sábado, 26 de novembro de 2011

Nordeste Transmontano - EFEMÉRIDES (26/11)

26.11.1281 – O rei D. Dinis terá “pousado” nesse dia em Santa Cruz da Vilariça onde assinaria uma carta criando a feira de S. João da Pesqueira.
Ver:http://lelodemoncorvo.blogspot.com/2010/09/torrede-moncorvo-santa-cruz-da-vilarica.html

Santa Cruz da Vilariça
26.11.1661 – Testamento de D. Francisca Borges de Meneses, proprietária do morgadio do Mendel e de todo o termo do Peredo dos Castelhanos, no qual deixa dinheiro para a criação de um Recolhimento de senhoras na vila de Torre de Moncorvo.
26.11.1752 – Notícia da captura de 140 veados e gamos na Quinta da Nogueira, em Mogadouro, propriedade dos Távoras. Os animais capturados seguiram como oferta ao Rei para repovoamento das suas tapadas de Mafra e Salvaterra. À época esta quinta era exemplar no que respeita ao seu ordenamento agro-florestal e também ao património construído, sobressaindo um monóptero maravilhoso, no que respeita à sua arquitectura e enquadramento paisagístico, deixando adivinhar os passeios românticos e os tempos de lazer em contacto com a natureza.
26.11.1893 – Notícia do semanário “O Moncorvense” sobre o hospital de Moncorvo cujo projecto está a ser desenhado por Bernardo Doutel:
- A obra fica muito boa e, sem dúvida, ficará sendo, como edifício hospitalar, um dos primeiros da província trasmontana. Cremos até que, como hospital civil, será o primeiro”
António Júlio Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.