domingo, 22 de janeiro de 2012

BAIXO SABOR - Desempenho Ambiental


                                   Foto (Arquivo Farrapos de Memória) do C.I.A.R.A., junto à estrada Felgar- Cilhades

                            Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal

Encontra-se em fase de construção um centro de acolhimento temporário de animais feridos e reencaminhamento para locais com condições mais adequadas para a sua integral recuperação, tendo em vista a sua reintegração posterior no meio natural. Esta infra-estrutura servirá também como centro de comunicação e de visitação, com exposição de todas as medidas e programas ambientais implementados 


                        Planos de Monitorização Em Curso
                              Medidas Compensatórias


Habitat de Compensação da Vilariça
 

Com esta Medida, pretende-se recriar um habitat de substituição para a fauna piscícola e compensar, nesse domínio, a afectação da área pertencente à Rede Natura 2000.
Pretende-se recuperar o troço final da ribeira da Vilariça até à sua junção com o rio Sabor, já fortemente alterada pela atividade humana, criando simultaneamente condições para a atração dos peixes nos períodos de reprodução. Serão reforçados os caudais através do desvio de água da futura albufeira, assim como melhoradas as condições hidrológicas na confluência da foz da Vilariça com o rio Sabor. Num total de 5 km de extensão, os projetos de a requalificação ambiental e o desvio de caudais encontram-se em fase final de conclusão.
Valorização e Recuperação de habitats de Ribeiras Afluentes, incluindo pontos de água com objectivos ecológicos
Esta Medida visa criar novas zonas húmidas para suporte de vegetação ripícola e de alimentação para espécies como a Cegonha-preta, assim como requalificar troços de galeria ripícola e de habitats de valor conservacionista aí existentes.
Serão recuperados sete troços de galeria ripícola distribuídos por quatro ribeiras afluentes, numa extensão total aproximada de 1,4 km e criadas novas zonas húmidas através da construção de pequenos açudes, recorrendo a técnicas de engenharia biológica. Estão previstos construir 8 açudes, 2 estruturas de correção torrencial a 8 charcas.

Valorização do corredor ripícola no Médio e Alto Sabor e rio Maçãs
Esta Medida visa reforçar e proteger o corredor da mata ripícola, ao longo dos 30 km da albufeira do Sabor a montante da ribeira de S. Pedro, que se caracteriza como de elevado interesse para a biodiversidade. Esta medida será implementada no âmbito do Programa de Proteção e Valorização de Habitats Prioritários, através do programa de manutenção do espaço natural, com vista a promover evolução natural da vegetação ao longo do troço referido.
Programa de Proteção e Valorização de Habitats Prioritários
Esta Medida visa valorizar e assegurar a criação de condições para o desenvolvimento sustentável das espécies florísticas notáveis e, em particular, dos ecossistemas de flora e fauna característicos da região. Estão incluídas medidas de ordenamento e orientação para o estabelecimento de condicionantes na zona, assim como a integração estruturada dos diversos habitats rupícolas, ripícolas e zonas húmidas a desenvolver como medidas compensatórias.
Esta medida é constituída por 3 Programas: Manutenção do Espaço Natural(3660 ha), Manutenção do Uso Antrópico (440 ha) e Reforço de Habitats (280 ha), que inclui a remoção prévia de espécies exóticas (0,58 ha). Adicionalmente está prevista a abertura de aceiros para prevenção de incêndios, num total de 29 km, em articulação com os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndio.
Atualmente estão definidas as áreas associadas a cada um dos programas, encontrando-se em curso a sua integração com as restantes medidas compensatórias para a fauna, bem como o estabelecimento das prioridades para a concretização ? isolada ou conjunta ? de todas as ações de forma articulada.
Recuperação e criação de abrigos e habitats para Quirópteros
Esta medida visa aumentar a disponibilidade de habitats e abrigos para as diferentes espécies de Quirópteros na envolvente próxima e alargada da área de intervenção.
Iniciado em 2011, este programa deverá prolongar-se durante todo o tempo de vida útil do projeto.

Programa de Conservação da Lontra
Esta medida visa recuperar a sustentabilidade das populações de lontra, apoiada nos projetos de valorização e recuperação dos habitats ripícolas afluentes, açudes de nível constante e da ribeira da Vilariça e está integrada na medida de Proteção e Valorização dos Habitats Prioritários.
Programa de Conservação da Toupeira-de-água
Esta medida visa a reintrodução e desenvolvimento da toupeira-de-água, apoiado nos projetos de valorização e recuperação dos habitats ripícolas, açudes de nível constante e da ribeira da Vilariça e está integrada na Medida Proteção e Valorização dos Habitats Prioritários.
Programa de Proteção e Valorização do Lobo ibérico no Nordeste Transmontano e Beira Alta
Esta Medida visa proporcionar condições de criação e disponibilização de espécies que reforcem a cadeia alimentar do lobo, invertendo a atual tendência de regressão das espécies-presa devido ao abandono da agricultura. Inclui o reforço dos corredores ecológicos de ligação entre áreas de população do lobo e a definição das zonas mais adequadas de intervenção, garantindo as interfaces de integração com a gestão das áreas protegidas e de Rede Natura 2000 existentes na região envolvente da bacia do rio Sabor.
Foram definidas as medidas a implementar, estando em curso a sua integração com a Medida Proteção e Valorização dos Habitats Prioritários.
Programa de Proteção e Valorização da Avifauna Rupícola no Nordeste Transmontano
Este programa visa proporcionar condições de criação e disponibilização de espécies que reforcem a cadeia alimentar das aves rupícolas, invertendo a atual tendência de regressão das espécies-presa devido ao abandono da agricultura. Inclui a definição das zonas mais adequadas de intervenção, garantindo as interfaces de integração com a gestão das áreas protegidas e de Rede Natura 2000 existentes na região envolvente da bacia do rio Sabor.
Foram definidas as medidas a implementar, estando em curso a sua integração com a Medida Proteção e Valorização dos Habitats Prioritários.
Plano geral de proteção e valorização de Répteis, Anfíbios e Invertebrados no Vale do Sabor
Este plano visa melhorar as condições dos habitats específicos e adequados a diferentes espécies definindo as zonas mais adequadas de intervenção.
Foram definidas as medidas a implementar, nomeadamente reabilitação e criação de habitas e de locais de refúgio e medidas de sensibilização das populações locais
Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal
Encontra-se em fase de construção um centro de acolhimento temporário de animais feridos e reencaminhamento para locais com condições mais adequadas para a sua integral recuperação, tendo em vista a sua reintegração posterior no meio natural. Esta infra-estrutura servirá também como centro de comunicação e de visitação, com exposição de todas as medidas e programas ambientais implementados
Fonte:

4 comentários:

  1. Pensei que era o lar dos velhinhos...

    ResponderEliminar
  2. Espantoso! Pensaram em lugares de acolhimento para animais feridos com as obras da barragem!.. Creio que até ao momento não há nenhum desses animais que tenha cgehado ao centro. Mas são já vários os trabalhadores feridos... e para eles não se pensou em nenhum centro de acolhimento!
    Também já ouvi dizer (espero que seja mentira) que estão a construir um sítio para esse efeito (recolha de animais e interpretação ambiental) que tem uma área superior à do centro de saúde de Torre de Moncorvo que... pouco faltará para encerrarem de vez!
    Também me falaram em muitos milhares de euros para a construção de galerias para acolher morcegos! E eu que me fartei de andar pelas galerias do Reboredo à procura desses bichinhos!...
    Por outro lado também ouvi dizer (espero que seja mentira) que alguém mandou suspender a obra de construção de uma estrada ligando Felgar ao Larinho (a única contrapartida que esta última aldeia teria da barragem)!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não quero acreditar! Mas vou procurar saber! Eu e os outros que habitamos este território, que é a nossa casa, pois nele investimos tudo o que temos e somos, precisamos saber as linhas com que nos cosemos. J. Andrade

    ResponderEliminar
  3. O Ambiente; fauna,flora, têm casa própria, no Felgar.Quando começam as obras de restauro da velha escola para albergar o espólio de Silhades?
    António G.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela informação.Há uma grande falta de conhecimento destas coisas.Esta é muito boa.Quando estará pronto e quantos postos de trabalho irá criar?
    Leitor

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.