terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Foz Côa (Mós ) - SESSÃO ANTICOMUNISTA

Uma carta enviada, em 3 de Fevereiro de 1937, para os professores da Escola de Mós (Foz Côa) , com o seguinte teor:
"Para os devidos efeitos comunicamos a V.ª Ex.ªs que a projectada SESSÃO ANTICOMUNISTA, que estava marcada para o próximo passado dia 24 não pôde realizar-se em virtude de o tempo não o permitir. Deverá realizar-se em domingo próximo, mas ainda não marcado. A Bem da Nação... "
Documento e texto cedidos por João M. Aristides Duarte

Texto de Júlia Ribeiro:

O porquê desta carta dirigida aos professores primários de uma pequena aldeia do interior transmontano, de certo pobre, cujos  habitantes seriam também, de certo,  pobres e, na sua maioria, analfabetos.
Obviamente que os milhares de vilas e aldeias neste país, maiores ou mais pequenas, bem como lugares que nem vêm assinalados no mapa, teriam recebido cartas e convocatórias iguais ou semelhantes.
A nossa breve 1ª República considerara como máxima prioridade a instrução primária, daí a sua grande atenção à formação do professor primário que é considerado o “o obreiro e o árbitro dos destinos moraes  da Pátria”.  Portanto, Salazar escolhe os professores primários como os receptores preferenciais da sua mensagem anticomunista, pois seriam, a par da Igreja, os seus maiores divulgadores;
Lembremos que a época era de grandes convulsões políticas, económicas e sociais no mundo. Vejamos:
- em Março de 1936 Hitler pusera em prática o seu programa de ocupações;
- em Abril Salazar cria o campo do Tarrafal;
- em Maio é criada a Mocidade Portuguesa Masculina;
- em Julho Franco e outros generais – servindo os grandes interesses do capital e das finanças - opõem-se à República da Frente Popular, democraticamente eleita, e dão início à Guerra Civil de Espanha;
- no mesmo mês Salazar apressa-se a declarar o apoio de Portugal a  Franco; 
- também em Julho, a Revolta dos Marinheiros em Lisboa : 10 marinheiros mortos, 60 condenados  e deportados (Setembro) para o Tarrafal; (Ver: A Dor da espera  ( e outros Contos) in: “Mulheres da Marinha Grande – Histórias de Luta e de Coragem”  2ª ed., pp 27/32, Folheto Ed., 2010, Leiria) ;
- em Setembro Salazar cria a Milícia Paramilitar Legião Portuguesa;
- ainda neste mês chegam ao Tarrafal os primeiros presos políticos, 157 deportados (entre os quais os 60 marinheiros revoltosos e muitos operários vidreiros da Marinha Grande. - Ver a obra acima referida);
  Estava preparado o cenário para o ataque anticomunista, através de discursos, de palestras, de homilias ...
- Mas faltava qualquer coisa: era a Igreja pronunciar-se oficialmente  contra o comunismo. Não demorará:
- em 19 de Março de 1937 , dia de S.José, o Papa Pio XI emite a  encíclica ”DIVINI REDEMPTORIS” contra o comunismo que classifica de “monstruosidade” e, entre nós, numa pastoral colectiva do episcopado, são alertados os fiéis para “o primeiro e pior dos perigos”  que o comunismo representa. Isto é repetido por todos os párocos em todas as igrejas, em todas as comunidades religiosas, em todas as escolas  e em ( quase ) todas as famílias.
Ainda em 1945, quando entrei para a escola, na oração da manhã, se pedia a Nª Srª de Fátima que nos livrasse do comunismo. E todas as crianças rezavam fervorosamente, porque os comunistas tiravam as criancinhas às mães e matavam os velhos. Para mim, e para toda a pequenada, não havia crime mais hediondo. Isto marca. Fica gravado e, mais tarde, lutamos para apagar tais marcas da nossa mente.
 -  4 de Julho: Neste país de “brandos costumes” dá-se o atentado à bomba ( falhado) contra Salazar. O anarco-sindicalista Emídeo Santana é acusado e preso durante 16 anos;
- manifestações de regozijo por Salazar sair ileso;
- Te Deums por todo o lado:
- entre os telegramas de felicitações a Salazar contaram-se os de Hitler, Mussolini e Franco;
- como era de esperar, verificou-se forte vaga de repressão contra os não-apoiantes do regime, em geral, e contra os comunistas em especial;  
 - 8 de Dezº de 1937, a Mocidade Portuguesa Feminina (MPF) nascia com o objectivo de criar a nova mulher portuguesa: boa esposa, boa mãe, boa doméstica, boa cristã, boa cidadã sempre pronta a contribuir para o bem comum, mas sempre longe da intervenção política deixada aos homens.                                  Maria Guardiola, transmontana, natural de Bragança, é nomeada Comissária Nacional.
  Caríssimos Blogueiros: para terminar, só queria deixar bem claro que nunca fui, nem sou, filiada em qualquer partido político. Mas devo dizer que fui sempre contra o regime salazarista/marcelista e sou agora contra a política troikista/passista/gasparista e outra coisas maléficas terminadas em –ista.   
Leiria, 1 de Janeiro de 2013   
Júlia Ribeiro                                    

17 comentários:

  1. O estado novo com toda a sua força.

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  2. Já por duas ou três vezes estive para comentar esta carta dirigida aos professores primários da Escola de Mós, Foz Côa, ( deve ficar lá no cu de Judas ), mas acabei por não escrever nada, pois o comentário seria longo demais.
    Vou mandar o texto ao nosso Amigo Lelo e ele que faça a postagem, se assim o entender.

    Abraço e desejos de um MUITO BOM 2013 para todos os blogueiros.

    Júlia Ribeiro

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    1. Boa noite
      Tenha cuidado com o que escreve pois o dito "cu do judas", pobre e analfabeto, só em 1918 tinha cerca de 50 alunos inscritos nas duas escolas primárias (masculino + feminino) 44 eram raparigas! À data da carta aqui publicada, contava com cerca de 722 habitantes que viviam em 205 fogos. Aldeia sim, rural sim, mas com muitos outros recursos de trabalho. Habitualmente eram proprietários de terrenos em redor tendo outras profissões principais, entre sapateiro, funileiro, ferrador, e funcionários dos caminhos de ferro portugueses. Se a profissão não rendia o suficiente para luxos a terra dava-lhes o que comer. Não havia pedintes a dormir pelos cantos como nas grandes cidades de então!
      MP

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  3. Ganda texto!!! Quem assim fala não é gaga!
    Tenha tambem um bom ano, minha Senhora.

    Alípio Simões

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  4. "deve ficar lá no cu de Judas"
    Mós (antes designada por São Pedro de Mós) é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Foz Côa, com 12,74 km² de área e 190 habitantes (2011). Densidade: 14,9 hab/km².

    Até 1853, pertenceu ao antigo concelho de Freixo de Numão. Pertence ao distrito da Guarda e província de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    Situa-se a cerca de 5 quilómetros da margem esquerda do Rio Douro, a 9 km da sede do concelho e a 90 km da Guarda. As povoações mais próximas são Murça, Santo Amaro, Seixas e Freixo de Numão. É composta pelos lugares de Valmampaz, Freixo-Mós e Fontaínhas. Esta povoação está localizada num vale, voltada a Sul a meia encosta nas bases dos Montes de Santa Bárbara, Portela e Pombeira.

    texto rigoroso e bem escrito,obrigado minha senhora.
    M de Mós

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    1. Andamos a ler Dr. Joaquim Castelinho! Certo? Ou Dr. J. G. Quadrado.
      Duvidas, basta ler a Monografia das Mós (a tal do ... judas) com duas edições!
      Convido a visitarem o Blog dAs Mos! E a aldeia também! Pode não ter castelos nem palácios, mas tem ar puro, rio e muitas andorinhas de verão! Uma das aldeias sita pela geografia de Orlando Ribeiro, de características Mediterrânicas! Façam um passeio pedestre pela zona, a associação local organiza alguns todos os anos.
      Cumprimentos.
      MP

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  5. o Estado novo e a nossa regiao dava um bom mestrado.Isto de Mós dá que pensar.Nao sabia nada.Viva a net e quem a apoiar.

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  6. Bom ano para si e mais textos para nós.
    Leitor

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  7. Um texto notável, com factos, datas, pessoas reais , ninguem pode dizer que é tudo enventado. Obrigado e Bom Ano.

    E.Moita

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  8. Vou fazer uma pergunta a Dona Júlia e não tem que ver com o texto que é muito bem feito e que gostei gostei muito. A pergunta é sobre o moinho de papel em Leiria, mas já está no fundo do blogue. Eu não sabia que tinham ezistido moinhos de papel á seculos. Nesse tempo quais eram os materiais que eram moidos para fazer o papel ? Serradura? Cânhamo da Vilariça? Desde já obrigado pela resposta.

    Perguntador

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  9. Olá, Perguntador:

    Vou responder à sua pergunta.
    O papel era feito de trapos. Se a pessoa queria um papel de qualidade, bonito, com toque sedoso, entregava ao Moinho de Papel tecido de linho. Para um papel bom, mais encorpado, destinado a um livro importante, poderia ser estopa (origem: linho mais grosso ou cânhamo, que talvez fosse da Vilariça). Para papel mais vulgar era bem pisado o burel (o texto refere isto mesmo) e depois era moído no moinho. Qualquer que fosse o tecido - fino ou grosso ou trapo - depois de moído ficava algum tempo de molho numa grande celha, juntamente com uma mancheia de farinha e a mistura era revolvida com um pau várias vezes ao dia. Com uma escumadeira era tirado um pouquinho dessa mistura que era vertida em rectângulos de rede muito fina para escorrer a água toda. Depois de bem escorrida, levantava-se com jeitinho folha a folha e penduravam-se as folhas a secar.

    Ainda hoje se procede assim. Quando visitamos o Moinho de Papel, fazemos sempre uma folha que trazemos como recordação.

    As crianças fazem as suas folhas de papel, podem pôr-lhes diversas marcas e penduram-nas a secar. Entretanto vão com os professores para o espaço verde junto às quedas de água do Rio Lis e das grandes rodas de elevação da água para o moinho (tudo isto propriedade do Moinho de Papel) e aí brincam e comem o seu farnel. Regressam ao espaço interior e já podem desenhar nas folhas de papel que "fabricaram". No final do ano lectivo organizam-se exposições desses trabalhinhos das crianças.

    Acredite que é interessante. Mas antes de ir deve marcar-se a visita, para não se juntarem duas ou mais turmas de miúdos, o que seria um pandemónio e ninguém aproveitaria da visita.

    Blogueiros e Amigos: tenham um BOM ANO.

    Júlia Ribeiro

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  10. Estado Novo,Moínho de Papel ou qualquer outro assunto,pergunte-se-lhe e Ela responderá com gosto e conhecimento.Obrigada,Julinha,por toda a valiosa informação.Bom ano também para si e um abraço amigo.

    Uma moncorvense

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  11. COMO DIZ O POETA,ISTO ANDA TUDO LIGADO.

    Mário de Carvalho Avé Portugal mendigo. Senhora da Linha em maré de pobres



    1.

    A esmola. O próprio vocábulo hoje incomoda. Tem travos de aviltamento, atraso e rebaixo. No século XXI, há quem queira voltar à prática infamante da esmola! As saudades da Idade-Média tardam ao esconjuro. Mas o lastro da miséria não é aura que eleve aos céus. É chumbo que arrasta para as regiões inferiores, onde, segundo as mitologias, se arde.

    Vem-me primeiro à ideia o orador Rufino de «Os Maias». É o meu espírito faceto. Mas eu não consigo ser sempre faceto. A memória não deixa. Acode-me o mal-estar de miúdo quando um padre me levou num grupo a distribuir embrulhos por tugúrios de Alfama. Para que os meninos do liceu soubessem como vivia a pobreza, explicou. Eu não precisava que me lembrassem como vivia a pobreza. Sabia e sabia bem. Tinha brincado com miúdos rotos e descalços que usavam carrinhos feitos de arame como agora em África. Tinha entrado em casas de chão batido em que não havia nem uma cadeira. Tinha visto os pedintes chegarem aos grupos, esfarrapados, longas barbas, bornal ao ombro, por entre os arremessos dos cães, e ficarem depois às sobras debaixo dum chaparro. Tinha espreitado a guarda a cavalo, de chapéu colonial, a patrulhar os campos e a assegurar-se de que tudo estava em ordem: «Assine aí, lavradora!». Tudo estava em ordem. A ordem da miséria e da degradação. A ordem natural das coisas. Pobres sempre haveria. Porque sim. À cautela, aquelas «Mauser» em bandoleira eram garantes.

    Isto vem, claro, a propósito da doutora Maria Isabel Jonet. E começou a ser escrito após uma senhora deputada ter entrado em guincharia num programa de televisão conduzido por uma daquelas figuras curvadas que nos vêm abrir uma porta rangente, de candelabro na mão, olho torvo e beiçola descaída, quando o nosso carro sem gasolina parou numa charneca desértica, entre nevoeiros, sem haver mais que uma mansão decrépita.

    A deputada estridulou acusações contra «campanhas» e destemperou insultos. Mal defendida ficou a ré Isabel. Mal vista a parlamentar. Diminuídos todos. Suscitado este texto.


    CONTINUA

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  12. 2.

    Eu até nem desgosto especialmente da Doutora Jonet. E não se trata de nenhuma simpatia atávica pelos simples. Acho que é mais defeito meu: uma dificuldade em antipatizar, da natureza daquelas portas perras que, por mais que se tente, não fecham. Aliás, nomeio a pessoa apenas para que não interpretem a omissão como pejorativa.

    A actividade caridosa dos ricos também não me causa, em si, especial contrariedade. Cuidar dos outros nunca fez mal a ninguém. Enquanto certa gente se entretém com a caridade não está a fazer coisas piores: intrigas, festarolas, ostentações, frioleiras, chazinhos. E, em certos casos, malfeitorias.

    Vou passar de alto as últimas declarações da respeitável senhora. Dizem-me que se tem desdobrado em entrevistas. E mais insinuam: que não se trata de uma bem organizada manobra de influências, abusando de subalternidades nos jornais, mas de coisa pior: vontade pérfida, por parte da imprensa, de a surpreender, mais uma vez, em inconveniências. Eu nunca entraria nem num jogo, nem noutro. De maneira que recorro à minha memória, que é fraca, pedindo desde logo que me corrijam, se estiver equivocado:

    -- Aqui há tempos, a um propósito que tinha a ver com a entreajuda na família, afirmou convictamente que os filhos deviam ajudar «a cortar a relva»;

    - Noutra ocasião, referindo-se aos jovens dos seus relacionamentos disse, por palavras suas, que esses eram as «elites» que iriam estar à frente deste país.

    -- Na véspera das últimas eleições legislativas (em pleno período de reflexão) convidada pelo espertíssimo Doutor Rebelo de Sousa que a olhava com o amarotado deleite de quem acaba de fazer batota na «vermelhinha», a senhora debitou, item a item, dogma a dogma, todo (mas todo) o papagueio da cartilha que tem vindo a desgraçar este país.

    A «relva» ainda passa. É a consequência de se viver num mundo fechado. Mas sendo uma pessoa tão viajada… Não interessa. Já conheci gente que andou pelos sítios mais desvairados e não viu nada. Pode ir-se e voltar-se da Conchinchina setenta vezes sem sair de intramuros.

    O considerar que certo tipo de jovens está destinado a governar é uma concepção classista, capciosa, e até ofensiva para a esmagadora maioria da juventude. Mas temos de reconhecer que há falhas de educação que nos acompanham toda a vida. O saisons, o chateaux…

    Já fazer propaganda em dias de defeso é muito mais grave. Mas creio que podemos atribuir as culpas a quem a convidou para aquele programa, naquela precisa noite, sabendo de antemão que a senhora não poderia deixar de dizer as inanidades que lhe estão na massa do sangue. Com tal habilidade e torsão de manobra não admira que o Professor Rebelo de Sousa acabe, tanta vez, por se rasteirar a si próprio.

    Surpreende-me é que as pessoas que, outro dia, se indignaram com a questão dos bifes e das torneiras (parece ter havido, entretanto, outra pérola sobre a temperatura do dueto solidariedade/caridade) não deram nem pelo corte da relva, nem pela vocação oligárquica, nem pela violação encapotada da lei eleitoral. Não se tratou de uma mera impertinência de uma senhora num tropeço de infelicidade. Por trás há um pensamento. Uma ideologia. E há muita gente (se calhar muitos dos vociferantes) que tem consentido nessa ideologia que faz passar por «normal» uma concepção do mundo arcaizante.


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  13. 3.

    No país em que eu nasci, quem mandava eram os ricos que encarregavam das tarefas sujas uns professores de Coimbra e uns militares que por sua vez comandavam legiões de desgraçados. Durante gerações, houve pessoas, em número mínimo, que beneficiaram duma vida remansosa dentro dum circuito fechado e protegido. A sua insensibilidade social era completa. Nem se apercebiam de que em volta havia pobre gente maltratada, humilhada, presa, espancada. Se lhe chegassem rumores (através das criadas, por exemplo) considerariam que era natural. O imperfeito mundo funcionava assim mesmo, éramos «um país pobre», resignassem-se. E até encontravam uma especificidade nacional justificativa do nosso fascismo doméstico. Era desumano? Paciência. Havia oratórios, terços, missas, e em calhando cilícios e bodos aos pobres. A desumanidade redimia-se nos ritos.

    De repente (surpresa para eles) caiu-lhes uma revolução em cima, transtornou-lhe os planos, estremeceu-lhes as carreiras, desmarcou-lhes as festas. O que se chama, na sabedoria popular «uma patada no formigueiro».

    Nunca perdoaram esses momentos – fugazes - de perturbação das pequenas vidas. Não tardariam, eles e seus descendentes, a ser repostos nos lugares de antes (em circunstâncias e conluios que não importa agora rever) mas num quadro jurídico e institucional diverso: a democracia. Essa incomodidade áspera, própria de intelectuais irrealistas, operários transviados e outros lunáticos, mostrava-se demasiado imponente para se derrubar de golpe? Dissimulasse-se. Corroesse-se por dentro. Desviassem-se os recursos do Estado. Praticasse-se uma permanente cleptofilia. E, dentada a dentada, sangria a sangria, desgaste a desgaste, chegou o momento que julgaram oportuno para rasgarem as fantasias e voltarem aos plenos poderes de antes, a coberto dos seus criados. A vingança serve-se fria. Há um nome francês que se usa no caso: «revanche».

    É deste movimento que a doutora Maria Isabel Jonet tem sido uma porta-voz, no seu estilo muito próprio. E só agora muita gente nota. Porque vinha tudo no embalo duma quotidiana propaganda que dia a dia, linha a linha, imagem a imagem, inculcava nos espíritos o acatamento dum mundo de diferenças e de desigualdades. O mundo em que a doutora Jonet – e outras pessoas do mesmo entendimento – se sentem realizadas.



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  14. Quando por todo o lado se apregoa – com grande favor jornalístico – a ideia de que o Engº Zulmiro não deve pagar o mesmo nos transportes que um reformado pobre, quando se dispõem contrapartidas distintas, conforme os escalões, nos cuidados de saúde, quando se estabelecem diferenças de tratamento ao sabor dos rendimentos declarados não é a justiça que estão a praticar. Muito ao contrário. É a normalização e a institucionalização das desigualdades. É um desenho do mundo em que a pobreza (a dos outros) se aceita como fatalidade. A restauração do despenhado mundo dos pobres, como eu o conheci.

    Os ricos já têm o poder económico neste país. Asseguraram, através dos seus valetes, o poder político; ainda querem mais: exercer o poder pessoal, sobre as vidas de cada um, usando, ou sendo transmissários, do instrumento da esmola. É a imposição da desigualdade como ordem natural das coisas, como uma grelha implacável cravada na sociedade portuguesa. A esmola, neste quadro, faz lembrar o cajado do guardador de rebanhos. Pobres para serem mandados, distribuídos, orquestrados, mordidos, concentrados, castigados, benzidos.

    E isso é bem diferente de praticar a caridade, nas falhas e interstícios do chamado Estado social. Não há aqui expressão de amor ao próximo. Não se trata dos casos (meritórios) em que se descarregam consciências, sem que uma mão saiba o que faz a outra. É, ao contrário, uma fórmula institucional de violência. Esse mal, sistémico e obsidiante, não se deixa compensar com os maquinismos do bem-fazer de uma indústria caridosa. Por um lado fabricam-se pobres, através dum sistema social iníquo. Por outro lado, esmolam-se os pobres que se criaram. É repulsivo? É, sim, e estão em campo as mesmas famílias (descendentes ou afins) praticantes dos bodos dos tempos do fascismo

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  15. 4.

    Falemos agora de decência. É um conceito que não tem que ver com o sapatinho de vela no verão, o esgoleiramento da camisinha branca ao fim-de-semana, os gestos miúdos do chazinho ou a mãozinha no volante do Porshe, nem com os objectos «de marca» que irmanam paradoxalmente os extremos do espectro social. Vadios de cima e vadios de baixo (Eça confrontava-os no Chiado) entusiasmam-se pelos mesmos efeitos. Apuradas as razões, hão-de encontrar-se num subterrâneo fio de ligação, mais ou menos disfarçado: frivolidade iletrada. Aos de cima, chamou a doutora Isabel Jonet «elite», por manifesto equívoco. Como se no país não existissem cientistas, arquitectos, engenheiros, artistas, professores, médicos, advogados, e tudo tivesse que rasar-se pela bitola de alguns economistas, banqueiros, «gestores» e ociosos.

    Um dos preceitos estruturantes que escora o nosso ordenamento jurídico e funda a confiança nos comportamentos eticamente regulados vem do direito romano e das ancestrais práticas de boa-fé e exprime-se no brocardo: «pacta sunt servanda», ou seja, os compromissos são para se cumprirem. E sobre isto não há expedientes de contabilistas, não há casuísticas habilidosas, não há reservas mentais, não há passes de futebolista atendíveis. Há uma obrigação? Cumpra-se.

    Mas a plutocracia que tem mandado nos destinos dos portugueses transportou para o Estado os seus pequenos hábitos de manobrismo, de expedientes, habilidades, truques, quando não de falcatrua, que retiraram à entidade a sua natureza de «pessoa de Bem». Ser «de bem» é uma noção que está fora do alcance de quem apenas acha meritórios o lucro e as negociatas. Coisa abstracta e «intelectual», própria de «otários» para utilizar a linguagem das cadeias que acaba por não ser muito diferente, numa perspectiva de extremos tangenciais

    É assim que vemos governantes a colocarem o Estado Português na situação de violar os compromissos tomados para com os seus trabalhadores e aposentados. A ignorar prazos contratuais. A incumprir as promessas juradas perante o seu eleitorado. A fazer negaças às própria constituição. De modo tão flagrante e provocatório que lhes fez perder a legitimidade formal que detinham à partida.

    Ora quem se coloca fora da lei está a pedir um tratamento fora da lei. Mas eles não estão apenas a pedir pedradas. Estão a pedir o confisco dos seus relvados, dos seus automóveis, das suas casas, das suas piscinas, dos seus valores mobiliários, dos seus quadros, dos seus cavalos, das suas jóias e luxos e a supressão de todas as mordomias. Não que isso seja economicamente relevante. Mas significa a reposição de um mínimo de decoro.

    Ser-lhes-á então tarde para perceber que numa situação de ruptura a própria polícia mudará de campo. Certos jornalistas descobrirão escrúpulos éticos insuspeitados. Economistas e contabilistas virão dizer que foram mal interpretados e nunca proferiram aquelas coisas. Irromperão múltiplos vira-casacas e desertores da tirania de mercado, dispostos a pisar a livralhada de Milton Friedman e a cuspir no retrato emoldurado da Senhora Thatcher.

    E lá terão as pessoas de bom senso de arriscar a reputação e a pele para evitar que se maltratem umas dúzias de plutocratas amedrontados e seus serviçais de fatinho, rojados pelo chão, de folha de cálculo à mostra.



    MdC

    20-12-2012

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