sexta-feira, 9 de outubro de 2015

NORDESTE TRANSMONTANO - EFEMÉRIDES (09/10)

Vila Flor  1951
09.10.1650 – O rei D. João IV, pressionado pela Inquisição, retira aos cristãos novos de Vila Flor um privilégio de que gozavam desde 1520 de poderem ser eleitos para os cargos municipais.

09.10.1801 – Câmara de Moncorvo revoga a deliberação do dia 7 e determina que o Regimento das Milícias seja alojado nas seguintes casas da vila:
- Uma Companhia nas casas da propriedade da Pedrela, de que é arrendatário José Inácio Ferreira…
- Outra Companhia na casa da Ordem Terceira.
- Outra Companhia nas casas do pomar que trás de renda Luís António de Morais.
- Outra Companhia nas casas do capitão Mor de Freixo na Rua da Cal, que trás Jerónimo latoeiro e as casas da Rua Detrás que foram de Maria da Conceição.- Para o coronel e tenente coronel as casas de Violante Luísa, viúva…
- Para 6 oficiais as casas de José Bernardo, ao S. Bartolomeu.
- Para outros 6 oficiais as casas de Lourenço Carneiro de Vasconcelos, nas barreiras..
- para mais 3 oficiais as casas de Maria Teresa, na Rua Direita.
- E para 2 ou 4 oficiais os quartos das casas detrás da cadeia de Lucas Agostinho de Gouveia.
Uma semana depois voltaram a decidir que fossem os militares alojados no Recolhimento do Sacramento, dando às recolhidas o termo de 4 horas para saírem.
09.10.1899 – Nota da Caderneta de Lembranças: - aparecerão aqui dois policias secretos do porto, para ver se prendiam alguns passadores de notas falsas, mas nada fizerão.
09.10.1904 – Câmara de Moncorvo delibera aceitar o legado de falecido Francisco António Meireles mas, para que não aconteça o mesmo que ao legado Seixas, toma diversas providências, nomeadamente nomear uma “Comissão de Vigilância que funcionará permanentemente para tratar deste assunto, sendo presidente dela o exº sr. António Caetano de Oliveira e vogais os ex. sr.s dr. Duarte Areosa, dr. Acácio Lopes Cardoso, Baltasar Margarido Pacheco, administrador do concelho e Francisco António Tavares , abade de Moncorvo, convidando-se para fazer parte desta Comissão o exº sr. Governador civil do distrdr. António J. Lopes Navarro, dr. António A. Charula Pessanha, conselheiro dr. Abílio A. Madureira Beça, Cristóvão A. Magalhães Sepúlveda, capitão de cavalaria Carlos A. Pessanha”
António J. Andrade

2 comentários:

  1. Que ruas são,actualmente,as da Cal,Detrás e Direita?

    ResponderEliminar
  2. Rua da Cal é a das traseiras da pensão Campos Monteiro, a mesma onde existiu a Noitibó, a primeira discoteca de Moncorvo. Chamava-se rua da Cal porque por ela passavam os burros e machos carregados com a cal que vinha dos fornos de Mós e Carviçais para a construção do Cano, o "aqueduto das águas livres" de Moncorvo.
    Rua Detrás (da Praça) é a que liga o largo de Vasco da Gama à rua dos Sapateiros.
    J. Andrade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.