domingo, 15 de janeiro de 2012

Museu Judaico de Belmonte











Decorreram, como estava previsto, as aulas de dança tradicional judaica no Centro de Estudos Adriano Vasco Rodrigues do Museu Judaico de Belmonte, pelo grupo Radalaila de Valladolid,num ambiente animado e descontraído em que muitos dos presentes participaram.

Além deste museu ,existem mais quatro ,todos dignos de uma visita:Ecomuseu do Zêzere,Museu do Azeite,Museu dos Descobrimentos e Núcleo Museológico do Castelo.

2 comentários:

  1. (1.º Museu Judaico de Portugal)

    A Câmara Municipal de Belmonte apostou num trabalho especializado, em ordem não só à criação de um museu de reconhecido interesse local e regional mas também de âmbito nacional e internacional, que seja capaz de atrair visitantes de todo o mundo.

    O Museu pretende ser um singular espaço pedagógico-didáctico sobre o Judaísmo e a cultura do povo judeu, cumprindo uma missão educativa. Fundamentalmente, ilustra a história dos judeus portugueses e as suas vicissitudes históricas; a sua integração na sociedade portuguesa e o seu contributo na cultura, arte, literatura, comércio e ofícios; e ainda a cultura e religião dos judeus, os seus rituais e costumes, na sinagoga e em casa. A história dos cristãos-novos, e a sua persistência religiosa judaica através dos séculos, será desenvolvida, integrada num espaço reservado à vida quotidiana. Outros espaços serão reservados para as suas actividades profissionais, comércio e artesanato: mercadores, ferreiros, carpinteiros, latoeiros, ourives, remendadores de pratos, etc. A evocação do passado assume-se muito relevante, como informação para as gerações actuais e futuras. Concretiza-se um projecto de musealização com mais de uma centena de peças originais (para lá de outras), da Idade Média e dos séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX e XX, peças genuínas que foram utilizadas por judeus, cristãos-novos e seus descendentes, nos seus actos religiosos, na sua vida quotidiana e nas suas profissões.

    O museu é composto por três pisos. A partir da entrada principal, no piso 1, acede-se a um átrio/recepção, onde se localizam os serviços de atendimento, a loja do museu e um auditório. Por escadaria e elevador, sobe-se ao piso 2, destinado à exposição permanente. Aqui, o percurso inicia-se por uma visão abrangente dos conteúdos do Judaísmo. Depois, o trajecto continua com um núcleo dedicado à história e cultura judaica em Portugal. Destacam-se registos importantes, como o movimento da diáspora e os tempos mais atribulados, que serão recordados, em especial, por um Memorial às vítimas da Inquisição. Aspectos do criptojudaísmo e da Obra do Resgate farão a relação com o espaço dedicado à comunidade judaica de Belmonte, revelando, assim, a sua singularidade histórica. Merecem referência particular as principais festas do calendário litúrgico (Sabath, Purim, Pessah, Rosh Hashana, Yom Kipur, Sucoth, Hanuká…), cerimónias religiosas associadas ao ciclo da vida (circuncisão, casamento, morte…). O piso 3 é reservado para exposições temporárias, para a área da direcção e administração e ainda para o Centro de Estudos Judaicos. Pela originalidade deste museu no quadro nacional, a Câmara Municipal de Belmonte apostou na criação deste centro de estudos, como unidade de investigação e divulgação dos estudos judaicos, que é constituído por um importante arquivo de documentação histórica e uma biblioteca especializada, complementados por recursos informáticos e tratamento de dados. Este centro denomina-se “Centro de Estudos Judaicos Adriano Vasco Rodrigues”, em reconhecimento do mérito deste educador e investigador português.

    http://www.cm-belmonte.pt/Museus/museujudaico.html

    ResponderEliminar
  2. La Asociación Cultural de Danzas del Mundo RADALAILA se constituye en Valladolid en el año 1991 con el fin de recuperar, aprender y difundir las danzas tradicionales de las diversas culturas del mundo, rescatando sus valores y trasmitirlos a la sociedad actual para que no se pierdan en el tiempo.

    Hacer llegar estas danzas se traduce en ofrecer propuestas alternativas dentro del campo de la animación sociocultural, así como fomentar el acercamiento con otros pueblos y países mediante continuos intercambios de la herencia musical que a cada uno identifica.

    En este tiempo, la Asociación ha reunido danzas, canciones, un archivo fotográfico, librillos con los pasos de las danzas, vídeos, dvd, etc.

    Para ello lleva a cabo:

    •Cursos monográficos con profesores nativos, algunos de ellos acompañados de músicos e instrumentos musicales.
    •Cursos de danzas de varios países, de distintas regiones o localidades de España.
    •Reuniones de los socios para practicar las danzas aprendidas en los cursos.
    •Talleres para difundir las danzas.
    •Animaciones en colectivos.
    Además de los talleres, también se dedica a:

    1.Colaborar con otras entidades, colectivos, asociaciones etc., realizando animaciones en calles, plazas, locales, etc., tanto con fines de difusión como sociales.
    2.Participar en reuniones, fiestas, encuentros y demás actividades relacionadas con la danza y la música tradicional, dentro y fuera de nuestra Comunidad.
    3.Asistir a festivales, conferencias y exposiciones.
    4.Completar los conocimientos de los lugares que nos dan sus danzas, visitándolos.
    5.Organizar excursiones dirigidas al conocimiento del Patrimonio Cultural.
    6.Fomentar el contacto y la protección de la naturaleza.
    Con todo ello se pretende contribuir al acercamiento y la comunicación entre los pueblos.

    http://www.radalaila.webs.com/texto.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.