sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TORRE DE MONCORVO - 1993

Nota: Para abrir a página(ampliar o texto), clique no lado direito do rato ;abrem as instruções, e depois clique em abrir hiperligação.
Publicado no "TERRA QUENTE"em 1993

9 comentários:

  1. Que bom lembrar aqui o Arnaldo, levou a vida com humor e humor é sinónimo de inteligência. Ele como ninguém conhecia o concelho e as suas pessoas, improvisando inumeras estórias e partidas hilariantes. Pouco antes de ele cair doente veio a moncorvo com um livro manuscrito por ele, que pretendia editar, para isso reconhecendo as suas limitações, pretendia que fosse o Rogério Rodrigues a corrigir e apurar o texto, mas de desencontro em desencontro parece que nunca lhos entregou. Falei há dias com o seu sobrinho no sentido de procurar á tia se esses manuscritos se encontrariam lá em casa. Como dele se conhecem tantas estórias poderia-mos partilhar
    algumas delas aqui no blogue.

    ResponderEliminar
  2. Sim, Paulo. A maior consolação que tive, enquanto director do Terra Quente, foi ter autenticamente descoberto dois homens grandes na escrita: o Arnaldo Gonçalves e o Toninho Gil. Os textos deles dois eram lidos avidamente em quadrantes muito diversos e não apenas em Moncorvo.Recordo-me de ter uma vez ido à Escola Agrária de Carvalhais e vários alunos me terem dito para lhes levar lá o Arnaldo e o Gil T, que eles só conheciam das letras do jornal. Também a morte inesperada de ambos foi uma grande perda para as letras Moncorvenses. Exactamente eu os andava incentivando para escreverem e seleccionarem textos para propôr ao dono do jornal a sua publicação em livro. E este projecto não o consegui realizar. Talvez tenhamos de o repensar. Na memória de Moncorvo não haverá muitos textos mais bonitos e interessantes do que o "Leva - Leva" do Arnaldo e a "Chegada da Malhadeira ao Peredo" do Gil T.

    ResponderEliminar
  3. O Manel era o meu companheiro ,amigo e colega na escola primária .Ele saía de casa no Cabo ,em frente ao cineteatro, na esquina da rua do cemitério (rua Santiago), juntávamo-nos à minha porta atrás do adro , seguíamos pela rua do hospital velho,faziamos o sinal da cruz ou erguíamos o braço direito( mais tarde soube o que representava)em frente à capela,passávamos pela casa do motor ,cumprimentávamos o senhor Moura ,escolhíamos as pedras para passar por cima do alpiche do lagar de azeite e ,com o Escatcha, o Migas, o Pintalagorra ,o Barriel, o Cagalheta e o Cabaço (a malta do Cabo) ,disparávamos ao chegar à escola:”Bomdiadonaisabel!”Com a braseira entre as pernas e as “cabras” à mostra ,gritava: “Sentados!”

    O Manel morreu em Fevereiro de 1950, de tuberculose. Tinha nove anos. Era irmão do Arnaldo. O pai , o senhor Manuel, era padeiro do Paiva e natural de Vilarelhos. A minha mãe dizia-me, quando me via chorar, que Deus o tinha levado para o céu. Mas no céu não há bugalhas, nem pião ,nem botões ,nem se joga aos polícias e ladrões. Por que não vinha brincar comigo? Que estava lá a fazer?

    Nos anos sessenta, das poucas vezes que ia a Moncorvo, tomava a bica no “Moreira” com o Arnaldo e outros amigos. Como diz o Rogério, o Arnaldo reinventava o pícaro , quando começava a contar estórias de Moncorvo ,não sentíamos o tempo passar .Ele ,o Xico do Porto ,o Afonso Pires e o Passarinho (empregado na Farmácia da dona Cármen)criavam as mais divertidas tropelias( o fantasma do Cuco é uma delas)que esperam pela Júlia .
    “Não vais para a França ou Alemanha como os outros ?”-perguntava eu.“ És maluco ,a minha frança está aqui ,sou o ministro das obras dos que deram o “salto” ,trato da água ,monto a instalação eléctrica, vendo os electrodomésticos(sabes o que é?),bô à cambra pás licenças ,tudo, trocado em miúdos, sou o cônsul deles em Moncorvo. Se te pirares à tropa e à guerra e precisares de francos ou marcos, apita”.

    Este era o Arnaldo que eu conheci, o que se sentava à mesa com os “comunas”e “azuis”(F.C.P.), ele que era “vermelho” do Benfica .Sei agora que escrevia poesia no “Terra Quente” do António Júlio ,com prefácio do seu amigo das letras. E que, em corpo, já não está entre nós.

    Lelo
    Nota: comentário a um texto de Rogério Rodrigues ,que falava da morte do Arnaldo, publicado no nosso antigo blogue.

    ResponderEliminar
  4. Mais versos ,textos, seja o que for, mas mais Arnaldo.Publiqem o texto do Leva -Leva e os do Gil T..

    ResponderEliminar
  5. AQUI VAI UMA; o A.P. era um tipico moncorvense, curioso, uma pessoa que gosta de saber onde os outros desencantam a gravata e os sapatos, então quiz saber como é que o Arnaldo tinha uma carrinha nova, perpiscaz o Arnaldo tirava logo partido das situações e respondeu-lhe; olha pá! eu vou-te contar como arranjo o dinheiro, para levar esta vida. Como sabes tenho um armazém no Carvalhal e nesse armazém tenho uma máquina inventada por mim, com papel próprio e com tintas infalíveis, difíceis de detectar em qualquer casa comercial e instituição bancária, tu como és uma pessoa que eu faço muita «confiança», (escusado será dizer que era mais uma das muitas brincadeiras que ele teve pela vida fora)vou-te levar ao dito armazém. Quando se encontram lá apresenta-lhe uma máquina de moer café manual, com uma fotocopiadora camuflada num cartão, o A.P. muito admirado lhe pergunta oh Arnaldo tu estás a gozar comigo ou quê, ao que lhe respondeu: não P. este cartão que estás a ver esconde o segredo das notas de cinco mil escudos e num gesto contínuo, retira o cartão, aonde aparece uma fotocopiadora normal e lhe diz: o que aqui está mete-se um rolo de papel dentro da máquina de café e ao tritura-lo dá-se uma fusão com esta tinta especial e aguarda-se dez a quinze minutos isto é dependendo quantidade das notas e aí o P. lhe responde; para quantas notas dá este papel que lhe metes-te? o A. responde; isto só dá para uma dúzia de notas de 5 mil escudos. O P. com os olhos esbugalhados, mas muito entusiasmado lhe pergunta; oh Arnaldo tu tens coragem de levar essas notas ao banco nacional ultramarino? ao que A. lhe responde; absolutamente nenhum...o P quiz saber quanto tempo ainda faltava para a saída das notas. Num gesto descontraído o A. cosultando o seu relógio lhe diz; é pa´ainda bem que me avisas-te! mais um minuto e queimavam-se as notas todas e num gesto repentino abre a gaveta da copiadora e escusado será dizer que nessa gaveta ele tinha préviamente posto as notas de cinco mil que totalizavam 45 contos. O P. ao ver as notas espalhadas no fundo da gaveta se antes os olhos estavam bugalhudos mais bugalhudos ficaram ao ver as ditas notas e dizendo ao A. se podia pegar uma delas, ao que ele respondeu eh pá á vontade. O P. Pegou numa delas e mirando-a dos dois lados e estalando-a respondeu; eh pá estão perfeitas!!! o A. sugeriu então uma ida ao banco e assim foi...mas quando chegaram ao BNU.O sr. P. lhe diz: oh pá sou muito teu amigo mas ao banco não vou, porque se tiveres de ser preso, és tu eu não!!! em acto continuo o A. entrou na agência dirigindo-se ao caixa para depositar o dito dinheiro. O sr. P.vendo o ávontade com que ele entrou no banco pos-se um pouco distanciado a apreciar o acto...
    Quando o viu sair com o talão do dito depósito o P. muito admirado diz-lhe oh pá afinal passaram todas! a ver se me arranjas umas poucas...ao que o A. respondeu nem penses uma pessoa que não faz confiança em mim eu tmb não faço confiança nessa pessoa...
    continua.
    recolha feita junto de Manuel Pestana

    ResponderEliminar
  6. Obrigatório ler!Senhor António Júlio e Paulo Patuleia, mais textos do Arnaldo, por favor.

    ResponderEliminar
  7. Armando Colaço Grande Homem, Tio do meu coraçao

    ResponderEliminar
  8. Tanta vida, tanto entusiasmo a entrelaçarem-se de sentimentos, emoções; gratas recordações, pelo que vejo. Venham mais histórias e comentárias, todos eles cheios de interesse
    A.A.

    ResponderEliminar
  9. Bem haja por ter publicado os versos do Arnaldo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.