quinta-feira, 5 de julho de 2012

“Toques de Sinos na Terra de Miranda” de Mário Correia [contém CD-ROM]

É a primeira edição discográfica do género em Portugal "Toques de Sinos na Terra de Miranda" compila registos sonoros reais de uma dezena de aldeias da região do planalto mirandês. O álbum vai ser colocado no mercado através de uma edição do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, de Sendim, em Miranda do Douro.
Apesar da existência de alguns registos esporádicos de toques de sinos, o disco representa um trabalho pioneiro de estudo, análise e recolha. Segundo Mário Correia, director do Centro e autor da obra, a recolha preserva sons característicos de aldeias que estão a desaparecer - em muitos dos casos, a evolução tecnológica está a aniquilar um património tradicional, uma vez que os sinos estão a ser substituídos por mecanismos eléctricos. Para Mário Correia, este trabalho representa também uma homenagem aos velhos tocadores de sinos das aldeias do planalto mirandês.
Por outro lado, o CD é ao mesmo tempo o retrato sonoro da paisagem. "Parafraseando Michael S. Rose, "uma igreja não deve ser apenas vista, mas também ouvida". Na opinião do especialista, os visitantes dos templos, muitas das vezes, apenas contemplam o seu estilo arquitectónico ou o seu espólio, mas uma igreja é muito mais do que isso – é também o seu património sonoro, salienta o autor.
Os sinos e as campainhas acompanham o homem desde tempos imemoriais, assumindo várias e distintas funções, mas sempre estando presentes nos momentos mais importantes da vida colectiva. Para lá de se destinarem a produzir determinados sons, com usos específicos e funções, trata-se de um instrumento de todo indissociável dos ciclos vitais do Homem, não raras vezes assumindo as funções de rituais e usos mágicos. E da paisagem sonora já desapareceram muitos dos sons determinados pelas actividades agrícolas, fazendo-se cada vez mais ouvir os ruídos de algum desenvolvimento. Francisco Pinto [Jornal de Notícias]
Disponível na Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro em Vila Real...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.