto dinheiro. “Vê lá, pá. Tem juizo. Não te deixes levar...” . “Eu estou ao teu lado, pró que for preciso” , etc.etc.
Uma prima longínqua telefonou-lhe de S. Paulo : “Minha nossa, primo. Ocê tá milionário memo. Venha até ao Brasiu visitá sua família. Minha nossa! Ocê tem aqui uma casa pra te recebê. Minha nossa!”
Parece que essa “loucura” nem dois dias durou. Os poucos euros que o Camané recebeu do Euromilhões só duraram umas horas. Mas foram umas horas de festa rija. Divertiu-se à grande e diz a rir que nem um perdido : “Valeu a pena” .

27 de Setº de 2011
Júlia Ribeiro
Publicada a 29/09/2011

10 comentários:

  1. Fatucha Gonçalves disse:Este e o Camané, actor de hollyood!!!

    ResponderEliminar
  2. Maria Gonçalves disse:O nosso amigo Camané no seu melhor eheheheheh!! As suas histórias davam um livro... :)

    ResponderEliminar
  3. Grande par:um nem as pensa e o outro arruma ...e bem.
    Mais Julia ,mais estórias,mais Camané.Pois claro!

    ResponderEliminar
  4. Olá! bela história mesmo...Até a escrita com sotaque caipira do interior de São Paulo está perfeita....(rindo).
    É assim mesmo! Na hora em que estamos bem, aparecem os "amigos".
    Abraço
    Wanda
    São Paulo-Brasil

    ResponderEliminar
  5. Muito boa esta história bem contada, excelente e o Camané parece que está a gozar com isto tudo sim senhor, ele é sempre assim? venham mais histórias contadas pela Julia,

    ResponderEliminar
  6. Tenho um amigo que mede 1,60 m a atirar para o feiinho .Sempre com dificuldade para arranjar namorada. Boa pessoa ,culto e com um grande sentido de humor. Quando foi finalista de direito o pai ofereceu-lhe um R5.Tardou pouco tempo para ser convidado para uma festa .Enviou um cartão a agradecer e pediu desculpa mas estava impossibilitado de ir. Assinou :R5 ,matricula FD-33-33

    ResponderEliminar
  7. De Guterres a Sócrates passando por Barroso e Santana sempre nos disseram que nos tinha saído o EUROMILHÕES. Afinal também era a brincar e não sabíamos.
    H

    ResponderEliminar
  8. Daniel Vilar disse: Bela história. "Os amigos" nestas ocasiões nunca faltam!!!!!!!!!!!!!!!!!!. Moral da história "mais vale ser Rei um dia que Príncipe pela vida toda".

    ResponderEliminar
  9. Actores, pescadores e caçadores tem sempre estorias do caraças. Não conheço nem o actor Camané que deve ser muito bom , nem a contadora Julia Ribeiro que é de se lhe tirar o chapeu.
    Agora venho por aqui sem falhar um dia .

    Hugo Lemos

    ResponderEliminar
  10. Em meu nome e no do Camané , obrigada pelas vossa palavras amigas.
    Há mais estórias do grande actor do "Alma de Ferro". Como diz Maria Gonçalves, as estórias do Camané davam um livro.

    Abraços
    Júlia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.