sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Livro dos Provérbios ,por Salvador Parente

«Ditados velhos são Evangelhos», diz o provérbio. E há provérbios para todos os gostos e para todas as situações: «Para cada ocasião, tenha um provérbio sempre à mão». Salvador Parente reúne nesta obra um número impressionante de entradas, mais de 40 000, contribuindo assim para o esclarecimento do conceito de provérbio e para um maior conhecimento da nossa língua e, naturalmente, da nossa cultura porque carregados de história e simbolismo os provérbios representam frequentemente a filosofia de uma época e definem a idiossincrasia de uma bem determinada gente. O livro está organizado de forma alfabética, ou seja, pelas iniciais das primeiras palavras dos provérbios, mesmo quando se trata de preposições, pronomes ou artigos. Desta forma, o autor pretende facilitar ao máximo a tarefa da consulta.
Salvador Parente nasceu em Águas Santas, freguesia de S. Tomé do Castelo, concelho de Vila Real, a 1 de Fevereiro de 1934. Ingressou no Seminário de Vila Real em 1944 e concluiu o curso de Teologia em 1956 sendo ordenado dois anos depois. Foi professor de várias disciplinas (Latim, Português, Matemática, Fisico-Química) e pároco em diversas localidades dos concelhos de Sabrosa e de Vila Real. Em 1979 termina a licenciatura em Filosofia na Universidade do Porto. É investigador da cultura popular, com obras diversas e participação em dezenas de colóquios, seminários, congressos.
Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

1 comentário:

  1. Para mim que saí de Caravelas de Mirandela 50 anos atrás, é sempre uma satisfação encontrar novos Blogs, outras paginas, outros conterrâneos!...
    Parabéns pelo livro e assim que puder ir à Santa Terrinha (como se diz por cá) tentarei lê-lo de alguma maneira.
    Abraço Transmontano e até breve
    Silvino Potêncio
    Emigrante Transmontano em Natal/Brasil
    www.silvinopotencio.net

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.