quarta-feira, 14 de março de 2012

Igreja Paroquial de Junqueira / Igreja de São Filipe Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, Adeganha


Foto A.F.M.
Arquitectura religiosa, vernácula e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço de madeira, iluminada por janelas em capialço na fachada lateral direita. Fachada principal em empena truncada por sineira, rasgada por portal em arco de volta perfeita. Fachadas com cunhais perpianhos e rematadas em cornija, a lateral direita rasgada por porta de verga recta. Interior com pia baptismal no lado do Evangelho, junto ao portal axial e retábulo-mor de talha dourada e policromada barroca.


Categoria

Monumento

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, de volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e capela-mor, mais elevada, e de uma na sacristia. Fachadas em cantaria aparente na igreja e em alvenaria aparente na sacristia, com cunhais perpianhos e remates em cornija de cantaria de granito. Fachada principal voltada a O., em empena truncada por sineira em arco de volta perfeita, rematada em empena coroada por cruz; portal axial em arco de volta perfeita, moldurada pelas aduelas com extradorso alinhado. Fachada lateral esquerda virada a N., com porta em arco abatido e moldura de cantaria, no volume da sacristia. Fachada lateral direita virada a S., com porta dintelada e janelas em capialço, uma na nave e outra na capela-mor. Fachada posterior da capela-mor, enquadrada por cunhais apilastrados encimados por pináculos piramidais e rematado em empena coroada por cruz; na sacristia, ligeiramente recuada e em meia-empena, janela quadrada em capialço. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em lajeado de granito e cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira assente em pequena cornija e com tirantes metálicos. Junto ao portal axial, pia de água-benta em xisto, colocada sobre pedestal de granito, e, no lado do Evangelho, pia baptismal em granito, assente em pequeno base circular, de perfil troncocónico e decoração estriada. Porta travessa ladeada por pia de água benta de granito. Retábulos laterais confrontantes, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e ao Sagrado Coração de Jesus, em talha dourada e policromada. Arco triunfal em arco de volta perfeita, assente em pilastras e com arestas biseladas, acede, por dois degraus, à capela-mor com paredes e cobertura semelhantes às da nave e pavimento em lajeado de granito. Retábulo-mor de talha dourada, de planta recta e de três eixos definidos por quatro colunas torsas com espira fitomórfica, assentes em consolas com anjos atlantes; no centro, tribuna em arco de volta perfeita, com o fundo em painel de madeira em branco e envolvida por larga moldura de flores; nos eixos laterais, painéis rectilíneos, encimados por friso de acantos, ao centro dos quais, surge painel de menores dimensões, com perfil de volta perfeita, pintado com motivos fitomórficos; as colunas prolongam-se em duas arquivoltas torsas, a exterior de perfil abatido, interceptando-se na zona central, com fecho comum, constituído por pequeno anjo; altar em forma de urna, ladeado por apainelados de decorado vegetalista policroma. No lado do Evangelho, porta de verga recta com moldura de cantaria, de acesso à sacristia.

Acessos

Rua da Igreja

Protecção

Inexistente

Grau

2

Enquadramento

Rural, isolado, situado num vale, em que se enquadra a aldeia, Vale da Vilariça, junto ao sopé da arriba O. do planalto da Adeganha. A igreja localiza-se no limite S. da povoação, no centro de um pequeno adro, sobrelevado a O., pavimentado com cubo de granito e delimitado apenas a S., pelo muro do cemitério, a O., por muro de socalco e gradeamento, e a N. por muro de alvenaria. O acesso principal faz-se por escadaria de oito degraus à esquerda da frontaria. No adro encontram-se reunidas diversas peças arqueológicas recolhidas em sítios arqueológicos próximos: mós manuárias proto-históricas, epígrafes funerárias e colunas do período da romanização, pedras com inscrições.

Descrição Complementar

Retábulo lateral do Evangelho de talha policromada com marmoreados fingidos de rosa, verde, bege e dourado, de planta recta e um eixo definido por duas colunas de fuste liso com cartela assimétrica ao centro, capitéis coríntios e assentes em plintos paralelepipédicos, decorados com cartela; possui painel central emoldurado e com o fundo pintado com flores sobre fundo azul celeste, onde se inscreve mísula; remate em friso, cornija e, ao centro, enorme cartela com decoração concheada, tendo a representação de uma estrela, símbolo mariano; altar paralelepipédico, flanqueado por pilastras e com painel de ângulos recortados central. No lado da Epístola, apenas se mantém o altar, semelhante ao anterior.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1201, 12 Janeiro - Junqueira da Vilariça recebeu foral de D. Sancho I; 1258 - nas Inquirições de Afonso III, declara-se que a paróquia de "Sancti Jacobi de Junqueira" era do domínio real; séc. 16 - provável construção da actual igreja; séc. 17 / 18 - execução do retábulo-mor; séc. 18 - provável remodelação ou ampliação da nave; construção da sacristia; séc. 18, último quartel - feitura dos retábulos laterais; 1796 - Mascarenhas possuía 80 almas e a igreja de São Filipe e Santiago da Junqueira era Vigairaria de apresentação do Reitor da Adeganha, com um rendimento anual de 40 mil réis.

Características Particulares

Igreja com várias fases de construção, como se depreende da análise dos paramentos: as paredes da frontaria e da capela-mor apresentam uma estereotomia semelhante, em aparelho pseudo-isódomo que deverá corresponder à primeira fase de construção do edifício; as paredes laterais da nave, especialmente do lado S. apresentam um aparelho irregular embora ainda constituído por pedras de cantaria, poderá corresponder à remodelação / ampliação da nave; por fim o aparelho da sacristia, em alvenaria de granito reflecte também dois momentos de construção, primeiro da sacristia propriamente dita, junto à capela-mor e depois, a sua ampliação em aparelho de alvenaria ainda de menores dimensões. No interior destaque para os retábulos laterais, em talha rococó, e para o retábulo-mor, que embora já intervencionado, mantém algumas características da talha barroca nacional, mas com elementos que indiciam uma construção tardia, em que os elementos joaninos começavam a despontar. Possui pia de água benta em xisto, assente em pedestal de granito.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes de igreja em cantaria e, da sacristia, em alvenaria; tectos e retábulos em madeira; pavimento lajeado de granito; cobertura em telha; janelas com vidro simples.

Bibliografia

ALVES, Francisco Manuel, Memórias Arqueológico-Históricas de Distrito de Bragança, Porto, 1911-1948; MENDES, José Maria Amado, Trás-os-Montes nos finais do séc. XVIII, Coimbra, 1981.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / CMMoncorvo: 2000 / 2001 - intervenção geral de conservação do edifício e restauro dos retábulos (o retábulo lateral da Epístola encontra-se em restauro).

Observações

Autor e Data

Miguel Rodrigues 2001
FONTE:http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=21544



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.