quinta-feira, 22 de março de 2012

Torre de Moncorvo - Casa da Família Félix













Fotos A.F.M.

Arquitectura residencial, oitocentista e revivalista. Casa abastada de planta rectangular, com as fachadas de dois pisos, de cunhais apilastrados, terminadas em cornija e rasgados por janelas rectilíneas. Fachada principal rasgada no primeiro piso por portal de verga recta ladeado por duas janelas jacentes encimadas no segundo por janelas de peitoril, formando falsos brincos rectangulares. Fachada lateral esquerda de três panos, o central rasgado por duas janelas de sacada comum, de verga abatida e os restantes com janelas de peitoril. Interior com salas do andar nobre, acedidas a partir de corredor, decoradas com trabalhos de estuque revivalistas e neobarroco.


Categoria

Monumento

Descrição

Planta rectangular, desenvolvida horizontalmente, com cobertura em telhado de quatro águas. Fachadas de dois pisos, em alvenaria rebocada e pintada de branco, com faixa pintada a cinza claro, com pilastras toscanas nos cunhais, terminadas em friso e cornija sobrepostas por beiral e de fenestração regular, com vãos de moldura simples em granito. Fachada principal virada a E., rasgando-se no primeiro piso porta central de verga recta ladeada por duas janelas rectangulares jacentes com moldura de capialço, sobrepujadas ao nível do segundo piso por três janelas de peitoril, inferiormente formando falsos brincos rectos, com caixilharia de guilhotina, em madeira, pintada de branco e verde. À fachada adossa-se, no lado direito, muro em alvenaria rebocada e pintada de branco, com portal flanqueado por pilastras toscanas em cantaria de granito, encimadas por pináculos e portão em ferro forjado. Na fachada N. abrem-se, no segundo piso, duas janelas de peitoril. A fachada S. tem três panos definidos por pilastras toscanas em granito; no central, mais estreito, abre-se no primeiro piso, janela de peitoril com gradeamento quadriculado, em ferro, e moldura simples, e, no segundo, duas janelas de sacada comum, assente em cornija, de verga abatida, rematadas por cornija contracurvada, com portadas de duas folhas e bandeira, em madeira pintada de branco, e guarda em ferro, decorada com elementos volutados estilizados. Nos panos laterais, rasgam-se no primeiro piso duas portas de verga recta, tendo ainda no da direita uma janela de peitoril e no da esquerda janelo vertical, gradeado, sobrepujados no segundo piso por seis janelas de peitoril rectilíneas, com caixilharia de guilhotina. A fachada O. apresenta, ao centro, no primeiro piso, um janelo, gradeado, e no segundo piso uma janela de varandim, com guarda em ferro forjado, com decoração geométrica, encimado nos cantos exteriores por pinhas. No INTERIOR, no piso superior, destacam-se cinco compartimentos acedidos por corredor, com tectos de estuque: a sala de jantar, duas salas, o corredor e a varanda fechada, em geral, decorados com motivos vegetalistas e florais.

Acessos

Largo General Claudino

Protecção

Incluído na zona de protecção da Igreja Matriz (v. PT010409160001)

Grau

3

Enquadramento

Urbano, insere-se no pólo central da vila, de malha urbana renascentista, adaptado ao declive do terreno, com a fachada S. virada à fachada lateral direita da Igreja Matriz (v. PT01040916001). Nas proximidades, erguem-se ainda a Casa da Avó (v. PT010409160039) e o Solar dos Pimentéis (v. PT010409160020).

Descrição Complementar

A sala de jantar apresenta medalhão oval central, com moldura rendilhada e decoração fitomórfica, com figuras de índios e motivos tropicais (ananás) e nos cantos motivos vegetalistas, com vaso de flores e carranca de leão; uma outra sala com medalhão central, quadrilobado, com florão ao centro e cantos decorados com rosas e palmeiras entrelaçadas; sala com tecto octogonal em apainelados de estuque, com centro vegetalista estilizado e pingente; o corredor com medalhão circular central, com florão, ladeado por outros dois lisos e outro com tecto estucado liso octogonal.

Utilização Inicial

Residencial

Utilização Actual

Residencial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - Construção da casa sobre baixos pré-existentes, possivelmente do séc. 16, contemporâneos da Igreja Matriz; séc. 19, meados / séc. 20, inícios - realização de obras, fechamento de uma varanda e reparação dos interiores das salas; séc. 19, finais / séc. 20, inícios - era propriedade de Bernardo Doutel de Figueiredo Sarmento; séc. 20, finais / séc. 21, inícios - a casa passou para a sobrinha do anterior proprietário.

Características Particulares

Casa urbana caracterizada exteriormente por grande sobriedade, com duas das fachadas viradas à rua revelando maior preocupação e possuindo esquemas de fenestração diferentes, apresentando a que dá para a Matriz, a mais comprida, três panos e janelas de sacada com verga abatida encimada por cornija do mesmo perfil. A fachada posterior conserva passadiço superior de comunicação, com corpo do outro lado da rua. Interiormente, as várias salas possuem decoração diferente, algumas com tectos octogonais formando apainelados, lisos ou com elemento fitomórfico central, e outros planos com frisos e medalhões. A decoração da sala de jantar assemelha-se muito, de modo geral, à existente na Casa da Avó (v. PT010409160039), no outro lado da praça da Matriz.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada, pilastras, friso, cornija, molduras de vãos e pináculos em granito; caixilharia de madeira; varandins, grades e portão em ferro; algerozes metálicos; tectos em estuque; cobertura em telha de canudo.

Bibliografia

ANDRADE, António Júlio, "Torre de Moncorvo - Notas Toponímicas", Vol. 10, n.º 1 - 2, in Brigantia, Bragança, 1990, p. 280; PEREIRA, Liliana Maria Ferreira Figueiredo, Estuques no Espaço Doméstico - Contributos para Um Itinerário na Arquitectura Rústica e Nobre do Norte de Portugal, com particular Incidência no Douro Superior. Estudo de uma peça. O Solar dos Pimentéis, em Torre de Moncorvo, 2 volumes, Lisboa, (dissertação de mestrado em História da Arte da Universidade Lusíada), Universidade Lusíada, 2003.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 19, meados / séc. 20, inícios - fechamento da varanda e reparação dos interiores das salas.

Observações

Autor e Data

Sandra Alves 2006
Fonte:http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?d=24052

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.