quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

VALE DO CÔA- VIDA SELVAGEM



«Faia Brava e o trabalho da ATN para a conservação» é uma curta metragem documental realizada por João Teles de Vasconcelos sobre a natureza e vida selvagem que habita a primeira reserva natural privada de Portugal e do trabalho que a ATN (Associação Transumância Natureza), com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, tem vindo a desenvolver neste vale do rio Côa.
  jcl

2 comentários:

  1. Dois trabalhos de enorme valia. O trabalho da ATN na preservação da fauna e flora do nosso Vale do Côa e a curta metragem que nos dá a conhecer de forma mais aprofundada outra das riquezas do vale. As imagens são fantásticas. O trabalho da ATN é, julgo eu, caso raro em Portugal. As gerações presentes mas, sobretudo as vindouras, agradecem este fantástico labor em defesa das espécies e de um ecossistema ameaçados. Pela minha parte um profundo agradecimento pelo trabalho que estão a realizar.

    ResponderEliminar
  2. A Associação Transumância e Natureza (ATN), é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2000, em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda.

    O nome desta associação deriva da fundação internacional que lhe deu origem (Transhumance and Nature Foundation), servindo para fazer menção à extinta actividade da transumância (prática ancestral de condução dos rebanhos ao longo percursos de grande distância, que permitia a diversificação do coberto vegetal e a manutenção do bom estado das pastagens). Pretende-se assim alertar para a necessidade de salvaguardar as práticas agro-pecuárias tradicionais ainda existentes na nossa região.




    Visão
    Criar espaços para a natureza.

    Missão


    Conservar, valorizar, conhecer e divulgar o património natural do Nordeste de Portugal, pela via da sustentabilidade e com a participação da comunidade, através da gestão e da protecção de áreas naturais.

    Objectivos
    Alcançar a conservação de espécies e habitats em áreas naturais;
    Garantir a sustentação económica/rentabilidade dos projectos de conservação da natureza;
    Contribuir para o dinamismo económico e social da região.


    As actividades principais da ATN são nas seguintes áreas:


    Estudo e conservação da fauna e flora da bacia dos vales do Côa, Águeda e Douro;
    Sensibilização e Educação ambiental;
    Elaboração e Implementação de projectos ambientais de desenvolvimento rural (agrícolas, pecuários, florestais e cinegéticos) compatíveis com a conservação da natureza;
    Apoio técnico nas áreas de produção e protecção florestal sustentável a prestar aos sócios produtores florestais;
    Valorização, recuperação e promoção de património cultural, arquitectónico e arqueológico da região;
    Estabelecimento de parcerias com organizações nacionais e internacionais;
    Divulgação ambiental e científica;
    Formação profissional.


    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.