segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Douro: Empresa de Foz Côa estima concluir investimento de 10 ME até 2018

Vila Real, 14 fev (Lusa) -- A Duorum Vinhos SA, empresa do grupo João Portugal Ramos sediada em Vila Nova de Foz Côa, prevê concluir até 2018 um investimento de 10 milhões de euros na plantação de mais vinhas e na construção de uma adega.
O projeto, que junta os enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, arrancou em 2008, na região do Douro Superior. Na sexta-feira, a Revista de Vinhos atribuiu o prémio Empresa 2011 à empresa, naqueles que são considerados os Óscares dos vinhos em Portugal. José Maria Soares Franco disse hoje à Agência Lusa que esta distinção "é um estímulo" que ajuda a acreditar que o projeto está no bom caminho.O local escolhido para fundar a Duorum foi a Quinta de Castelo Melhor, no Douro Superior, onde foram adquiridos 160 hectares de terreno, por causa do clima, do isolamento e dos solos ainda virgens.


O enólogo explicou que para isso foram comprados 68 artigos (terrenos que pertenciam a vários proprietários), num "trabalho de ourivesaria imobiliária complexo". Parte dos terrenos está inserida em áreas naturais de importância ecológica e a empresa tornou-se pioneira pela sua conduta ambiental, não só ao nível da conceção do seu projeto de desenvolvimento rural, mas também na sua implementação. Recentemente, aderiu à iniciativa Business & Biodiversity, promovida pela Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.José Maria Soares Franco referiu que, do investimento de 10 milhões em curso, estão concretizados 45%. O projeto prevê a plantação de uma área total de 90 hectares de vinhas, 42 dos quais já estão plantados, e a construção de uma adega na Quinta de Castelo Melhor.Em 2011, a Duorum produziu 500 mil litros de vinho, provenientes das vinhas novas, de outras arrendadas junto à quinta (75 hectares) e das vinhas velhas adquiridas entre o Pinhão e São João da Pesqueira.Segundo o responsável, cerca de 70% da produção é exportada para 23 mercados, desde a Escandinávia, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos da América, Brasil e Angola. No entanto, acrescentou José Maria Soares Franco, a Duorum olha ainda com atenção para o Extremo Oriente. O volume de negócios da empresa rondou os dois milhões de euros no ano passado.
Ver:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.