quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"O Lobo e a Aldeia"

Fim-de-semana "O Lobo e a Aldeia"
Malhdas.Foto Albano Nascimento.
A associação ALDEIA e o Grupo Lobo organiza o fim-de-semana "O Lobo e a Aldeia", de 25 a 26 de Fevereiro, em Malhadas, Miranda do Douro. "A relação do homem com o lobo nunca foi pacífica. Para tal contribuíram, entre outros, factores de ordem económica, pela predação exercida sobre os animais domésticos e factores de ordem cultural, que se prendem em grande medida com mitos e crenças falsas. Esta actividade, organizada conjuntamente com o Grupo Lobo, pretende aproximar os participantes da posição assumida e da realidade vivida pelas populações rurais face a este predador, bem como promover o conhecimento da espécie junto das mesmas. Pretende-se de igual modo desmistificar o imaginário colectivo, informar das medidas de prevenção de ataques e sensibilizar para a importância da conservação da espécie. Entre passeios com o pastor e o rebanho, projecção de documentários, tertúlias com pastores e criadores, contadores de histórias, palestras, merenda tradicional e passeios nocturnos, não faltarão bons pretextos para visitar Trás-os-Montes, as suas gentes e paisagens", explicam os organizadores.

Programa:

Sábado: (Malhadas)
10h00 – Recepção dos participantes.
10h30 – Apresentação: “Ecologia e Conservação do Lobo Ibérico em Portugal” – Gonçalo Costa (Grupo Lobo)
11h15 – Apresentação: “Dimensão humana do Lobo” – Francisco Álvares (CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
12h00 – Apresentação: “O Rebanho e o Lobo” – Pamela Raposo (ACOM - Associação de Criadores de Ovinos Mirandeses).
12h45 – Pausa para almoço.
14h30 - Passeio pedestre em habitat de lobo.
17h30 – Documentários.
19h00 - Jantar
20h30 – Abertura da Sessão
Apresentação: “O Lobo: do mito à realidade” - Ana Guerra (Aldeia/Grupo Lobo)
Apresentação: “Métodos de Protecção de rebanhos - O Cão de Gado Transmontano” – José Luís Rosa (Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano).
Apresentação: “Avaliação dos prejuízos atribuídos ao lobo” – Susana Marques e Jorge Amaral (Parque Natural do Douro Internacional).
21h30 – Tertúlia com os pastores locais.
22h30 - Hora do conto - História de Lobos.
23h30 - Caminhada nocturna.
Domingo:
10h30: – Percurso com pastor e rebanho.
13h00 – Pausa para almoço.
14h30 – Passeio pela aldeia (inclui visita à ACOM - Associação de Criadores de Ovinos Mirandeses).
16h00 – Cinema na Aldeia.
17h00 – Encerramento da actividade.
Contactos:
Telem: 96.225.58.27 ou 96.688.87.33
Email: aldeia.eventos@gmail.com

Nota:
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação

1 comentário:

  1. A ALDEIA– Acção, Liberdade, Educação, Investigação e Ambiente, é uma associação que tem como objectivo contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentadona conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições quesobrevivem nos meios rurais.

    Foi constituída no Planalto Mirandês em Julho de 2003 sendo a actual sede em Vimioso. Desde a suaconstituição, esta associação tem promovido acções de educação e formação nasáreas do Ambiente e Conservação da Natureza; divulgação e valorização dacultura e das tradições rurais, e promoção do voluntariado e associativismo.

    AALDEIA aposta no desenvolvimento de actividades em diferentes regiões emparceria com diversas entidades locais, sobretudo do Interior do país.
    Possui diversos protocolosde actuação com faculdades, recebendo diversos alunos que vêm desenvolver osseus estágios curriculares e teses de mestrado coordenados com as linhas detrabalho da associação, tendo já dado a muitos a possibilidade de desenvolveros seus estágios profissionais.
    Para além das actividadescom carácter mais formativo, a associação organiza diversas saídas de campo,percursos pedestres e passeios pelas aldeias transmontanas no sentido dedivulgar as suas paisagens, cultura e tradições.
    De destacar que nestas actividades a população local é fortementeimplicada, acompanhando os passeios, sendo ela própria a guia de descoberta dolocal, e partilhando as suas artes e saberes com actividades de demonstração.
    Próximas actividades da ALDEIA:
    O Lobo e a Aldeia
    25 e 26 de Fevereiro de 2012
    Malhadas - Miranda do Douro
    Mais informações aqui
    Curso de Iniciação às Técnicas Tradicionais de Cestaria
    3 e 4 de Março
    Águas Vivas - Miranda do Douro e Vilar Seco - Vimioso
    Mais Informações aqui
    Saída de Campo para Observação de Aves
    26 de Fevereiro de 2012
    Salinas de Tavira
    Mais informações aqui

    Curso de Iniciação à Apicultura
    9 a 11 de Março de 2012
    Duas Igrejas - Miranda do Douro
    Mais informações aqui

    Workshop: Anatomia e Necrópsia de Aves Selvagens
    23 a 25 de Março de 2012
    Olhão - Quinta de Marim
    Mais informações aqui


    Contactos:
    Apartado 29
    5230-314 Vimioso

    Tel: 962255827 / 919457984 / 965301659

    Correio electrónico: aldeiamail@gmail.com

    http://www.aldeia.org

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.