segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Da Malcata ao Reboredo - Riba Côa







1ª foto :vista do rio Côa, em Algodres;2ªfoto: vista dos montes, junto ao Douro (estrada Castelo Melhor/ Almendra)

7 comentários:

  1. O Ribacôa (etimologicamente, na margem do Côa) é uma região da Beira Alta, situada sensivelmente entre a margem direita do rio Côa e a margem esquerda do rio Águeda, em torno da qual houve disputas territoriais entre Portugal e Leão (e a partir de 1230, Castela). Pelo tratado de Alcanizes de 1297, os castelos da região passaram em definitivo para as mãos portuguesas. Grosso modo, a região compreendia as seguintes fortalezas:
    Castelo de Alfaiates
    Castelo de Almeida
    Castelo de Castelo Bom
    Castelo de Castelo Melhor
    Castelo de Castelo Mendo
    Castelo de Castelo Rodrigo
    Castelo de Monforte
    Castelo de Pinhel
    Castelo de Sabugal
    Castelo de Vilar Maior

    Actualmente, a região é ocupada pelos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal e Vila Nova de Foz Côa (todas no distrito da Guarda; Beira Interior Norte).

    Existem duas cidades históricas: Pinhel (com categoria honorífica de cidade desde 1770 e antiga diocese) e Sabugal (elevada recentemente a cidade {em 2004}).

    As históricas cidades de Pinhel e Sabugal possuem monumentos, assim como as notáveis vilas de Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo e grande parte de outras vilas,aldeias e localizadas em Terras de Riba-Coa, incluindo pelourinhos além de castelos, muralhas e outras fortalezas nas proximidades do Coa,que corre de sul (município de Sabugal) a norte (município de Foz Coa, o qual fica inserido na sub-região Douro).

    Principal rio: Coa; montanha principal de Riba-Coa: a Serra da Marofa; localidades principais: Pinhel, Sabugal, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Vilar Formoso(Vila), Souto(Vila), Alverca da Beira, Freixedas e Pinzio.

    ResponderEliminar
  2. Rio Coa é um rio português que nasce nos Fóios (Sabugal), mais concretamente na Serra das Mesas, a 1.175 m de altitude, próximo da Serra da Malcata. Percorre cerca de 135 km até desaguar na margem esquerda do rio Douro, perto de Vila Nova de Foz Côa, a 130 m de altitude. É dos poucos rios portugueses que efectuam um percurso na direcção Sul-Norte.

    O rio Côa percorre a zona raiana do distrito da Guarda, as Terras de Riba-Côa. Tem um clima marcadamente mediterrânico. A zona de Riba-Côa é dominada por bosques, pinhais, fortalezas (castelos), planaltos e fantásticas paisagens típicas da Beira Interior.

    Cidades na zona de Riba-Côa: Pinhel, Sabugal, Meda.

    Origem do topónimo

    Do latim Cuda posteriormente Coda, com possível origem no pré-celta kut (javali) ou no basco kuto (porco). Está na origem de transcudano, que é relativo a Ribacôa (adjetivo), natural ou habitante de Ribacôa (nome) ou antigo povo da Lusitânia (nome no plural).

    Arte pré-histórica

    Ver artigo principal: Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa

    Nas margens do Côa situa-se um importante núcleo de gravuras de arte rupestre. O sítio foi classificado pela UNESCO na sua lista de Património Mundial em 1998.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Coa

    ResponderEliminar
  3. Muita coisa eu aprendo com os Farrapos.
    E as fotos são lindas.

    Júlia

    ResponderEliminar
  4. Natália Bispo disse:Partilhei mais uma vez, bem-hajas Lelo Demoncorvo!

    ResponderEliminar
  5. Olá sr. Lelo de Moncorvo!

    Tardei mas cheguei...Parabéns ao "retratista"pelas belas fotos

    Irene

    ResponderEliminar
  6. Caro Lelo de Moncorvo.Mais um belo trabalho e belas fotos relativos a terras de Ribacôa (prefiro escrever assim). A 1ª foto é da sua autoria? Poderei utilizá-la como ilustração de entrada para um assunto de interesse histórico que envolve a região de Ribacôa ( com a devida referência ao autor e fonte, como sempre?)
    Com os melhores cumprimentos,
    Leonel Salvado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos são de minha autoria e, claro, pode utilizá-la(s).
      Cumprimentos,
      Leonel Brito

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.