sábado, 19 de janeiro de 2013

Ambientalistas preocupados com morcegos em Torre de Moncorvo

Reportagem de Olímpia Mairos


Quercus sugere a interrupção da exploração de minério para avaliar o impacto negativo que está a ter sobre os morcegos que vivem nas minas.
Os ambientalistas pedem a suspensão da exploração experimental de minério, em Torre de Moncorvo, até que seja feito um estudo de impacte ambiental e encontradas medidas que preservem os morcegos que vivem nos abrigos das minas.
Nuno Sequeira da Quercus diz que esta espécie protegida já está a ser afectada.
“Detectámos através de pessoas no local, mas também através de técnicos que trabalham com esta espécie que estão a existir impactos. Os trabalhos devem ser suspensos até se fazer um estudo para avaliar os impactos para se poder depois avaliar alternativas e depois ver o que se pode fazer”, considera Nuno Sequeira.
“Não dizemos que os trabalhos sejam parados definitivamente, mas que sejam suspensos para que, tal como se faz com outro tipo de projectos, fazer-se um estudo de impacte ambiental antes de os projectos avançarem, que dê algumas pistas para que a actividade não cause tantos impactos.”
Quercus, Liga para a Protecção da Natureza, Fapas e GEOTA pedem a suspensão da exploração mineira em Torre de Moncorvo, até que sejam encontradas medidas para proteger os morcegos que vivem nos abrigos das minas.
PARA OUVIR:
PARA RECORDAR:
Cartaz da palestra MORCEGOS NA REGIÃO DE DE MONCORVO
 

10 comentários:

  1. estes "gaijos" (nao tem outro nome) estao preocupados com uma coisa que nao existe, meu amigo Nuno Sequeira (nao o conheço e nem quero conhecer) lembro-lhe que se existe morcegos é devido ás galerias há muito abandonadas, eu pessoalmente nao acredito na exploraçao mineira em Torre de Moncorvo, portanto poderá tirar o cavalinho da chuva nao será por causa dos morcegos mas por falta de verbas, o verdadeiro morcego é a Quercus (tenha juizo este País é uma anedota nao seja palhaço)

    um morcorvense

    ResponderEliminar
  2. estes ( romanos ) ambientalistas são loucos

    ResponderEliminar
  3. Como pode...
    O país é pobre, o lugar é mais pobre ainda, e quando existe uma maneira de melhorar a mediocridade da região vêm estes a dizer que "vai causar impacto". É por causa deste pensamento medíocre, provinciano, tacanho que Portugal anda falido há anos.

    ResponderEliminar
  4. São mamo loucos estes. gajos do ambiente.. Então agora por causa dos morcegos iam parar um trabalho que se esta a realizar e que poderá um dia dar frutos..; tenham juízo e deixem se de demagogias.. Com todo o respeito pelos morcegos, mas em primeiro lugar o homem e a promoção de novas oportunidades e empregos.. No tempo em que as minas funcionavam onde estavam os morcegos? Nao se preocupem ,os morcegos procuram novas casas , é a natureza que se vai encarregar de resolver a situação .

    ResponderEliminar
  5. Deixamos os morcegos la e matamos o povo a fome,tasse bem....

    ResponderEliminar
  6. Reis Lima Quarteu escreveu:Era só o que nos faltava... Depois dos ratos de Vimioso, temos agora os morcegos de Moncorvo.

    ResponderEliminar
  7. Saul Caleiro escreveu: com toda a estima que eu tenho por animais de toda a especie,eu gostava de perguntar a esses srs.qual é mais importante,os ditos morcegos ou uma criança com fome?,esta organização apesar do seu nome tem contribuido bastante para a degradação empresarial do país,veja-se foz coa depois de tanto dinheiro gasto e por causa de umas gravuras parou-se um projeto,pergunto,o que é que restou de mais valias monetárias para o país? trabalhei no egito na barragem de aassuam e transferiu-se um templo completo do tempo dos romanos e nem por isso deixou de ter os milhares de visitantes e o país obeteve aquilo de que nessecitava ou seja regadio e electricidade.

    ResponderEliminar
  8. José Sobral escreveu:Isto é de cabo de esquadra, não foram só os ratos de Vimioso, a A2 foi desviada por causa de caracóis, daqui a nada, nada se faz. Depois dizem que não há investimento em Tras os Montes. Já li um comentário algures que estão contra a fazerem nova linha do Sabor, pois tiram a ciclovia. São contra barragens, são contra tudo, quando faltasse a água chamavam os ambientalistas para a carregarem às costas e a levarem a quem não a tem.

    ResponderEliminar

  9. Empresa que vai explorar as minas de Moncorvo garante a preservação da biodiversidade
    20/01/2013 | 14:29 | Dinheiro Vivo

    A MTI, empresa que poderá vir a explorar os depósitos de ferro em Torre de Moncorvo, garantiu hoje que irá "contribuir para preservação da biodiversidade da área onde o projeto se insere", rejeitando críticas dos ambientalistas.

    Em comunicado enviado à agência Lusa e em reação às preocupações manifestadas na sexta-feira por quatro associações ambientalistas, a MTI explica que só depois de concluídos os diversos estudos de Impacto Ambiental é que se iniciará a exploração efetiva.

    "Só depois de concluídos estes estudos, de emitidas todas as declarações decorrentes da lei e depois de estar definido o modelo de operação para a extração, tratamento e transporte do minério, se iniciará a exploração efetiva, depois de o Governo celebrar com a MTI o contrato de concessão de exploração", referiu a empresa.

    Por outro lado, quanto às preocupações manifestadas por quatro organizações ambientalistas, que pediram a suspensão da exploração experimental de minério de ferro em Torre de Moncorvo devido à inexistência de estudos sobre a salvaguarda das colónias de morcegos existentes nos túneis das minas, a MTI salienta que o projeto que vier a ser implementado integrará princípios de desenvolvimento sustentável e conservação da natureza.

    A empresa garante ainda que o projeto integrará todas as recomendações que resultarem da Declaração de Impacte Ambiental que vier a ser emitida pelas autoridades competentes.

    Nesta fase experimental de exploração de depósitos de minério de ferro em Moncorvo, a empresa concessionária MTI vai investir 12 milhões de euros, relativos a estudos de viabilidade do projeto, incluindo estudos de impacte ambiental, económico e social.

    ResponderEliminar
  10. Então sugiro que os milhões que cabem ao impacto ambiental que o invistam no terreno social..

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.