quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TORRE DE MONCORVO - LOUSA

A Lousa fica localizada num planalto de uma cadeia de montanhas, a 800 metros de altitude, a que se deu o nome de Serra da Lousa.
 

2 comentários:

  1. A Lousa fica localizada num planalto de uma cadeia de montanhas, a 800 metros de altitude, a que se deu o nome de Serra da Lousa. Está situada no extremo Sudoeste do concelho, na margem direita do Rio Douro e faz fronteira com o concelho de Carrazeda de Ansiães. O território desta freguesia é vastíssimo, sendo constituído por zonas de encosta, montanhas e vales profundos a que se junta uma pequena parte de planalto. É atravessada por alguns cursos de água que vão desaguar ao Rio Douro. O solo tem características diferentes: na zona da Ribeira predomina o xisto, da Ribeira à povoação predomina o granito.
    Esta localidade possui áreas de climas diferentes: junto à sede da freguesia neva e faz frio no Inverno, sendo o Verão de intenso calor. No meio das encostas do Rio Douro, raramente neva, é mais ameno no Inverno e mais quente no Verão.
    Etimologicamente, o nome Lousa significa ardósia, lâmina ou laje de pedra, pois na povoação há muito xisto e formado por várias lâminas, também porque ás placas de xisto aí existentes se dava o nome de piçarras ou lousas, daí vem o nome de Lousa.
    O povoamento do seu território remonta à pré-história devido ao aparecimento de alguns machados de pedra e outros vestígios arqueológicos. Por esta povoação passaram Celtas, Bárbaros e Árabes ou Mouros. Desse tempo foram encontradas mós manuais e cerâmica romana.
    Lousa, até 1853, pertenceu ao concelho de Vilarinho da Castanheira.
    Teve um convento que pertenceu aos Trinitários, fundado em 1475, no século XV, por Santo Antão, do qual só restam alguns vestígios. Na igreja existem ainda algumas imagens, em tamanho natural, que pertenceram ao convento.
    Festas e Romarias

    N. Sra. dos Remédios (3º domingo de Agosto), St. Barbara (30 de Julho) e S. Sebastião (20 de Janeiro).
    Património

    Igreja matriz, capelas de St. Bárbara, de S. Sebastião, de St. António, de N. Sra. do Amparo, do Espirito Santo e de N. Sra. da Consolação, cruzeiros e fontes.
    Santuário de St. Bárbara, moinhos de vento, forno público, margem direita do rio Douro (zona piscatória e desporto náutico) e turismo rural de habitação.
    http://www.torredemoncorvo.pt/lousa

    ResponderEliminar
  2. Lindo!! Abençoada cultura que tão bem sabe transmitir.. Obrigada e nao de canse de escrever.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.