quarta-feira, 7 de março de 2012

MONCORVO - FESTAS


Nota: Para abrir a página(ampliar a foto), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação

Borrego ganha Fim-de-Semana Gastronómico

De 9 a 11 de Março, Torre de Moncorvo acolhe o I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente.
Trata-se de uma iniciativa que visa promover os pratos de borrego, que são uma tradição no Douro Superior, bem como fomentar a criação e o desenvolvimento dos rebanhos da ovelha da Churra Terra Quente (uma raça autóctone), criando assim uma mais valia económica para o território.
Refira-se que o solar da raça “Ovelha Churra da Terra Quente” e o respectivo livro genealógico estão no concelho de Torre de Moncorvo.
Durante o Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, os visitantes têm a oportunidade de provar os diversos pratos confeccionados com borrego pelos restaurantes “as Piscinas”, “o Frango”, “o Lagar”, “os Temperos d’Ouro”, a Taberna do “Carró” e ainda “Ventagreste (o Artur)”. Em todos serão servidas várias especialidades, destacando-se o borrego assado na brasa e no forno, arroz de miúdos, estufado, ensopado e ainda a celebre caldeirada.
As sugestões de entradas passam pelo queijo terrincho e terrincho velho, bem como amêndoas torradas e as sobremesas pelo requeijão ou queijo com doces tradicionais e bolos de amêndoa, não esquecendo as tradicionais amêndoas cobertas, tão populares nesta região.
Este I Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente é uma iniciativa da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Douro Superior, Associação de Desenvolvimento e da Associação dos Comerciantes e Industriais do Concelho de Moncorvo e conta com o apoio do PRODER.
O I Fim-de-Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente integra-se na IX Feira dos Produtos da Terra e dos Stocks e na promoção do cartaz turístico das Amendoeiras em Flor.

1 comentário:

  1. O ARTUR saiu da PISCINA com fome ,pensou comer um FRANGO à LAGAReiro com OS TEMPEROS D'OURO,foi à TABERNO DO CARRÓ ,sentou-se e pediu.
    Oh! homem de deus não sabe que estamos na SEMANA DO BORRÊRRO?
    -Bote lá,com tinto.
    Noitibó

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.