quinta-feira, 5 de julho de 2012

BARRAGEM DE BEMPOSTA -1964



Fotos cedidas por Arnaldo Firmino
Ver:http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2012/07/bemposta-1964.html
http://pt.scribd.com/doc/38552438/El-Gran-Canon-del-DUERO-la-construccion-de-ALDEADAVILA-1957-1987-IBERDROLA

2 comentários:

  1. Belas imagens da barragem de Bemposta. Mais uma vez parabéns ao blog Farrapos de Memória

    ResponderEliminar
  2. A freguesia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, recebeu equipamentos e infra-estruturas no valor de dois milhões de euros, resultantes de um protocolo assinado entre Câmara e a EDP.
    Os investimentos estão inseridos nas medidas de compensação resultantes das obras de aumento de potência levadas a cabo recentemente pela eléctrica na barragem de Bemposta.

    A freguesia foi dotada de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais que vai «resolver os problemas da localidade em matérias de saneamento».

    Em paralelo, foi ainda inaugurada a central de captação de água a partir do rio Douro para o abastecimento público à freguesia e parte do concelho de Mogadouro que, através de um sistema de adutoras, transportam a água até um depósito situado em Brunhosinho.

    Neste conjunto de obras foi ainda construído e aberto ao trânsito um nó rodoviário que fará o escoamento do tráfego que se dirige para a fronteira com Espanha e o centro urbano de Bemposta.

    Outra das obras foi a repavimentação e corte de curvas na EN221-7, que faz a ligação entre Bemposta e o IC5.

    A intervenção resulta de uma parceria entre o município, Estradas de Portugal e EDP, em que a eléctrica se comprometeu a financiar obras que custam um milhão de euros.

    Segundo fonte da EDP, estas intervenções acontecem «num momento certo», já que vão ajudar a atenuar algumas «deficiências ambientais» que existem naquela localidade raiana - uma nova captação de água da albufeira, no paramento da barragem, com a instalação de duas novas bombas submersíveis.

    A renovação da Estação de Tratamento de Águas, incluindo a renovação e modernização dos equipamentos de tratamento de água, aumenta assim a qualidade do tratamento e diminui os custos de operação/manutenção.

    Foi ainda efectuada a substituição e reforço das condutas adutoras nos troços entre a captação e a Estação de Tratamento (600 metros) e entre a Estação de Tratamento e o reservatório 'João Garrido' (1600 metros).

    Outras das intervenções passou pela instalação de fibra óptica nesses mesmos troços para as instalações de comando e controlo, incluindo um sistema de alarme remoto, com envio de mensagens para o telemóvel dos operadores com os erros que ocorrerem na estação de tratamento.

    Lusa/SOL

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.