domingo, 7 de julho de 2013

Nucleo Museológico da Fotografia do Douro Superior- Quarto Aniversário



O Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior fica localizado a escassos metros da Câmara Municipal, da Casa da Roda, da Igreja da Misericórdia, da Capela do Sagrado Coração de Jesus e das ruínas do Castelo de Torre de Moncorvo. Muitos motivos para visitar este Concelho.
No Núcleo poderemos encontrar uma grande colecção de máquinas fotográficas, um leque muito diversificado de literatura associada à imagem, fotografias na ordem das 250 mil em negativos e chapas desde 1896.
No arquivo encontram -se impressões fotográficas do Padre Adriano Guerra, do Sr. Zeca Peixe, do Padre Castro, do Dr. Horácio Simões, do Dr. Santos Júnior, do Sr. José Manuel Carva e de Arnaldo Silva.
As portas do Núcleo ficarão permanentemente escancaradas aos restantes fotógrafos do Concelho e demais amantes da fotografia.(Texto de inicio na página oficial do N.M.F.D.S.)

O editor do blogue saúda o professor Arnaldo Silva pela sua contribuição na  divulgação e preservação dos nossos valores culturais. 

Nota:Toda a informação sobre o Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior em:
http://www.fotonucleodourosuperior.net/
Reportagem de inauguração:
http://descobrirmoncorvo.blogspot.pt/2009/07/inauguracao-do-nucleo-museologico-do.html
http://www.youtube.com/watch?v=P-59K5CUr2k
http://videos.sapo.pt/QDmNz96w405EVowzZRJK
http://noticiasdonordesteultimas.blogspot.com/2011/04/torre-de-moncorvo-projecto-de-arquivo.html

5 comentários:

  1. Parabéns ao Prof. Arnaldo Silva, por esta obra notável e tanto mais de admirar, pois que o obriga a um trabalho imenso e não lhe traz quaisquer proventos de natureza financeira.
    Num tempo tão difícil como o que atravessamos, em que a ganância e o lucro são a mola que impele a corrupção e a mentira, só pode ser de louvar o trabalho do Prof. Arnaldo.

    Bem haja, Amigo.

    Júlia Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Prof. Arnaldo Silva, por esta obra notável e tanto mais de admirar, pois que o obriga a um trabalho imenso e não lhe traz quaisquer proventos de natureza financeira.
    Num tempo tão difícil como o que atravessamos, em que a ganância e o lucro são a mola que impele a corrupção e a mentira, só pode ser de louvar o trabalho do Prof. Arnaldo.
    Bem haja.
    Digo o mesmo apenas retiro a palavra amigo pois infelizmente não o conheço nem o museu.Há 30 anos que não vou a Portugal.
    Um moncorvense em França

    ResponderEliminar
  3. PARABÉNS!
    ESTAMOS TODOS.LONGOS ANOS DE VIDA PARA SI E AO "NOSSO" NUCLEO.
    lUIS gUARDADO

    ResponderEliminar
  4. Uma pergunta.Porque não aparece o N.M.F.D.S. na propaganda turistica da cãmara nem da região do Douro?É por ser particular mas aparece a Oficina Vinária.Diga quem sabe se é que é que há álguem que saiba !
    Birras,arrufos,invejas,e outras coisas emterrem tudo no buraco do castelo e orgulhem-se do que está feito.
    Todos estamos em dívida com o professor Arnaldo.Ele hipotecou a sua casa para realizar este sonho, outros recebem bons honorários para assobiar para o lado.

    Meencorvo

    ResponderEliminar
  5. Parabéns aos meus queridos e mui amigos Arnaldo Ilda, Inês e Bernardo.
    Obra conseguida com esforço,luta, apoio e coragem no seio de família exemplar, revelando serem pessoas de alta estirpe!
    Só um homem com "H" grande, de cultura, e visionário, fazia um Espaço Museológico sobre fotografia do Alto Douro desde 1896-, nota de alto valor cultural, meritório para o presente, e gentes vindouras que muito deve honrar Torre de Moncorvo. Não fosse obra bastante, dos escombros teimou na recolha de cacos e caquinhos de cerâmica e faiança-, quase 6000 fragmentos...as pesquisas e bastante estudo o levaram a ser escolha para orador do 1ª CONGRESSO DE FAIANÇA INTERNACIONAL QUE DECORREU NO MUSEU DE ARTE ANTIGA EM LISBOA.
    Passo importante que deu sozinho com o apoio da família para voltar a pôr Torre de Moncorvo no mapa com mais um trabalho digno, de alto valor credetício, sem contudo ser perito na matéria, a ela se atirou com "unhas e dentes" numa teimosia desenfreada de cariz apaixonado, dedicou-se de corpo e alma ao estudo do espólio, em o dividir, com isso atestou que desde o séc. XVI Torre de Moncorvo já era rota obrigatória e importante da passagem de povos.
    Sendo esposo, pai,professor, amigo do seu amigo e hortelão, ainda ter tempo para dar brilho e expansão cultural a uma terra, que não sendo sua de nascimento, sim da Ilda -, é mérito honroso bastante!
    Tive conhecimento que o staf camarário por maioria em Assembleia acedeu agracia-lo pelo alto feito. Embora tarde, mais vale agora que nunca!
    A meu ver o pelouro da cultura deveria em tempo oportuno ter patrocinado a sua estadia em Lisboa, e transportes. Mais,deveria incluir o Espaço Museológico nos roteiros turísticos, mantendo-o aberto para quem o quiser visitar ou estudar, patrocinando o Espaço -, porque por muita vontade que se tenha, o fato de ser funcionário público não se aufere assim um grande ordenado para suportar tanta despesa com casas, filhos a estudar, contribuições, e outras.
    Para pensar!
    Remato, fazendo fé que o assunto seja motivo refletivo para as eleições que se avizinham. Acredito que é possível ainda viragem e teimosia bastante no querer continuar na liderança -,aproveitando este ensejo inovador de lufada de ar fresco cultural, deixo o mote-, agir em prol do desenvolvimento, da cultura , da expansão, em saber aproveitar as boas novas das barragens que se avizinham com a chegada de turistas, no todo, expandir a vila para um dia destes se tornar cidade!
    Um abraço afetuoso para as gentes de Torre de Moncorvo que me acolheram em família. Amei voltar -, vai fazer um ano este mês.
    Um beijo carinhoso para os meus queridos amigos que estão sempre no meu coração, sobretudo a Ilda que me tratou como se fosse uma irmã.
    Já do Arnaldo temos a cumplicidade dos cacos, da fotografia, da conversa, dos comes e bebes, de andar no terreno a ver estradas romanas, medievais, interagir com as pessoas.
    As terras só se engrandecem quando reconhecem e valorizam o valor e trabalho dos seus cidadãos!
    Bem hajam as gentes de Torre de Moncorvo!
    Isabel coimbra

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.