sexta-feira, 18 de maio de 2012

Felgar - 1984

Fotografias de Joaquim Lobo.
Cedidas por  Ernesto Jesus Carneiro
 Para os "pucareiros" legendarem.

14 comentários:

  1. Joaquim Proença Lobo (Lisboa, 22 de Abril de 1944 - Lisboa, 4 de Julho de 2011) foi um fotojornalista português.

    Em mais de 50 anos de carreira, passou por diversas redacções (Diário da Manhã, revista Flama e A Capital) e foi um dos fundadores do grupo editorial Projornal que publicou jornais como O Jornal, Se7e e O Bisnau, entre outros.[1]

    Foi um dos únicos fotojornalistas a registrar a proclamação da independência de Angola em 1975. Em 2011 as fotografias foram mostradas no âmbito da exposição Os dias da independência – Angola 1975 no Arquivo Municipal de Lisboa
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tudo na vida há um principio,suas etapas e um fim,cujos meios solidários se exprimiram com devoção,com trabalho e inteligência.
      Alguns dos fins a que se propuseram estes " Farrapos da Memória",marca indelevel do seu criador o Lelo, forma atingidos. Agradecemos ao Leonel Brito esta Janela de cultura e de memória passada e futura que tantas alegrias e algumas ( poucas ) polémicas trouxe aos seus leitores.
      Aliás estou convencido que o seu " fim " não era criar polémica.
      Ao longo de milhares de "postagens", certamente que se associaram muitas alegrias capazes de "esfarraparem" quietudes e de nos convidarem a todos os dias a abrir " Os Farrapos".
      Vemos estas páginas como um contributo para a valorização cultura dos Transmontanos de Moncorvo e de outras paragens. Eu como felgarense, de Moncorvo e cidadão deste mundo, tenho pena, tal como muitos outros o sentirão de igual modo..

      Antes de terminar Um Muito Bem Haja ao Leonel Brito,e porque ele não leva a mal se o tratarmos simplesmente por Lelo, já que era assim que na sua juventude moncorvense assim o tratavam.. mais uma vez lhe envio de aqui um Grande Abraço de amizades que se vão construindo..

      E que no futuro outros " Farrapos possam" escrever e recordar,tal como o António Júlio e outros o fizeram com o recurso à " Caderneta de Lembranças" que nos idos de 2010 a 21/05/2012, O Lelo muito deu de si a Moncorvo deixando-nos testemunhos de grande valia e de boa memória..

      E que todos contrbuiram, se mo permitem, com as suas achegas e comentários tenham muita saúde e que sejam felizes,parafraseando alguém..

      Artur Salgado

      Eliminar
  2. Artur Ledesmaescreveu: ‎Antonio Ginja, reconheces a foto da esquerda?

    ResponderEliminar
  3. Antonio Ginjaescreveu: Sim, conheço,foi a primeira fóto que vi da casa onde me criei

    ResponderEliminar
  4. Toze Carneiro escreveu: Muitos piolhos se mataram debaixo daquela varanda--

    ResponderEliminar
  5. Antonio Ginja escreveu:No teu tempo ainda avia piolhos?era o soalheiro da vizinhança,e

    ResponderEliminar
  6. Artur Salgadoescreveu: Rapazes cuidado! Agora fazemos uma pausa pois as vacas do Ti Cândido já beberam no tanque do Olmo e estão quase a chegar para entrar na loja. E se tinham que alçar mãos e patas pois o primeiro degrau era alto. Agora vamos mudar de campo. Ora alarga lá as pedras que servem de baliza. Não faças batota. Já encurtaste a baliza e assim não vale.

    ResponderEliminar
  7. Artur Salgado escreveu:
    Eh pá cuidado a bola saltou para o milho do Ti Seixas.Vai depressa e esconde-te atrás do palheiro do Senhor Conde se não ficas sem bola quer seja de trapos quer seja da bexiga do porco, toda suja e com o baraço quase a desprender-se. Agora o Branquinho joga na minha equipa.Se fosse marcar à fisgada quem ganhava de certeza era o Chico Mau! Quem é esse? È irmão do Manel, da Maria Augusta, da Cãndida e do nosso Tony americano. Sim são os filhos do Ti Comprido,bom homem de aguilhada em riste, chapéu de aba larga e a fralda da camisa a descair um pouco pelas alturas do cinto. Agora ficas tu a guarda - redes que o Fernando e o Manel do Ti Alcides são bons a rematar. Estás a ouvir a Tia Marquinhas? Oh rapazes por hoje já chega. Já tocaram os sinos e são horas de ir para casa. Mas eu não ia logo ficava ali com o meu tio César Camilo naquela casa fronteira à esquina da que aparece na fotografia de 1984 com varanda em equilíbrio instável e ficava a ouvir rádio. Naquela é poca não havia muitos e o do Ti Cèsar Camilo era bem grandinho e preto..Que maravilha ouvir os relatos do Benfica: e a ouvia-se tão bem o relato do Artur Agostinho: Coluna adianta o esférico, na ala esquerda recebe Simões dribla um dribla dois centra e como se de uma pantera se tratasse surge Eusébio de frente para a baliza GOOOOOOlo..agora vamos para intervalo. e reparem bem na fotografia de 1984,vizinha da Santa Bárbara e o Ginja a dizer: vou guardar esta fotografia pois eu não tinha nenhuma da nossa antiga Casa..Saúde para todos,

    ResponderEliminar
  8. Antonio Ginja escreveu:
    Adoro responder, ao Artur,e ele está 98%,certo,Mas o ti Comprido,era o meu avô,e o meu lider,o homen,com muitas profissòeis,e que eu como criança,nào compreendia,esse tank,que ezistia no Holmo,e toda a primeira encanizaçào,da água nos marcos,foi ele que fez,depois de chegar da Califórnia,onde viveu 11 anos,as envensoeis,que ele uzáva no dia a dia,eram extraordinárias,o pai do T'o Manel,que o diga:O especialista da fisga,transformou-se,num cordeiro manso,e a outra ,é a Maria da Conceiçào,Essa casa foi pena nào me ter topado a min,o lugar mais lindo do Felgar,onde todos os rapazes,brincavam,e a Santa Bárbara,era o lugar mais visitado do Felgar,das crianças,aos rapazes,aos estudantes,e aos Doutores,mas nós.....estáva-mos,sempre lá,mas tudo se acabou,só as saudades,ficaram.

    ResponderEliminar
  9. Carlos Seixas escreveu:
    Francisco Augusto Ginja, nasceu em 1882, casou em 2ª nupcias em 1922 e aí declarou que viveu 2 anos em Fall River e 6 anos em S.Francisco, tendo então ainda regressado para a America para completar os 11 anos referidos. Era o dono da dita casa na Santa Barbara, local aprazivel para o soalheiro e que bem recordo por ter sempre presente ver lá assentado ao sol o Cândido Augusto Ginja, irmão daquele, e que usava um chapéu espetacular. Recordo quando a casa derruiu e por ver as pessoas que estão na foto sei que esta não pode ser de 1984, mas sim devemos recuar aí uns 10 anos.

    ResponderEliminar
  10. Antonio Ginja escreveu:
    Obrigado Carlos,pela informaçào,que foste encontrar,e para meu beneficio,e que mesmo eu, o Neto mais velho,e o mais atrevido,desconhecia,e que eu nunca iria saber.Também ,tinha notado para mim,que a data referida,na anterior,nào podia dar,com o que eu me lembrava da dita casa,visto o meu pai,também de nome Candido,ter vindo para junto de mim,U S A,em 79,e a casa já tinha caido,máguas,que só eu é que sei.Esse cantinho,nunca estava sózinho,e ali tudo se discutia,e esse meu tio Candido,e avô,do António Ginja,estava sempre lá,cláro,aquilo era do Irmào dele.Do chapéu,ele dizia,dessa maneira o chapéu,durava mais tempo,visto a agua,nào parar lá.

    ResponderEliminar
  11. Julia Mesquita Ginja escreveu:
    Ò Artur Salgado uma das filhas do tio Cândido chama-se Maria da Conceição e não Cândida como tu referes.Duas das pessoas que estão na foto são a Adelaide Ferreira mulher do Coelho e a sobrinha a São Ferreira, eu ainda me lembro bem da noite que a casa caiu estando toda a gente preocupada com o tio Cândido quando ele surge lá de dentro com a sua calma a dizer "estou aqui" e estava bem graças a Deus, a parte onde ele dormia não caiu.

    ResponderEliminar
  12. Antonio Ginja escreveu:‎^Nào fiques,com duvida,prima ,calma,com tinha o ti Candido Ginja,meu pai,e outro Candido Ginja,teu avô,nào á mais disso,por isso é que eles chegou,aos 95 anos,e sem grandes probelmas,Lelo de Moncorvo,preciza-mos,mais fótos dessas,para recordar,e reviver o passado, (Thankyou)

    ResponderEliminar
  13. MEUS AMIGOS TOMEM ATENÇÃO SOU ALGUNS ANOS MAIS NOVO QUE AQUELES POR AQUI OPINAM MAS ESTA FOTO É CONCERTEZA DE 1976,77 AFILHA DO TI GINJA ,EU E AMINHA QUERIDA IRMÃ E RESTANTES MEMBROS DA FAMILIA LEMBRO-ME PERFEITAMENTE DA QUEDA PARCIAL SOBRE O CAMIÃO DO CARRASQUEIRA PAI DO LUIS,ANTONIO,FRANCISCO,TERESA E ESPOSA DO FALECIDO ABILIO .EM RELAÇÃO AO MEU QUERIDO TIO CESAR CAMILO EM 1984 MORAVA JA NOS BARREIROS ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.