sábado, 17 de agosto de 2013

P'rà Júlia, por Rogério Rodrigues

O meu nome é Júlia.
Desde os romanos
que o meu nome é Júlia.
Podia ser Augusta
porque nasci em Agosto.
Mas o meu nome é Júlia.
Desde os romanos
que o meu nome é Júlia.

Nasci quando até a brisa era quente
e nada corria a não
ser o tempo na Corredoura.
Mas desde os romanos
que o meu nome é Júlia.

Não sei se há flores com este nome
ou sirocos ou tempestades
ou tsunamis ou tufões
com o meu nome.
Talvez haja.Mas insisto:
desde os romanos que
o meu nome é Júlia.

Cairam inpérios
nasceram impérios,
o Tempo brincou com o Tempo,
mas digo-vos:
o meu nome é Júlia
desde os romanos que é Júlia.

Não insistam: dizem que
escrevi livros
que abracei netos
que soube que há
sofrimento e morte,
mas não insistam.
Por favor não insistam.
O meu nome é Júlia.
Desde os romanos que o meu nome é
Júlia.

Amores sem tempo,
ternuras sem medida,
esperanças sem espera,
utopias leves para não
incomodar o vizinho,
a corredoura mátria,
as ruas pequenas
que a memória tornou maiores.
Não insistam que eu repito:
sou a Júlia
Júlia desde os tempos dos romanos,
quando ser Júlia
era olhar o Mundo
sem ter medo dele.

Júlia, nada mais tenho para lhe oferecer, além deste momento de terna amizade. Parabéns.

Poema de Rogério Rodrigues ,dedicado à escritora moncorvense Júlia Barros Ribeiro, no dia do seu aniversário, hoje,17 de Agosto. 



Viva quem é uma papoila!

                                                                                                               

17 comentários:

  1. Que versos tão bonitos.Parabéns minha senhora.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns.Muitos anos de vida e milhares de folhas escritas.
    Leitor

    ResponderEliminar
  3. Onde era esse chafariz?Passe um bom dia com os seus.
    António N.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à Júlia pelo aniversário e ao Rogério pela poesia. J. Andrade

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, Júlia! Lindos versos em tua homenagem! Júlia significa "Cheia de energia" . Pela tua história vida citada em vários contos e de acordo com a tua biografia , tem tudo a ver !
    Felicidades! Saúde, paz, prosperidade!
    Beijos
    Wanda

    São Paulo-Capital- Brasil

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Julinha, que faça muitos e com muita saúde. Foi o meu neto que me telefonou a avisar-me do seu dia de anos e agora está aqui com o computador. Também vai sair um livro, não é? Já posso encomendá-lo a editora em Leiria ?
    Também gosto de ver o que o Sr. Júlio Andrade escreve, são coisas muito elevadas e eu não sei dizer nada sobre isso. E também gosto muito das notícias sobre as aldeias e as festas. Olhe gosto do glogue todo, mas calha-me melhor deixar o meu grande abraço à Julinha.

    Maria Augusta

    ResponderEliminar
  7. Já repararam que, depois do Sr Lelo, esta Avozinha deve ser a pessoa mais conhecida deste fantástico blogue?
    Parabéns minha senhora pelo aniversário - e se não for muito bisbilhoteiro - quantas primaveras ? Também parabéns pelo livro. Também vou encomendar um.

    ResponderEliminar
  8. O meu obrigada ao Rogério junto com um grande abraço,

    Júlia

    ResponderEliminar
  9. Mais um obrigada ao Lelo, que foi desencantar uma foto de quando eu era menina e moça de 15 anos, de tranças e pose meia tonta, própria dessa idade.

    Abração
    Júlia

    ResponderEliminar
  10. O meu agradecimento aos Amigos António Júlio Andrade, Maria Augusta, Wanda (de quem não tinha notícias há imenso tempo), aos comentadores anónimos que deixam umas palavras amáveis e a todos os blogueiros e visitantes que por aqui vão passando.

    Abraços
    Júlia

    ResponderEliminar
  11. Júlia, querida amiga.
    Só hoje soube, ao ver a capa do livro e as palavras bonitas enviadas a todas as avós, que fez anos no dia 17 deste mês...

    ...e que se chama Júlia desde o tempo dos romanos....

    Linda prenda a desse seu amigo!

    Embora atrasados, não queríamos deixar de lhe dar os nossos parabéns e desejar as maiores felicidades (e para todos os que estima, e são muitos), e um cabaz de beijos de muita amizade e admiração.

    Laura e Lino

    ResponderEliminar
  12. Olá, Amigos Laura e Lino:

    Eu vos retribuo com muito carinho os votos de felicidades e a cabazada de beijos que me enviastes.
    Obrigada pela vossa Amizade.

    Júlia

    ResponderEliminar
  13. Peço desculpa ao comentador António N., pois me esqueci de lhe dizer onde ficava esse chafariz:
    na Corredoura, à esquerda da capela de São Sebastião, no extremo do Canafechal, já quase no caminho para S. Paulo.
    Obrigada pelas suas palavras .

    Júlia

    ResponderEliminar
  14. Maria Amélia escreveu:Parabéns, um dia muito feliz. bjs

    ResponderEliminar
  15. Também eu, felgarense , com muitas memórias das feiras da Corredoura e das aulas de Canto Coral na velhinha Escola Primária, sob a batuta orquestral da Professora Palavichini, esposa do então Juiz da Comarca de Moncorvo, nos finais dos anos sessenta do século passado me associo num duplo abraço de Parabéns: um para a nossa Júlia ( mulher de armas e de Paz) , conhecedora certamente da Pax Julia , de Scalabis , Bracara Augusta e de outros caminhos que da Aqua Flavia conduzia pensamentos e passos de romanos conquistadores atá ás margens do Peredo dos Castelhanos depois de terem passado pela Calçada de Alpajares, na Ribeira do Mosteiro...

    E que horizontes largos com vistas do Penedo Durão abracem várzeas frescas e atlânticas com raízes paternais minhotas se estendam pelas planuras do tempo e, por vales e montes ondulados com afectividade granítica de transmontanos leais e fortes.....Abraço para ambos. Um com votos de largos futuros e outro de homenagem à imaginação poética do Rogério....Saúde

    ResponderEliminar
  16. Onde meteram o chafariz? O que está junta às muralhas é a soma dos dois escatchados da praça.Fontanários ,instrumentos da antiga banda ,estátuas da Igreja, monos do antigo colégio etc.ainda um dia aparecem todos juntos.Esburaquem mais o castelo,agora do lado direito, com ponte levadiça para entrar na câmara e atrair turistas,com sorte até o forais de D.Afonso Henriques e D. Diniz aparecem.busquem,busquem.Para si minha senhora os meus parabéns e escreva mais crónicas aqui neste lugar que é de borla e de todos.
    Noitibó

    ResponderEliminar
  17. Parabéns menina Júlia. A fotografia é lindíssima e a pose é de inocência! A inocência dos 15 anos ... Faz me lembrar as muitas fotografias que eu tirei também nessa corredoura de sonhos.. Muita saúde e tudo de bom para a sua vida..

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.