segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

“Aqui d’El-Rei, que se acaba o mundo, vinde a nós”.

Na sequência da minha breve crónica de ontem, aqui vai mais um farrapito de memória. Depois do Pai-Nosso, lembrei-me das missas da minha infância e adolescência. Eram em Latim e vou contar-vos um episódio com certa graça.
Lar Francisco Meireles
A tia Maria de Freixo (ainda é viva uma filha que está no Lar Francisco Meireles ),  muito amiga da minha avó,  era minha madrinha . Uma madrinha já idosa, mas muito querida. Durante a missa, as duas velhotas sentavam-me entre elas .
Quando o padre preparava o cálix  e a hóstia, dizia em Latim,  claro :
“Agnus Dei qui tollis pecata mundi, miserere nobis” , que significava : ”Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós” 
Miserere nobis” era dito e repetido pela assistência.
Ao meu lado, a minha querida madrinha, murmurava de mãos postas e com a mais profunda reverência :
“Aqui d’El-Rei, que se acaba o mundo, vinde a nós”.
PS –Esta estorinha  vai direitinha para a filha da minha madrinha. Pode ser que alguém lha transmita.

Leiria, 03.02.2013
Júlia Ribeiro

9 comentários:

  1. Não sabia que a missa era em latm e quem não sabe fica assim... lol

    ResponderEliminar
  2. O mundo acaba ? ai acaba , acaba e aguenta, aguenta , que os sem-abrigo também aguentam .
    Atão como é? Se o mundo acabar , acaba pra todos, e acaba esta desgraceira toda de vez.

    ResponderEliminar
  3. A velhota chamava aqui d'el-rei , agora não a´ rei, atão chama-se aqui Cavaco ! aqui Coelho !
    e se esses gaijos aparecerem o qué que se lhes faz ? ou atão como é que se diz ? Quem é que se chama?

    ResponderEliminar
  4. Ò seus parolos, não se diz atão. Se não há rei para chamar por ele diz-se < ó da guarda> . Ou então chama-se o 112 . Diz aqui o Zé que se chama o INEM.

    ResponderEliminar
  5. A missa era em Latim ? Pouca gente devia entender, portanto a Tia Maria de Freixo dizia o que entendia.

    Uma Leitora

    ResponderEliminar
  6. Freixo,de Numão ou de Espada a Cinta?

    ResponderEliminar
  7. Alguns comentários têm mesmo muita piada. Agradeço aos comentadores os
    momentos de verdadeira hilariedade que nos proporcionam. Obrigada.

    Abraços
    Júlia

    PS - Amigas e Amigos; só tenho pena que permaneçam Anónimos.

    ResponderEliminar
  8. Esqueci-me de responder ao último "perguntador" : a minha madrinha era de Freixo-de-Espada-à-Cinta.

    ResponderEliminar
  9. Já que estamos numa de missa vou contar..( era um padre tão avarento, tão avarento que uma vez estava a rezar a missa e numa leitura começou a ler..dez mil monos; olhou melhor para o papel e disse: mil monos; voltou a olhar e disse: cem monos. A criada ao lado puxa lhe pela batina e diz lhe: pegue os óculos que se esqueceu senhor padre..então o padre leu: sentemo nos...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.