quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Douro e National Geographic associam-se e criam website para promover a região

A National Geographic Society associou-se à região do Douro e, em conjunto, criaram um website interativo e um mapa impresso (www.discoverdourovalley.com) para "abrir" o Douro ao mundo e torná-lo num destino turístico de excelência.
O projeto Geoturismo - Vale do Douro MapGuide, apresentado hoje em Alijó, pretende divulgar o património, cultura, história e pontos turísticos da região duriense, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sua economia através de um turismo sustentável.
Rio Douro -Património da Humanidade (Cadima,Lousa,Moncorvo)
Foto - Arquivo F.M.
Os habitantes, organizações comunitárias, empresas locais e agentes de turismo poderão inscrever no website, de forma gratuita até 05 de maio, pontos de interesses a visitar no Douro como quintas, adegas, museus, trilhos pedestres e unidades de alojamento.
Posteriormente, os redatores do website analisarão as propostas e se forem distintivas e exclusivas do Douro serão integradas no portal eletrónico.
O gestor de programação para Turismo Sustentável da National Geographic Society, Jim Dion, salientou que o website pretende atrair visitantes, maximizar a sua experiência, preservar a bacia do Douro e melhorar as ofertas existentes na região.
Assim, a "missão" da National Geographic é convencer as pessoas a viajar pelo mundo e, neste caso concreto, a visitar o Douro
No website, explicou, vão constar micros, pequenas e médias empresas existentes na região, pelo que o propósito é mostrar aos visitantes a "autenticidade" do Douro.
Por seu lado, o chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, um dos parceiros no projeto, frisou que a região duriense tem de figurar nos destinos mundiais de excelência.
E o website, segundo o responsável, irá agregar o Douro numa rede mundial e tornar os cidadãos ativos e "parte" do processo de divulgação.
"Temos de dar a conhecer o desconhecido, o autêntico e o que de melhor se faz no Douro ", afiançou Ricardo Magalhães.
O dirigente acredita que se o website conseguir projetar o Douro "além-fronteiras", então a região passará de uma terceira divisão para uma Liga dos Campeões.
António Martinho, presidente do Turismo do Douro, explicou à Lusa que o website é "muito interativo", de fácil inserção de dados e pesquisa e possibilita a um habitante da Nova Zelândia conhecer "as maravilhas" da região.
Por isso, o diretor considera fundamental a participação dos operadores e das empresas no projeto.
O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro e também da Câmara de Alijó, Artur Cascarejo, ressalvou que pelo facto de o Douro ter uma "série" de marcas afirmadas, as pessoas pensam que não é necessário fazer mais nada para o promover, mas essa é uma ideia errada.
O projeto vai permitir ao Douro, realçou, um "enorme" retorno económico desde o "mais pequeno" negócio familiar ao "mais complexo" e, assim, todos têm as mesmas oportunidades.
"O que falta ao Douro é projeção internacional e, hoje, qualquer realidade tem de estar em força na internet e redes sociais", ressalvou.
O projeto tem um financiamento de 120 mil euros, comparticipado a 90 por cento por fundos comunitários e pelo Turismo de Portugal e dez por cento pelo Turismo do Douro.
Por Agência Lusa, publicado em 8 Fev 2012 - 15:19

2 comentários:

  1. A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares.

    Esta região, que é banhada pelo Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro, produz vinho há mais de 2000 anos, entre os quais, o mundialmente célebre vinho do Porto.

    Suas origens remontam à segunda metade do século XVII, altura em que o Vinho do Porto começa a ser produzido e exportado em quantidade, especialmente para a Inglaterra.

    Contudo, os elevados lucros obtidos com as exportações para a Inglaterra viriam a gerar situações de fraude, de abuso e de adulteração da qualidade do vinho generoso. Os principais produtores de vinho durienses exigem então a intervenção do governo e a 10 de Setembro de 1756, é finalmente criada a "Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro".

    Nesse mesmo ano o Marquês de Pombal, criou por Lei de 1756 a Região Demarcada do Douro [*** Isto nao e verdade. Em 1756, o Marques criou a Companhia. A demarcacao do Douro e a sua classificacao ja foi feita pala Companhia. ***], que se estendia ao longo do vale do rio Douro e seus afluentes, de Barqueiros até Barca D' Alva. Para demarcar o espaço físico da mais antiga região demarcada do mundo [*** Isto nao e verdade! A criacao das regioes do Tokaji na Hungria e do Chianti na Italia sao anteriores a do Vinho do Porto. Veja-se por exemplo, a texto sobre Appellation na propria Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Appellation ***] foram então mandados implantar 201 marcos de granito. Seis anos mais tarde, no ano de 1761 são colocados mais 134 marcos pombalinos, perfazendo então um total de 335.

    Já em 10 de Maio de 1907, ao abrigo do decreto assinado por João Franco, a região demarcada é novamente delimitada, estendendo-se para o Douro Superior.
    A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica.
    Concelhos Abrangidos pelo Unesco
    Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Murça, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, S. João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, e representa dez por cento da Região Demarcada do Douro.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Vinhateira_do_Alto_Douro

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  2. Carlos Areosa escreveu:

    Excelente iniciativa para ver se se tira esta fantástica região do marasmo a que os políticos e políticas a vetaram!!!!!

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