terça-feira, 26 de julho de 2016

Moncorvo - Foral Manuelino (500 anos 1512/ 2012)

Depois do foral concedido a Torre de Moncorvo pelo Rei D. Dinis em 1285, a quatro de Maio de 1512 o Rei D. Manuel I concede novo foral à Vila de Torre de Moncorvo. Durante o ano de 2012 o Município de Torre de Moncorvo prepara inúmeras actividades para festejar os 500 anos do foral manuelino. No dia 5 de Maio, Sábado, pelas 15h00, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo, iniciam-se as comemorações com a inauguração da exposição “D. Manuel I e o seu tempo…” e com a apresentação do livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História” de Dr.ª Maria da Assunção Carqueja.
 A exposição é organizada pelo Município de Torre de Moncorvo, é essencialmente documental e visa o período de governação de D. Manuel I. O livro “Torre de Moncorvo: Quadros da sua História” é da autoria de Dr.ª Maria da Assunção Carqueja, natural do Felgar, e ilustrado pela Arq.ª Isabel Rodrigues Konrad e será apresentado pela Dr.ª Adília Fernandes.
 Maria da Assunção Carqueja é licenciada em Ciências Histórico Filosóficas e além de vários livros de poesia que já editou é autora de várias obras de investigação sobre o nosso concelho como “Subsídios para uma Monografia da Vila de Torre de Moncorvo” (1955), “Subsídios para o Estudo das Ferrarias do Reboredo” (1961), “Felgar” (2006), este escrito em parceria com Adriano Vasco Rodrigues e “Documentos Medievais de Torre de Moncorvo” (2007).
 Durante todo o ano haverá outros programas inseridos na comemoração do Foral Manuelino como teatro, conferências, música, oficinas e workshops no Arquivo Municipal, caças ao tesouro e a exposição “ O Último Quartel do Poder Local Democrático”.
 Juntamos em anexo convite para a sessão.
http://www.torredemoncorvo.pt/torre-de-moncorvo-comemora-500-anos-do-foral-manuelino
Ler mais:

http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/10/moncorvo-justa-homenagem.html

http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/01/torre-de-moncorvo-escaparate-i.html

http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2011/02/torre-de-moncorvo-revista-do-cepihs.html

Nota:
Para abrir a página(ampliar a imagem), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.

Reedição de posts desde o início do blogue.

3 comentários:

  1. A biblioteca devia ter o nome da doutora Maria da Assução Carqueja.Era a melhor maneira de saldar a dívida que todos moncorvenses têm para com a sua obra.
    LAG

    ResponderEliminar
  2. E estes 500 anos de História deviam ser condignamente comemorados.
    Aguardemos o programa detalhado.

    Uma moncorvense

    ResponderEliminar
  3. 500 ANOS ! E contando mais 227 a partir do 1º foral e ainda os anos que estão para trás e não são contados, é realmente muito tempo. Muita História!
    As comemorações começam de forma excelente. Parabéns ao Município e aos intervenientes.
    Só lamento não poder estar presente.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.