domingo, 26 de agosto de 2012

LARINHO -Festas de Santa Luzia


 
Fotografias enviadas por Nuno Beira.
Nota: Para abrir a página(ampliar as fotos), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.


3 comentários:

  1. História

    A aldeia do Larinho é povoada desde o Neolítico, exemplo disso são os machados que aí têm sido encontrados, assim como o aparecimento de uma mó manuária no lugar de Pinhal.
    O primeiro documento escrito em que a povoação é referida data de 1326 e faz parte do Arquivo Municipal de Moncorvo. Pensa-se que o topónimo de Larinho vem de terra de pinheiros, no entanto há também quem defenda que o nome vem de Oleirinhos, pois o Larinho seria assim uma terra de oleiros. Os habitantes da aldeia têm outra explicação, esta por sua vez lendária, para o termo. Segundo o povo, Larinho vem de Larzinho, um lar pequenino. O primeiro habitante teria sido um homem que foi para ali desterrado pelo juiz por ter cometido um crime. Acabado o tempo de desterro voltou para casa, mas para se despedir da família, dizendo que naquele lugar encontrou a paz e que tinha construído lá um Larzinho.
    No termo da aldeia situa-se a Zona Industrial, onde se encontram a maior parte das empresas do concelho, que tem permitido dar ocupação a grande parte da população desta freguesia, mas também de outras mais próximas.
    A Igreja matriz, edificada em 1780, apresenta um estilo Barroco. Nesta freguesia, encontram-se algumas casas que se destacam em cantaria, mas solarengas, o que nos lembra que por lá também houve muita riqueza.
    http://www.torredemoncorvo.pt/larinho

    ResponderEliminar
  2. Toze Oliveira escreveu: Lindo...

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha visto a procissão do Larinho porque é sempre no mesmo dia de a de Mòs !!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.